Ubuntu 22.04 não reconhece Mic externo

olá pessoal, tudo bem?
eu estou testando o linux (pela 4x) e um problema persiste no meu mic desde então. Em resumo meu notebook Acer aspire Es15 com uma p2 combo(p3) e eu não consigo fazer o sistema reconhecer meu microfone, ele nem se quer é listado no dispositivo de audio. Não consigo falar no discord a não ser pelo mic do próprio notebook que não é nada viável. Também não consigo transmitir a tela, fica tudo preto.
gostaria de saber se alguém aqui passou por isso e saiba como resolver.

Confere as dicas contidas neste tópico.

1 curtida

Ola Diego_Santos
Conforme tua postagem, diz que esta testando linux, mas estaria instalado na maquina ou não?
Se for rodar o linux via drive de CD, pode dar problemas em alguns drives e programas, mas isso nem sempre, dificultando muito as coisas para poder rodar.
O Discord para rodar bem, se faz necessário usar em algum sistema operacional instalado e ou rodando na maquina (notebook ou desktop) e ou (linux ou windows).
Depois que instalou o sistema na maquina, fazer atualização do drives, programas e periféricos do computador em uso.
Mas caso algum drive não funcione, recomendo ler e ver no guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 (Diolinux), olhar também o Help da documentação da versão do Ubuntu no site do mesmo, ver também sobre o tu sistema em uso, estudar também quais programas poderiam ajudar a esclarecer sobre o áudio atual. Exemplo: Controle de volume - PulseAudio, na biblioteca de instalação de programas no próprio sistema em uso.
Além de ver os dados e informações sobre as configurações do Discord (instalado na maquina e ou sendo usando via web), para então ajustar tudo o que for necessário na tua maquina.
E também ver sobre os periféricos físicos que vai usar junto de seu computador, para tua comunicação se precisa ou não instalar mais alguma coisa sobre os mesmos.
Espero poder telo ajudado com alguma coisa sobre as tuas questões.

sim, eu instalei inicialmente o zorin os em 2021. Desde mês passado tenho tentado usar o ubuntu 22.04, ele tava instalado na máquina mas agora tô com win. Quero instalar de novo e resolver isso.
sobre o discord, ele também tava instalado no computador, mas usei apenas como exemplo. O microfone realmente não funciona em qualquer lugar que eu tente usar.

Ola Diego_Santos
Que bom que olhou outros sistemas operacionais, assim fica mais fácil de entender e migrar. Quando for novamente instalar o Ubuntu 22.04 ou outra versão, será recomendado ver quais versões mais recentes e programas que tu vai precisar instalar. Sobre o Discord ainda recomendo olhar no site da instalação do mesmo, tanto para windows/Linux, além ver outros programas para instalar na maquina. Sobre o microfone, como disse antes, deverás verificar o tipo que vai usar e ajustar o programa, que mais se adapta a tua necessidade de hardware (descrição do microfone). Mas alguns dos microfones as vezes pega por plug&play para alguns modelos, mas as vezes deverás olhar pacotes de dados, drives e ou programas para ativar as funções deles. (windows/Linux).
Sei como é essas dúvidas e dificuldades de pacotes, programas e sistema para usar no computador, aos poucos vai entendendo o que precisa e ai saberá qual vai usar.
Espero poder ter ajudado de alguma forma as tuas duvidas.

1 curtida

Ola Null
Caso tu esteja precisando de alguma ajuda, com áudio do linux Ubuntu 22.04. Tenta instalar este (Controle de volume - PulseAudio) que está na biblioteca de instalação, do próprio sistema. Além disso recomendo testar o hardware, para ver qual parte faltante dos pacotes de dados e ou drives. Caso necessário, recomendo instalar pacotes e ou drives adicionais do sistema, para corrigir algum erro restante.

1 curtida

Não entendi, o que eu tenha a ver, mas tudo bem obrigado.

1 curtida

gostaria de saber se alguém passou pelo mesmo problema e o que foi feito pra resolver. O problema não tá no discord. O problema é no sistema que não reconhece meu mic

Você conferiu, as soluções no tópico à qual te informei? O problema apresentado é muito semelhante ao teu, inclusive o laptop também é um Acer.

1 curtida

sim, vou tentar fazer o procedimento. Volto logo e espero que com o problema resolvido kkkkk

fiz todos os procedimentos do vídeo, testei modelos de audio diferente, fiz a configuração no hdaJackretask e nada. Até reconheceu mas não sai audio.
como devo prosseguir?

Tente reiniciar o PulseÁudio

systemctl --user restart pulseaudio.service

olá, fiz mais alguma alterações aqui e ele reconheceu meu microfone, porém continua sem o áudio

pessoal, funcionaria se eu trocasse de distro? pois o ubuntu usa o pulseaudio, no caso do fedora temos pipewire. vale a pena tentar ou não faz sentido?

1 curtida

olá, voce acha que usando a saída usb com uma placa de audio ao invés de usar a saida p2 poderia resolver o problema?

1 curtida

Acredito que sim, mas teria que ver se a placa à qual quer usar, é reconhecida no linux.

Você testou as soluções apresentadas no tópico que lhe informei? Onde utilizando o utilitário hdajackretask permite habilitar os pinos, para que o linux possa reconhecer a saída p3.

Segue este vídeo Headset não funciona no Linux

2 curtidas

meu amigo, eu tentei de tudo que voce possa imaginar, até troquei o pulseaudio pelo pipewere e nada. Hoje vai chegar um adaptador pra mim e volto aqui com uma resposta. A ideia surgiu quando achei um cara na internet com um notebook acer, com o mesmo headset que o meu, acredito que também possa me ajudar.

Após instalar o pulseaudio, e colocar o link do programa visível no desktop para quando for usar o fone ou não.
Conectar o plugue do áudio externo e ligar no pc, e deve abrir o pulseaudio vai verificar as configurações do mesmo. Achando as funções de drives e volume do mesmo, para depois de configurado, salva-lo no mesmo vai reconhecer só de abrir o programa.
E caso tenha que tirar o plugue ele vai para função de áudio do pc sozinho.
Foi assim que tive o melhor retorno das funções, para resolver o reconhecimento do fone externo via Ubuntu, até agora. Mas caso tenha algo mais prático e fácil, favor dar retorno. Obrigado.

com o adaptador resolveu?

1 curtida