Quando o kernel é atualizado o ubuntu para de iniciar

Eu utilizo o ubuntu versão 18.04.4, GNOME Shell 3.28.4, kernel 5.3.

Estou tendo um problema quando atualizo o kernel para uma nova versão, o Gnome não inicia, então tive que voltar para versão antiga do kernel . Algum de vcs sabe como resolver esse problema??? Além disso aparece isso na tela:

E fica piscando infinitamente, tem como resolver??
*Detalhe eu usei o UKUU para fazer essa atualização.

1 curtida

Qual a GPU e processador?
Já testo outro kernel instalado pelo Ukuu para ver se é bug do Ukuu?
Talvez o 4.4 ou o mesmo que esta rodando o gnome só que instalado pelo Ukuu.
Qual a versão do kernel instalado sem o Ukku e que roda o gnome?
Esse tópico pode ser o mesmo problema já que os 2 usa a versão 5.3:

No meu caso a GPU é NVIDIA GeForce 820m, processador Intel i5-4210U (4) @ 2.700GHz. Testei o kernel 5.4, 5.5 e 5.6. Essa opção do 4.4 eu não testei. A versão do kernel instalado sem o ukuu é a 5.3.0.-45-generic.

Se o outro usuário instalo usando o Ukuu pode ser bug do Ukuu.
Eu ate agora não sei porque você quer atualizar o kernel sendo que o seu sistema foi projetado para rodar uma versão especifica do kernel.

Vocẽ pode obter o kernel Ubuntu deste site:
https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
E escolher qual instalar.
Para instalar pode usar o “gdebi” ou o “dpkg”.

Outra forma é compilar o kernel.
kernel.org

Um usuário respondeu ao outro tópico dizendo que tem ainda mais usuário com problema com o kernel versão 5.3 logo deve ser bug mesmo.
A única opção que resta com isso é compilar o kernel do site:
kernel.org
Já que cada distribuição tem o seu próprio kernel pode ser que o problema seja nas versões do Ubuntu.
Utilizar a versão do kernel.org pode ser a solução compilar não é difícil só é trabalhoso.

Baixe o código fonte do site kernel.org e descompacte em alguma pasta e abra o terminal na pasta do código fonte usando o “cd PASTA”.
Utilize a ultima versão estável.

apt-get install build-essential autoconf libncurses5 libncurses5-dev ncurses-base ncurses-bin ncurses-term

Para instalar algumas dependências de compilação.

# make mrproper && make clean
# make menuconfig

Pode deixar do geito que tiver mesmo so que tem que clicar em salvar e salvar como “.config” e marque “64bits kernel” caso a sua arquitetura seja “64bits”.

# make -jn bindeb-pkg

A opção “-jn” é para dizer o numero de core do seu processador exemplo se for dual core faça “-j2” substitua de acordo.

Com esses paços sera criado um 4 arquivos DEBIAN do kernel no diretório acima só instale 2 pois um é “lib” e o outro é “dbg” só instale o “headers” e o “image”.
E reinicie o sistema.

Bem que eu te disse para testar uma versão antiga 4.4 mais você não testo se não fosse o outro tópico você teria que esperar eles responder a que.

Algum motivo pra mudar de kernel? Notei que você postou na categoria “Iniciante” e esse tipo de modificação já é algo avançado e tem poucos motivos que justificam

Não recomendo que você utilize o UKUU para atualizar o Kernel, pois o mesmo só recebe suporte na versão paga.

Você pode voltar a versão antiga pelo menu de recuperação do GRUB

Quando o fizer Instale o LigthDM e veja se o problema persiste

Se persistir, provavelmente é o driver de vídeo

Realmente, mas imagino que ele tenha publicado nessa categoria por ele ser um usuário iniciante. Nesse caso até não vejo problema, uma vez que as respostas aqui dadas podem ajudar a outros usuáros iniciantes com problemas similares.

