Solus 4.3 lançado, confira as novidades

Após 5 meses desde seu último lançamento a versão 4.3 do Solus OS está disponível, dando continuidade a série “Fortitude”. Esta atualização traz várias melhorias, tanto internas quanto externas para garantir aos usuários uma experiência aprimorada.

Dentre os destaques desta versão, temos:

Além de alguns aplicativos atualizados, também temos a versão 10.5.3 da interface Budgie (a versão mais recente até o momento deste artigo), além de trazer outras interfaces gráficas em suas versões mais recentes, como:

Caso você queira utilizar o Solus OS ou quem sabe fazer um teste, basta baixá-lo através de seu site oficial. Se você já utiliza a distribuição, basta atualizá-la.

Confira todas as mudanças através do anúncio oficial:

10 curtidas
4 curtidas

Testando o Solus 4.3 em modo live.
Está bem rápido em meu notebook Samsung com Celeron, impressionante!
Mas está com problema: de tempos em tempos, a tela fica piscando.

2 curtidas

pena q n instala no UEFI habilitado.

1 curtida

Instala sim. Minha máquina de produção usa Solus (Plasma) no modo UEFI.

4 curtidas

Aqui também em UEFI, um dos plasmas mais bem otimizados que já usei, fantástico!

6 curtidas

UEFI habilitado? peocurei no forum do solusOS e disseram para dsabilitar o UEFI. o q vc fez?

Nada. Simplesmente instalei

1 curtida

ok. verei aqui. obgdo.

Unica coisa que precisa ser feita, mas isso também ocorre para Legacy, é que quando terminar de instalar, você tem que mudar a ordem de boot na Bios, o Solus não faz isso de forma automática ao final da instalação.

1 curtida

Quem usa boot manager da mobo para escolher o boot nem precisa, ele auto inicia pelo SATA/PCI. Caso contrário, só remover o pendrive :wink:

Bom… Somente o Solus que foi assim para mim e uma galera do r/Solus, sendo que instalei Arch Based, Ubuntu e seus derivados e openSUSE nas duas máquinas que tenho aqui e somente o Solus acontece esse detalhe. Em fim, melhor prevenir a remediar :slight_smile:

2 curtidas

bem, realmente não é possível instalar com o uefi habilitado. aparece a famigerada tela vermelha alertando pro problema. fui na bios e tentei importar a chave, pois o Solus OS tem o arquivo /sys/firmware/efi. sem sucesso. então daria boot no uefi. e no chat do projeto falam claramente para desabilitá-lo.

Não deve ser possível instalar com o secure boot ativo. UEFI sim! Meu desktop e o notebook do meu pai (r5 3500u) instalaram sem problemas. Talvez seja alguma complicação com o seu hardware em questão.

1 curtida

sim, nada demais, desabilitei o secure boot e foi normal, como sempre, achei q teriam adicionado suporte a este.

Qual tema do plasma vc está usando? Achei ele bacana.

Creio que é o Win10Sur-dark com o tema de ícones Papirus.

1 curtida

É o padrão que vem no sistema, Solus Dark.

1 curtida