Desde o uubntu 15.04, eu descobri que meu notebook que não é um dos mais novos não funciona com distros que usam o systemD, o sistema da boot normal e depois ele suspende sozinho mesmo na instalação, ele suspende e volta como estava antes. Até é possível instalar o sistema ligando o computador toda hora, mas depois de instalado o sistema continua suspendendo sozinho. Além do ubuntu ele tem problemas com outras distros e também com o Chrome OS. sou obrigado a usar o ubuntu 14.04 desde então e ele vai acabar o suporte. já procurei tudo sobre na imensidão da web e nunca achei a solução.
Notebook : Semp Toshiba IS 1422. modelo de 2011 por aí.
Testou com distros que não sejam baseadas no Ubuntu?
A encrenca normalmente é o secure boot, mas pelo ano do seu notebook ele não deve ter UEFI.
Já tentei várias distros, no log do terminal ele indica que o systemD inicia a suspensão. achei um post meu de 2015 no forum do viva o linux sobre o problema. Eu uso pouco esse notebook hoje em dia, mas gostaria de saber se há uma solução ou coisa do tipo, já tive a ideia de criar uma iso personalizada com o upstart, será que resolveria?
Não sei a causa do problema, mas uma alternativa seria utilizar o CentOS 6, ele utiliza sysvinit e terá suporte até 30 de novembro de 2020. Devuan também é outra opção sem Systemd.
Vou testar amigo, vlw
Acabei de baixar o mint 19.1 aqui e por incrível que pareça este problema não está acontecendo, ele suspendeu apenas uma vez durante o boot, instalado ele está normal, engraçado que ele fica normal só depois da tela de login. O sistema está show de bola no notebook, quem tiver o mesmo problema que eu testem o mint 19!
A única diferença entre o Linux Mint, Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, etc, é a interface gráfica, o sistema base é idêntico.
Instalou a versão com Cinnamon? Ele não seria indicado para um notebook antigo, o Cinnamon consome muita RAM.
Sim, está com cinnamon, estranho que com ele depois de fazer login ele funciona normal, acabei de fazer a instalação e por enquanto está normal.
Seria mais interessante instalar a versão com Mate ou XFCE, o Cinnamon é um dos DEs que mais consomem RAM atualmente.
Venho testando distros no notebook STI IS 1422, e venho observando esse problema de a máquina entrar em modo de suspensão, em live CD ou USB. Ocorreu com o Slax, o Lubuntu 18.04 e o Tails.
NÃO ocorreu com o Mint 20 XFCE, nem com o Puppy 9.5.
Já tentou ir nas configurações e desativar a suspensão automática??
A questão é que isso ocorre em plena instalação do sistema. E mal tiro o IS 1422 da suspensão, esta é reativada. Não dá um minuto entre o cancelamento da suspensão e uma nova reativação. Mexi nas configurações da BIOS, mas não resolveu. Reitero que com o Mint e o Puppy não deu problema.
O que o Peterson, “fundador” do tópico, descreveu para o Mint 19 no notebook STI 1422 (Semp Toshiba) eu observei com o MX Linux 19.3 e o Ubuntu MATE 20.04.
Ou seja, na live por flash USB, a instalação do sistema pôs o computador em modo de suspensão uma única vez (ou seja, o problema não reincidiu — foi a reincidência constante que inviabilizou o uso do Lubuntu, do Tails e do Slax).
Tanto o MX Linux quanto o Ubuntu MATE funcionaram bem no STI 1422, que é uma modelo de uns dez anos atrás. Eu tinha quase certeza de que o MX rodaria sem problemas. Já o Ubuntu MATE me surpreendeu pela velocidade, “casou-se” bem com o hardware, pelo menos nesse teste bem preliminar.
Mageia 8 no STI 1422: na “live” pré-instalação tudo correu OK. Depois de instalado, não causava essa suspensão não solicitada, até que uma atualização recente “instalou” o problema. Mas só acontece antes de a área de trabalho entrar, ou quando o computador está sendo posto para desligamento ou reinicialização.
ATUALIZANDO
RebornOS no STI IS 1422: o sistema entra automaticamente em suspensão no meio dos processos de boot e preparação para o computador desligar ou reiniciar. Depois de feito o login na sessão, o problema não ocorre. Se o computador está ligado à TV pelo HDMI, o problema não ocorre.
MX Linux no STI IS 1422: mesma situação observada no RebornOS — mesmo o MX Linux não usando o systemd (e sim o SysV)…
Se a maioria das distros for usada em live USB, o problema não ocorre (exceções: Lubuntu 18.04 e Slax — e nesses casos, o acionamento da suspensão acontece direto, é impossível usar esses sistemas).
A única distro instalada no IS 1422 que não apresentou esses acionamentos de suspensão no meu de boot ou desligamento é a Puppy Linux, que havia sido instalada no frugal mode.
@Sergio_H
Tente ignorar estas duas configurações no systemd
No arquivo /etc/systemd/logind.conf
Procure pelas configurações e ignore
HandleSuspendKey=ignore
HandleLidSwitch=ignore
Salve e reinicie
E veja se funciona
Não funcionou. Ainda assim, muito grato!
@Sergio_H
só uma pergunta, como não falei…
vc descomentou a configuração?
#HandleSuspendKey=suspend
#HandleLidSwitch=suspend
para
HandleSuspendKey=ignore
HandleLidSwitch=ignore
Perdoe-me a ignorância, ainda não domino essa parte. Sou de Humanas. .
Depois que descomentei funcionou.
Acabei de fazer um teste comparativo do RebornOS, que usa systemd e no qual fiz a modificação proposta, com o MX Linux. No MX ficou dando o problema, no Reborn cessou. MUITO OBRIGADO!
Tenho um notebook igual ao seu, e com o mesmo problema. Antes do sistemd funcionava normal. Se você não utiliza a suspensão ou hibernação desabilite-as como comando:
sudo systemctl mask suspend.target
O problema está no systemd-logind, em sistemas com o systemd. Uso o void linux nesse notebook que usa o runit e também apareceu esse problema depois de ativar o elogind, uso ele sem esse serviço e funciona legal.