Concordo 100%! Não recomendo atualizar o Kernel manualmente, a não ser que seja algo extremamente necessário para o bom funcionamento da sua máquina/sistema. O que é uma situação um tanto rara.

@Mauriciojr27 Ao alterar o Kernel vocês está alterando uma das partes mais críticas de um sistema operacional. O seu Ubuntu foi desenvolvido para funcionar com o Kernel que ele traz por padrão, alterar isso seria como por um motor mais potente em um carro para ele correr mais rápido, fazendo com que o mesmo funcione com componentes para os quais não foi projetado. Ou seja: Uma gambiarra. hahahaa

Resumindo, se não está quebrado, não conserte.

Mas é claro, cada usuário tem a liberdade para fazer o que quiser com o seu sistema. De qualquer forma, deixo aqui a minha opinião sobre o assunto. :smiley:

1 curtida

Então eu realmente coloquei iniciante pelo fato, que eu sou iniciante. E eu quero mudar o kernel pois o piper só reconhece o mouse Logitech G305, a partir do kernel 5.4.

Considerando que a tua atualização de Kernel resultou em algum bug, a solução mais correta seria instalar uma distro com um kernel mais atualizado. Pode ser até o Ubuntu mesmo, na versão 19.10. Ou então Fedora, OpenSUSE Tumbleweed, Manjaro…

Emfim, eu sei que dá trabalho, mas seria o caminho mais seguro a se tomar também.

A nova LTS do Ubuntu já está para ser lançada, e por mais que ainda tenha suporte o 18.04 já está bem atrás no quesito versões de softwares

Cara tira uma dúvida, tentei compilar o kernel e simplesmente a partição ficou só com 1 mb(partição com 53 gb), impossibilitando a instalação. Isso seria referente a própria compilação do kernel 5.4.30??? ou seria por coisas q eu instalei??(Pq de pesado só tenho o Wine, WPS office e as extensões pra mudar a aparencia)

O código fonte do kernel é grande quando baixa ele vem compactado uns ~150MB ao descompactar isso vai a impressionante ~700MB então precisa de uma boa quantidade de espaço livre.

Quando compila então, com os arquivos-objeto só vai subindo! O meu tem 1.7 Gb e eu fiz uma compilação exclusiva pro meu hardware!

kernel

A pasta foi pra tipo 19,2 GB.

1 curtida

A é mesmo quando você terminar de compilar o código fonte pode ser deletado caso não vá mais usá-lo.
Deve ser porque você compilo da forma que eu te passei o que significa que foi a forma padrão muito recurso que você não vai utilizar esta compilado.

Estudando mais um pouco você pode aprender a compilar kernel customizado e otimizado para a sua maquina.

Para saber a versão do kernel que esta carregado rode o comando:

$ uname -r

A saída sera algo assim:
jca@jca-31:~$ uname -r
4.4.176c02-c02-jca

O meu eu compilei e customizei por isso esta com o c02-c02-jca
Era para ser -c02-jca mais eu fiz errado.


Ele chama o kernel Linux de “sistema operacional” e não é só que ele explica o que ele quis dizer com “sistema operacional” adiante dizendo que é o “software que controla ou gerencia o hardware.”
O kernel Linux não é um sistema operacional.

Mano instalei o ubuntu 19.10, porém continuou com o kernel 5.3??? Oq fazer???

Instale outro kernel jovem, “não se atualiza kernel” se sua distro atualiza o kernel ela está fazendo do jeito errado, pois mesmo com um rescue vai dar ruim.
Você pode ter quantos quiser, justamente por este motivo não se atualiza e sim instala, antes de excluir um kernel você deve fazer todos testes possíveis para saber se o mesmo está funcionando corretamente.
Caso queira compilar e não correr riscos utilize o config genérico fornecido pela sua distro “algumas distros deixam disponível em /boot”, esse arquivo vai compilar um kernel que funcionará na maioria das máquinas, depois de muito estudo você pode utilizar o mesmo como base para compilar um kernel personalizado.