Problema Headset no Ubuntu 22.04

Salve, guys.
Então, estou com um problema de áudio no Ubuntu, problema idêntico à este: Ubuntu 22.04 não reconhece mic do headset
mas tentei de tudo até todo o procedimento deste e nada…
Estou estágiando numa empresa de desenvolvimento de software e eles usam o Ubuntou como padrão, não posso troca-lo e tenho calls e chamadas todos os dias.
Quem puder dar um help, ficarei agradecido!

Olá!

Quais as especificações completas de seus hardwares?
Computador e headset.

Aqui tem tópico exclusivo sobre como fornecer informações completas de seus equipamentos.

Sobre sua mensagem, ao verificar acerca do problema com a equipe de suporte e manutenção na empresa a qual o padrão é utilizar nos computadores o sistema linux que relatou, qual foi o retorno?

Com mais detalhes poderemos rastrear melhor.

O retorno da empresa foi procurar resolver o problema do áudio o mais rápido possivel, em caso de não sucesso serei dispensado.
Meu headset é um blackshark v2 da razer e meu computador um nitro 5 da acer intel i5 de 11° e uma gtx 1650.

Opa!

Que doidera…
Mas o equipamento é da empresa ou seu?
Bom, vale a pena verificar sua relação de contrato com e empresa…

Você usa ele com a placa de som USB que vem nele?

Quando você plugar ele na usb abra o terminal e digita:

lsusb

Copia a saída do terminal e coloca aqui para nós.
Você tem o PulseAudio Volume Control instalado?
Se não, instale:
abre terminal ai e manda

sudo apt install pavucontrol

Abre o PulseAudio Volume Control e dê print em todas as telas e envia aqui para nós.

Antecipando, certifique que em output/saída esteja marcado e habilitado o headphone como principal/padrão.

Em input/entrada marque o mic headphone ou usb como principal.

Abra os apps e controle o volume pelo pulsevolume control e veja se os níveis de entrada e saída então respondendo adequadamente confome você desliza lá.

O notebook é meu, não sou estágiario pela empresa e sim pela universidade mas prestando serviço para a empresa, famoso ‘estagiário externo’.
Meu headset é p3 ele usa o combo jack do notebook.
Depois de muita pesquisa, percebi que ao plugar o headset no p3 ele não abre aquele pop-up para selecionar se é um headphone, headset ou mic.
No pulseaudio, e em todos os outros softwares ele reconhece apenas o mic interno do notebook.

1 curtida

Tem como mandar a foto do plug que você usa para conectar no combo jack do notebook?

p3 comum.

será que se eu usar um hub usb para conectar resolva?

Faz assim, tenta colocar o plug deixando um pino para fora, eu tinha um notebook e em alguns headsets ele funcionava som assim em outros ele deixava de funcionar, mesmo ambos sendo iguais a esse seu, sabe Deus o porque. Mas faz o teste assim mano, caso nao funcione o problema deve ser software mesmo, nesse caso tem que estudar melhor.

Muito provavelmente sim, eu tenho um placa de áudio USB simples aqui (aquelas de 15 conto na Amazon) na época resolvia todos esses problemas. Agora que tenho o Chromebook e um fone sem fio nunca mais tive qualquer problema com isso.

Já tive este problema com meu Nitro 5. Demorei a chegar à solução, mas ela é bem simples.

Edite o arquivo deste caminho:
/etc/modprobe.d/alsa-base.conf
Edite com o nano ou vi e adicione depois do fim a linha:
options snd-hda-intel model=alc295-acer,dell-headset-multi

Depois salve, reinicie a sessão ou o notebook. Ao inserir o headset o sistema vai lhe dar a opção de escolher.

1 curtida