Problemas na instalação do Linux Mint 19.3

Boa tarde família Dio,

Atualmente me deparei com mais um problema na minha aventura pra mudar de SO, foi instalado o 19.1 porém vi que podia atualizar a 19.3 porém quando fiz essa atualização o sistema não que mais iniciar, ele startar a leitura do sistema porém pedem usuário e depois senha porém o tempo é coisa de 3 segundos, pra fazer isso seria humanamente impossível porém quando passa deste passo o computador vai para uma outra tela preta onde aparenta estar desligado e não em standby com tela preta.
Já fiz recuperação de sistema em 3 versões diferentes, sou bastante leigo em tudo isso, mas fiz o possível com o conhecimento básico de SO que tenho, mas qual passo seguir agora?
Se puderem me ajudar seria de tanta valiaaaa que quero com todas as forças mudar de SO sair do Windows no caso, mas não tem sido difícil kkkkk’

Olá, @xxxTario!

Eu não entendi exatamente qual problema você está tendo, então vamos por partes.
Primeiro, a atualização do 19.1 para o 19.3 apresentou algum erro? Você fez a atualização diretamente pelo aplicativo de atualização?

Sobre a tela de login que aparece durante o boot, isso é normal e não é esperado que se logue naquele momento. Essa tela aparece apenas porque o Kernel e os aplicativos principais do sistema operacional já foram carregados, mas a interface gráfica ainda não. Não clique em nada e simplesmente deixe que o processo de boot continue normalmente até que apareça a tela de login tradicional (com interface gráfica).

Por fim, você diz que a tela fica preta, como se estivesse desligada. O computador também desliga? O só a tela fica preta? É normal a tela ficar preta em alguns momentos do boot enquanto a interface gráfica está sendo carregada. O problema é se o computador realmente estiver se desligando automaticamente durante o boot.

Resumindo:
Ligue o computador e não clique em nada até aparecer a tela de login com a interface gráfica. Pode demorar um pouco dependo do seu computador.
Caso o computador desligue ou se o computador continuar ligado mas a tela ficar preta por muito tempo, ai sim tem algum problema.

Inicialmente eu instalei o 19.1 por que o 19.3 esta dando este erro, por conta disso optei por instalar uma versão anterior e fazer um update pra nova, porém quando faço isso (respondendo as outras perguntas)

Não clique em nada e simplesmente deixe que o processo de boot continue normalmente até que apareça a tela de login tradicional (com interface gráfica).
R- Ficou cerca de 10min e nada aconteceu em relação a interface ou ao sistema.

O computador também desliga? O só a tela fica preta?
R- O computador permanece ligado porém demonstra um desligamento do monitor quando esta ligando o Mint, vou dar um exemplo:
-Sabe quando o computador esta ligando e o monitor esta com a tela preta porém vemos luzes ligadas no monitor? Pronto quando o sistema inicializa é o contrário que acontece ele inicia normalmente depois disso o monitor fica escuro, como desligado, não tem luz e não tem informação.

O erro que ocorreu durante a instalação do 19.3 (caso esteja curioso ou tenha ideia de como eu posso resolver kkkkk’)

[ 896.257962] print_req_error: I/O error, dev sr0, sector 3688048 flags 0
[ 896.258112] print_req_error: I/O error, dev loop0, sector 3677098 flags 0
[ 904.849897] print_req_error: I/O error, dev sr0, sector 3688048 flags 0
[ 904.850117] print_req_error: I/O error, dev loop0, sector 3677100 flags 0
[ 913.441822] print_req_error: I/O error, dev sr0, sector 3688048 flags 0
[ 913.442035] print_req_error: I/O error, dev loop0, sector 3677102 flags 0
[ 915.685279] nouveau 0000:08:00.0: bus: MMiD write of 0000001f FAULT at 6013d4 [ IBUS ]

Isso é durante a a instalação do 19.3 e ficou nessa tela por uns 20 a 30min.

Deixei aqui parado esperando o formação pra saber se volta ao normal e nada até o momento e já tem 40min acho que tem algo de errado mesmo como havia falado :confused:

Ok, agora entendi.
Tente fazer o seguinte:
Liga o computador e espere a tela preta aparecer. Depois, o atalho “Ctrl Alt F1” para ir para o modo sem interface. Se der certo, irá aparecer uma mensagem para fazer login, pedindo primeiro o nome do usuário e depois a senha.

Isso irá te dar um terminal para executar os comandos. Se chegar nesse ponto é um bom sinal, porque comprova que o sistema está instalado e está bootando, apenas algum pacote que está errado.

Então execute os comandos a seguir na ordem em que aparecem (sem o $ do início, isso é apenas para indicar que é um comando Bash). Verifique se algum erro aconteceu ou se algum pacote foi atualizado ou corrigido.
$ sudo apt update
$ sudo apt --fix-broken install
$ sudo dpkg --configure -a
$ sudo apt upgrade

Depois, reinicia o computador usando o comando reboot, e veja se funcionou.

