Fala pessoal. Estou tendo problemas com o boot do Ubuntu 19.10 e do Linux Mint 19.3, após a mensagem de security boot desativado simplesmente o sistema não inicia. Fiz alguns testes com novas instalações e em todos os casos no primeiro boot tudo funciona, mas após aplicar as atualizações pendentes e reiniciar o problema volta a ocorrer.
Com o Mint 19.3 acabei descobrindo que com a versão 5.0.0 do kernel o sistema inicia normalmente.
Por fim, fiz testes com todas as versões disponíveis do 5.3.0 sendo a ultima a 5.3.0-45, porém nenhuma funcionou, alguém passou por esse problema ou sabe se isso é algum bug?
Pelo jeito a versão 5.3 do Kernel está com alguma incompatibilidade com algum hardware ou software, pois alguns outros usuários estão tendo problemas bem parecidos. No seu caso o computador liga e depois a tela preta pra sempre?
Uma opção, por enquanto, é continuar com a 5.0 e desinstalar as 5.3. Ou, tentar achar uma versão da 5.3 que funcione e desinstalar as outras. Você pode fazer isso no Linux Mint em: “Gerenciador de Atualizações” → “Ver” → “Kernels Linux”
Outra opção eu acho que pode ser reinstalar os driver de vídeo, caso você use uma placa de vídeo da Nvidia: $ sudo apt install --reinstall nvidia-driver-435
ou
Pelo aplicativo Gerenciador de Driver, instalar a opção “Open-Source”, reiniciar o computador e depois instalar o driver da Nvidia pelo mesmo aplicativo.
Apenas para dar uma informação mais precisa:
O problema é realmente geral e aparentemente afeta várias distros (Ubuntu, Mint, Fedora, Manjaro, ClearLinux, …). Abaixo tem os links com alguns tópicos de bugs nos fóruns das distros.
Em cada lugar apresentaram uma solução diferente, mas creio que a mais simples é utilizar uma versão mais antiga do Kernel 5.3 ou a mais atual da séries 5.0, até que o problema seja corrigido na 5.3.
@brunonzanette, obrigado pela contribuição.
Consegui resolver o problema ativando o Boot Legacy e desativando o PTT da BIOS.
Meu notebook é um Inspiron 15 e está rodando o Ubuntu 20.04 sem problemas agora, fiz o teste com o kernel 5.4 e 5.3.