Ubuntu 22.04 não reconhece mic do headset

Pessoal beleza?
Possuo um ACER Nitro 5 com AMD Ryzen 7.
Estou com o Ubuntu 22.04 porém estou com um problema: quando conecto um headset com microfone, ele não reconhece o mic do headset e continua utilizando o mic interno do note.
A placa de áudio que o sistema detecta é Realtek ALC295.
Já tentei usar pipewire e nao funcionou tb. Já tentei de tudo na verdade…

Alguem pra dar uma luz?

Valeu!

2 curtidas

Talvez resolva-se definindo o modelo da sua placa de áudio para alc295 com:

echo "options snd-hda-intel model=alc295,dell-headset-multi" | sudo tee /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Depois reinicie…

1 curtida

Opa, agora que vi sua resposta. Vou fazer isso e se conseguir eu volto com o feedback.
Obrigado desde já.

Sem sucesso ;/

1 curtida

Tentou configurar no Pulseaudio ?

Não tentei. Sou novo no linux, ainda to aprendendo. Pode me dizer como fazer?

1 curtida

Claro, mas antes de passar pra algo um pouco mais complexo, o que aparece quando você mexe nas configurações de áudio nas configurações do microfone ? eu tenho um headset e as vezes ele para de reconhecer a entrada do microfone automaticamente e eu tenho que ir lá e colocar manualmente.

Seu headset é P3 ou o Nitro 5 tem entradas pra fone e microfone separadamente ?

Ele não aparece pra selecionar o mic do headset. O som sai no headset normal, mas o mic não funciona, ele continua usando o interno.

Meu nitro 5 tem entrada combo fone + mic (p3). Meu headset tb é p3.

Screenshot from 2022-06-09 19-28-08

1 curtida

Entendi.
Instale o controlador do Pulseaudio no Ubuntu, usando sudo apt install pavucontrol depois de instalado, procure nos seus aplicativos algo como “Controle de volume do PulseAudio” você vai ver a seguinte tela.

Vá para dispositivos de entrada, e veja se seu microfone aparece lá.

Se não aparecer, na ultima aba tem uma parte específica para controlar perfis de áudio, e veja se alguns deles faz o microfone aparecer, no meu caso eu deixo em “Built-in Audio” e aparece.

1 curtida

Sem sucesso. Em todos os perfis só aparece uma opção de microfone ou nenhuma.

1 curtida

Eu pesquisei aqui, e achei esse mesmo problema do Nitro 5 aparecendo no Mint e no Manjaro com uma possível solução. https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=352073

Vê se funciona para você.

1 curtida

Exatamente, o que recomendei, esse problema acontece por que o kernel não reconhece o modelo correto para usar com o modulo, inclusive segue uma lista para testar, com outros modelos → link.

1 curtida

É normal o arquivo alsa-base ter só uma linha? Achei que tivesse mais coisas nele.

Esse arquivo pode ter qualquer nome, o que ele faz é definir determinadas opções à um determinado modulo do kernel, saber mais

Entendi, obrigado pela explicação. Infelizmente ainda não consegui a solução. Vou testando as outras opções que vc passou…

Infelizmente nada funcionou pra mim. Será que pode ter a ver com a instalação do pipewire que eu fiz e depois voltei pro pulseaudio? Pode ter “bugado” alguma coisa…

1 curtida

Já chegou a ver estas lista de erros e soluçoes do arch?

https://wiki.archlinux.org/title/PulseAudio/Troubleshooting#Microphone

2 curtidas

Fiz aqui o processo. O negócio é que ele reconhece um microfone que é o interno do note. Ele deveria aparecer o do headset assim que eu conectasse. Não sei se quando fui mudar pro pipewire eu fiz m… com meu pulseaudio. Tem uma maneira de saber se ele tá funcionando corretamente? Ele dá um erro quando vou reiniciar o pulseaudio.

Quando eu conecto o headset, o auto-falante muda pra ele, reconhece certinho… o que ele não faz é alterar o microfone tb… Tirei duas SS, a primeira com o headset desconectado e a segunda conectado.

Screenshot from 2022-06-10 12-10-07

Screenshot from 2022-06-10 12-09-58

1 curtida

Com o headset plugado qual à saída, deste comando:

arecord -l
1 curtida

Qual a saida do comando?

pulseaudio -v
1 curtida

Veja a solução para este erro no link