E uma dúvida. Pelo o que eu entendi, você já tentou utilizar o modo de recuperação que aparece no Grub (escolha do sistema operacional durante boot), né?

Você sabe se o seu computador tem alguma placa de vídeo da NVidia?

Quando inicia aparece algumas opções linux mint tipo o da imagem?
linuxmint
verifica se está entrando no 19.3 que foi para o qual você atualizou.

Fiz esses comandos que falou ele vem respondendo bem sem problema mas não resolveu.

Porém fez uma boa pergunta… Ele entra no grupo sim para escolha de sistema, e possuo sim uma placa de vídeo da NVidia, que por ventura quando vou em drivers tem lá: open source e NVidia (recomentado) eu por ventura selecionei o recomendado assim que entro no sistema.

Aparece a tela de escolhas sim, porém após o carregamento, não aparece a tela de login de usuário com interface e tudo mais.

Então é possível que o problema esteja no driver do vídeo. E outra coisa que lembrei é que do 19.1 para o 19.3 houve uma atualização do Kernel padrão.
Então algumas possíveis soluções. Tente nessa ordem, pois as primeiras não fazem mudanças no sistema.

1. Tentar usar o Kernel antigo:
    Na tela do Grub, escolha a opção “Opções avançadas para Linux Mint …”, e depois selecione a opção na qual a versão do Kernel seja “4.15.xxx” ou “4.18.xxx”.

2. Reinstalar o driver de vídeo:
    Siga os mesmos passos que já tinha te passado para entrar no modo terminal. Depois execute o comando e reinicie o computador.
    $ sudo apt install --reinstall nvidia-driver-435
    $ sudo reboot

3. Desinstalar o driver de vídeo da NVidia e instalar o driver Open-Source:
    Siga os mesmos passos que já tinha te passado para entrar no modo terminal. Depois execute o comando e reinicie o computador.
    $ sudo apt purge nvidia-driver-*
    $ sudo apt install xserver-xorg-video-nouveau
    $ sudo reboot

Meu deus, funcionouuuu eu rodei em tudo quando lugar pra poder resolver isso muito obrigado Brunooo, voltou o ambiente grafico por completo.

Porém agora ocorreu outro problema, meu monitor é de 1280x960, mas não ta aparecendo essa opção, o que tem indicando é apenas 960x540, ha possibilidade dele reconhecer automaticamente o tamanho?

Obs.: Não consigo habilitar mais o xserver-xorg-video-nouveau que tem na janela de drivers.

1 curtida

Que bom!
Qual das opções que deu certo?

1. Nesse caso você pode remover os Kernels 5.3 e 5.0, e reinstalar os drivers da Nvidia. Para remover os Kernels, entre no “Gerenciador de Atualizações” -> “Ver” -> “Kernels Linux” e nas abas 5.3 e 5.0 clique nos Kernels que constam como “Instalado” e depois clique em “Remover”. E para reinstalar o driver da Nvidia utilize o comando a seguir.
    $ sudo apt install --reinstall nvidia-driver-435

2. Não deveria mudar nada nessa opção.

3. Esse é o caso mais complicado.

Respondendo ao obs.:
Provavelmente porque você está utilizando ele no momento, o que pode explicar o problema com a resolução. Tente reinstalar o driver da nvidia, versão 435. Se não der certo, pode tentar com as outras versões, especialmente se a sua placa for bem antiga. Se por acaso der problema, basta entrar novamente no modo terminal e aplicar a opção 3.

Fui nas versões e não estão utilizando kernels do tipo 5.3 ou 5.0 esta utilizanod o 4.15, então posso remover ele? Abaixo coloquei as imagens que definem o que quis dizer.

A imagem 07 define a atualização da instalação.

Eu pesquisei um pouco sobre o problema e pelo jeito várias outras pessoas estão com o mesmo bug. Aparentemente é um problema com as versões mais novas do Kernel 5.3. Então realmente a solução mais viável no momento é utilizar versões mais antigas, como a 4.15. Então pode desinstalar as 5.3 sim.

Sobre o driver da Nvidia, acho que no seu caso é melhor instalar a versão nvidia-340, direto pelo Gerenciador de Driver. De acordo com o site da Nvidia esse é a versão recomendada para essa placa.

Ou seja, utilize o Kernel 4.15 e o driver nvidia-340. Isso deve resolver o problema.

Bruno tem como eu voltar as configurações padrões do monitor? Por que a tela do monitor esta extremamente grande… Por que o monitor tem o tamanho de 1280x960 e esta com o tamanho de 960x540 como pode ver na imagem abaixo.

Meu monitor não está no tamanho sabe? Como nos prints que estou mandando.

Nesta outra como faço pra habilitar o xorg-video-nouveau?

Eu recomendo você selecionar e instalar o driver “nvidia-340”.

