Ubuntu 22.04 não reconhece mic do headset

Aparentemente o kernel, reconhece somente uma entrada, provavelmente o microfone interno. Tente passar como parâmetro de inicialização do kernel, para ser mais rápido testar, a seguinte linha.

snd_sof_intel_hda_common.hda_model=alc255-acer

Caso este error persista verifique os codecs com

grep Codec /proc/asound/card*/codec*

E confira esta lista com os modelos, para quais encontrou.

1 curtida

Como faço para passar o parametro pro kernell?

Os codecs apresentaram o seguinte:

ainda não consegui resolver esse, continua com o mesmo erro…

Kernel Boot Parameters - Ubuntu Wiki

consegui inserir no kernell, mas nada feito, continuo sem acesso ao mic do headset. O que vou fazer é tentar reinstalar o Ubuntu… Tem alguma maneira de voltar do zero sem perder o dual boot com o windows?

1 curtida

Esse problema acontece com outras distros ? talvez uma distro com outra versão do Kernel resolva o problema. Pra reinstalar o Ubuntu sem perder o dualboot, é só reinstalar o Ubuntu na mesma partição que ele estava instalado, mas acredito que por ser um problema do Kernel, não vá resolver.

Dá uma olhada aqui, talvez possa funcionar essa solução.

Ainda não tive tempo pra instalar outras distros. Mas assim que tiver, vou testar.
Vou dar uma lida nesse tópico que vc me mandou, apesar de ser pro Aspire, pode me ajudar.
Não funcionou nao. Eu perguntei sobre reinstalar o Ubuntu pq eu mexi em algumas coisas, desativei o pulseaudio e ativei o pipewire e isso pode ter gerado algum problema. Como ainda sou leigo, fui seguindo os passos do site que encontrei.

Você não adicionou a saida do comando

arecord -l

adicionei sim, meu amigo. Está na screenshot um pouco acima

load-module module-alsa-source device=hw:1,0
# the line above should be somewhere before the line below
.ifexists module-udev-detect.so

Você adicionou assim?

hw:1,0

Card 1 device 0

No arquivo /etc/pulse/default.pa

Adicionei
load-module module-alsa-source device=hw:1,0

Tem que ser antes da linha

.ifexists module-udev-detect.so

verdade, rsrs, confundi before e after. Coloquei antes e mesmo assim nada de reconhecer o mic.

Você executou

:

$ pulseaudio -k ; pulseaudio -D

sim, mas não resultou em nada. Acho que o problema pode ter a ver com eu ter ativado o pipewire e depois desativado e reativado o pulseaudio. Mas nem sei mais o que fiz…

pulseaudio -v

Ainda aparece erro?

Já tentou remover as pastas de pulseaudio , pipewire e pulse na home e reiniciar sessão?

Antes de você realizar estas alterações, estava funcionando ou foi na tentativa de fazer funcionar, que você alterou. Caso estivesse funcionando, tente remover qualquer alteração, ou configurações definidas até aqui, e tente restaurar o pulseaudio com

  1. Remova qualquer possível configuração.
rm -rf ~/.config/pulse
  1. Reinicie o serviço.
systemctl --user restart pulseaudio.service

Agora supondo que já não estava funcionando e estas abordagens não corrijam, ai à hipótese, foi como já descrevi o kernel não reconhece este modelo. Portanto mesmo você reinstalando o Ubuntu talvez não resolvam, uma forma seria testar algumas distros em modo live, umas com versões do kernel mais novas, e outras com versões mais antigas, outra hipótese seria literalmente se o “mic” presente neste “headset” está funcionando, como já mencionado neste tópico…

ainda não tentei. Procurei aqui tem algumas pastas como estas que vc me disse. To com receio de remover e dar problema.
quando executo pulseaudio -v ele dá o mesmo erro,

E: [pulseaudio] pid.c: Daemon already running.
E: [pulseaudio] main.c: pa_pid_file_create() failed.

Reiniciando o serviço faz o mic aparecer agora para selecionar, porém ele fica do jeito que tá na SS abaixo.

acho que pode ter a ver com as inumeras tentativas que ja fiz de resolver o problema e que ja nem me lembro mais o que foram e o que modifiquei, rsrs

Screenshot from 2022-06-11 17-00-50

O interessante é que só aparecem os dois modelos para eu selecionar quando eu reinicio o serviço.
Quando eu reinicio o sistema, a outra opção some.

O mic nunca funcionou, até msm por isso eu fucei tanto. O headser funciona normal no windows. Eu tenho uma live do Mint. Vou testar aqui nela pra ver se funciona.

O mint tb nao reconhece o mic

1 curtida

Você fez este procedimento?

To stop pulseaudio, you need to stop the user pulseaudio.service and pulseaudio.socket:

pulseaudio -k
systemctl --user stop pulseaudio.{socket,service} 

Check it:

ps -e | grep pulse

To start it again:

systemctl --user start pulseaudio.{socket,service}

Check the status of the running services:

systemctl --user status pulseaudio.{socket,service}