Que distros vocês estão usando recentemente?

Tenho usado LMDE, bem satisfeito

1 curtida

Elementary OS

3 curtidas

Eu realmente não tenho motivos para deixar o openSUSE. Me atende extremamente bem, eu gosto do KDE Plasma e tenho 4 segundos de boot depois de selecionar no GRUB. Não só isso mas o YaST serve de dashboard para o docker de certa forma.

3 curtidas

Fedora silverblue
Estava com o rebase da dde 15 más vou trocar o xorg para o wayland indo dnv para o gnome

Silverblue não é rpm
Exceto se tu quiser instalar layered packages
É melhor ficar com flatpaks

Se fosse eu fugiria do Solís
Até o Ubuntu está melhor que isso

Qual suite office é esta, meu bom? :sweat_smile:

Softmaker Office NX. É a mesma que o FreeOffice, só que paga. Eu tenho assinatura com eles.

1 curtida

YaST é vida. Muito modular e completo. É difícil rivalizar com ele. Quem costumava tentar era a Mandrake (que depois passou a se chamar Mandriva).

Eu testei recentemente o Mageia e consegui configurar dois compartilhamentos NFS pelo MCC sem dificuldades, mas dá para sentir um certo abandono após a falência da Mandriva. A comunidade não tem a força necessária para manter o MCC.

No ROSA Linux, boa parte dos módulos do MCC parecem ter sido descontinuados. Eu não localizei nenhum frontend voltado para NFS, por exemplo, nem mesmo procurando no rpmdrake.

Não tenho motivos para deixar o openSUSE também. Ter a SUSE nos bastidores proporciona uma segurança muito grande.

7 curtidas

Depois que sai das distros Ubuntu based (depois de 6 anos hshshshs), fui direto para o openSUSE. YaST me fez amar a primeira vista esse gecko

3 curtidas

Eu estou em um “Loop” entre arch e slack, mas estou voltando a me acostumar com o arch.

1 curtida

Fedora Silverblue 33. Gostando bastante!

2 curtidas

Estou Usando O Ubuntu 20,04 Lts
Mas Estou pensando em migra ou pro pop os da system76
ou pro solus mas estou feliz com o resultado que estou tendo
eu queria saber se tem uma outra distro que vc me indicariam para ou meus usos que são:
Desenha,Programa e Jogar e Edição

2 curtidas

Velho, eu devo dizer, sou seu fã e fã da sua paciência pra customizar porque você me faz toda vez querer tentar de novo uma aventura no KDE kkkkkkkk Como tá lindo esse sistema!

Três perguntas, se não se importa: 1) Como você deixou o overview assim (imagem 3)? Com os desktops em cima, a barra de pesquisa e a dock? 2) sabe se é possível ocultar a dock quando o sistema não está em overview? 3) Amo o painel transparente, mas como fica quando você tem uma aplicação em tela cheia? ela permanece transparente?

1 curtida

Cara, é muita vontade de futucar no sistema. Foi como eu aprendi boa parte de como usar um computador. A outra parte foi vindo de jogos. Eu gosto de ter domínio sobre o meu sistema operacional a um certo nível.

Esse é um script para o KWin chamado Parachute. É desenvolvido por brasileiros (se não me engano) e faz tudo isso que está na imagem.

Fala como no GNOME? Eu creio que sim mas não passaria de uma gambiarra muito bem feita. Creio que se colocar algo na tela que ative o comportamento da dock de se ocultar quando uma janela passa por cima mas que ainda se comporte como janela para sair do lugar quando o Parachute é ativado, deve produzir esse efeito mas isso é apenas uma hipótese minha. Fique a vontade de experimentar essa hipótese e depois me diz aí o resultado porque agora fiquei curioso xD

Eu fiz com que o painel superior fique transparente apenas se o papel de parede for escuro o suficiente para ficar legível. É uma função do Latte chamada “Hide background when not needed”. Se uma janela encosta no painel, está maximizada ou em tela cheia, o painel toma a transparência definida nas configurações. Fica difícil de demonstrar isso em capturas de tela. E também existe a opção chamada “Prefer opaque background when touching any window”, que faz com que o painel fique 100% opaco se alguma janela encostar no painel. Se o tema do Plasma for com painéis pretos, lembraria o GNOME ou o Android em versões antigas.

Mas é só isso mesmo. Futucando muito para conhecer as ferramentas. Pode acontecer de quebrar alguma coisa ou tornar instável mas depois é só manter um registro do que foi alterado e seguir os passos na ordem oposta para voltar o normal. Só que ultimamente a minha customização ficou praticamente estagnada em novidades. O plasma sozinho já é muito bom. Eu só uso com Latte dock e painel superior porque eu gosto do menu global no topo. Se não fosse por isso, eu provavelmente usaria com painel inferior mesmo, que nem Windows ou Chrome OS.

3 curtidas

Linux Mint Xfce 20.1

1 curtida

Qualquer dia desses eu testo o openSUSE KDE, mas a versão Leap. A última vez que testei, deu um bug no wi-fi, que o deixou extremamente lento para acessar a rede. Fora isso, ele me pareceu mais leve que o Kubuntu.

2 curtidas

Estou no Ubuntu 20.10 a um bom tempo, estava com Debian testing para aproveitar os driver mais recentes para AMD, não ando jogando muito então voltei para Ubuntu, não fiz nenhuma modificação no sistema a não ser adicionar suporte a flatpak e e remover aplicativos snaps.

Acho que ou voltar a velha rotina de atualizar a cada 9 meses.

1 curtida

Pop Os! Graças ao Dio, de tanto ver ela nos vídeos do canal. :grin::grin:

2 curtidas

Kubuntu 20.04, mas ando com vontade de testar o KDE Neon, ainda mais agora com o Plasma 5.21.

2 curtidas