boa noite! sou novo no mundo Linux e não sei se aqui seria melhor local para tirar uma dúvida sobre o Ubuntu Mate! Assisti o vídeo do Diolinux sobre o Ubuntu Mate e fiquei com algumas dúvidas! sou usuário doméstico que usava Windows 7 Home Edition, meu notebook tem as seguintes características:
Semp Toshiba 14"
modelo: IS 1412
processador: Pentium (R) Dual Core CPU T4300 (2.10 GHZ - 2.10 GHz)
memória (RAM): 3 GB
HD: Samsung HM250 HI Ata Device (capacidade 250 GB)
arquitetura: 32 bits
ano: 2010
tendo em vista as características do meu notebook, existe alguma versão do Ubuntu Mate funcionaria bem e estável? haveria algum problema em utilizar alguma interface antiga (ex: Ubuntu Mate 16.04) sem ter atualizações disponíveis? desculpem as perguntas ridículas… sou usuário bem limitado sobre isso!
Dá pra usar o Mate 18.04, o Xubuntu 18.04 (essas são as últimas versões que a Canonical forneceu de distros 32 bits, o Zorin Lite 32 e o Mint 19.3 32 se baseiam nela), mas seu suporte vai até 2023 apenas
No mais, há distros baseadas em Debian rodando atuais para 32 bits. O Elive, para essa config, é uma excelente opção. Arch e OpenSUSE Tumbleweed também estão presentes em 32 bits, mas pedem usuários mais experientes na instalação e manejo dos sistemas
EDIT: Seu processador é de 64 bits. Roda qualquer distro atual, desde que com uma interface bem leve. Mint 20 XFCE, Lubuntu ou Manjaro XFCE são excelentes opções para ele
Olá, @Gedson! Sou também dono de um notebook Semp Toshiba, só que o meu é o IS 1422. Talvez você passe pelo seguinte problema com sistemas de base Linux: Notebook suspende sozinho com distros que usam SystemD
Mas a solução é bem simples, como você poderá ver.
No mais: vale verificar se seu hardware é 32 bits mesmo. Alguns computadores dessa época que vinham com Windows de 32 bits são capazes de trabalhar com 64 bits.