Notebook suspende sozinho com distros que usam SystemD

linux

Desde o uubntu 15.04, eu descobri que meu notebook que não é um dos mais novos não funciona com distros que usam o systemD, o sistema da boot normal e depois ele suspende sozinho mesmo na instalação, ele suspende e volta como estava antes. Até é possível instalar o sistema ligando o computador toda hora, mas depois de instalado o sistema continua suspendendo sozinho. Além do ubuntu ele tem problemas com outras distros e também com o Chrome OS. sou obrigado a usar o ubuntu 14.04 desde então e ele vai acabar o suporte. já procurei tudo sobre na imensidão da web e nunca achei a solução.
Notebook : Semp Toshiba IS 1422. modelo de 2011 por aí.

Testou com distros que não sejam baseadas no Ubuntu?

A encrenca normalmente é o secure boot, mas pelo ano do seu notebook ele não deve ter UEFI.

Já tentei várias distros, no log do terminal ele indica que o systemD inicia a suspensão. achei um post meu de 2015 no forum do viva o linux sobre o problema. Eu uso pouco esse notebook hoje em dia, mas gostaria de saber se há uma solução ou coisa do tipo, já tive a ideia de criar uma iso personalizada com o upstart, será que resolveria?

Não sei a causa do problema, mas uma alternativa seria utilizar o CentOS 6, ele utiliza sysvinit e terá suporte até 30 de novembro de 2020. Devuan também é outra opção sem Systemd.

Vou testar amigo, vlw

Acabei de baixar o mint 19.1 aqui e por incrível que pareça este problema não está acontecendo, ele suspendeu apenas uma vez durante o boot, instalado ele está normal, engraçado que ele fica normal só depois da tela de login. O sistema está show de bola no notebook, quem tiver o mesmo problema que eu testem o mint 19!

A única diferença entre o Linux Mint, Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, etc, é a interface gráfica, o sistema base é idêntico.

Instalou a versão com Cinnamon? Ele não seria indicado para um notebook antigo, o Cinnamon consome muita RAM.

Sim, está com cinnamon, estranho que com ele depois de fazer login ele funciona normal, acabei de fazer a instalação e por enquanto está normal.

Seria mais interessante instalar a versão com Mate ou XFCE, o Cinnamon é um dos DEs que mais consomem RAM atualmente.