Se a opção do Gerenciador de Driver não estiver habilitada, execute os seguintes comandos no terminal:
$ sudo apt purge nvidia-driver-435
$ sudo apt install --install-recommends nvidia-driver-340

Não pegou o segundo comando… E estou desistindo do mint… Não importa que parâmetro eu mude sempre da problema sempreeeee.

Retirei o NVidia 4.35 e instalei o 3.40 por outro meio de linha de comando, mas acabo de brikar o sistema ele simplesmente não inicia mais e a antiga tela de login não funciona mais, coloquei um live CD pra Boot Restore e não resolveu em nada… Só tem complicado maiiiis ainda os possíveis problemas dentro do próprio sistema que é “estável” já que foi descontinuado em relação a atualizações… Não entendo de verdade como um pequeno problema em questão de drive pode brikar por completo um sistema que nem com live CD ele resolve, não entendo de verdade…

Se alguém souber como resolver esse problema tudo bem, mas não estou desistindo do Linux… Como um detalhe causa tanto problema? Como… E pelo que fui lendo é algo que decorre de muito antes das versões 19.1.

Infelizmente esse problema não está afetando só o Mint. Vários usuários de outras distros, inclusive o Ubuntu, estão com o mesmo problema. Esse tipo de problema é muito raro de acontecer,

O Mint continua tendo atualizações constantes, e continuará assim até Abril/2023. A única questão é que o Mint19 é baseado no Ubuntu18, e assim alguns pacotes críticos do sistema são mantidos nas versões da época do desenvolvimento, para evitar quebrar o sistema. Estes pacotes só recebem atualizações de segurança. Porém, todos os outros são atualizados constantemente.

Mas no seu caso, mudar de distro pode ser uma opção.

Qual aconselha? Passei um tempo com o Zorion OS, porém alguns bugs de sistema me irritavam como certos cliques e sumiços de quando clicava, certas faltas de estabilidades me irritavam, mas nada como uma boa indicação pra me fazer repensar.

Por incrível que pareça, eu recomendo primeiramente o Ubuntu e seus “sabores”, o Mint ou algum outro derivado do Ubuntu, como o PopOS, Elementary, …

Porém, como todos eles utilizam o mesmo Kernel, que é o provável causador do seu problema, fica uma situação complicada agora. Uma opção é o Manjaro, que está bem popular, não é baseado no Ubuntu, e permite trocar de Kernel bem facilmente, caso precise.

Dê uma olhada nesses vídeos. Podem ajudar.

Boa tarde Bruno, foi mal ai pela outra postagem kkkk’
Mas consegui voltar ao tamanho original do meu monitor meio que na marra, não sei se foi a forma correta mas esperava que o computador liberasse o resto das opções porem não foi liberado como no print abaixo.

Porém não acho que essa seja a forma correta de se fixar ao tamanho, por que quando inicio o login pela primeira vez ele não reconhece o tamanho do monitor, apenas quando o sistema inicia, por que eu fiz isso no profile:

Mas como havia falado sobre voltar a versão do driver mas ele não me deixa voltar pra versão anterior… Por que? Não entendo o motivo.

O que vem com a mensagem:
installArchives() failed: (Reading database …
(Reading database … 5%%
(Reading database … 10%%
(Reading database … 15%%
(Reading database … 20%%
(Reading database … 25%%
(Reading database … 30%%
(Reading database … 35%%
(Reading database … 40%%
(Reading database … 45%%
(Reading database … 50%%
(Reading database … 55%%
(Reading database … 60%%
(Reading database … 65%%
(Reading database … 70%%
(Reading database … 75%%
(Reading database … 80%%
(Reading database … 85%%
(Reading database … 90%%
(Reading database … 95%%
(Reading database … 100%%
(Reading database … 301109 files and directories currently installed.)
Preparing to unpack …/nvidia-340_340.108-0ubuntu0.18.04.1_amd64.deb …
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGL.so.1 to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGL.so.1.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libGL.so.1 to /usr/lib/i386-linux-gnu/libGL.so.1.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGL.so to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGL.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libGL.so to /usr/lib/i386-linux-gnu/libGL.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libEGL.so.1 to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libEGL.so.1.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libEGL.so.1 to /usr/lib/i386-linux-gnu/libEGL.so.1.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libEGL.so to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libEGL.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libEGL.so to /usr/lib/i386-linux-gnu/libEGL.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv2.so to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv2.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv2.so to /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv2.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv2.so.2 to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv2.so.2.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv2.so.2 to /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv2.so.2.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv1_CM.so to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv1_CM.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv1_CM.so to /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv1_CM.so.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv1_CM.so.1 to /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libGLESv1_CM.so.1.distrib by nvidia-340
diversion of /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv1_CM.so.1 to /usr/lib/i386-linux-gnu/libGLESv1_CM.so.1.distrib by nvidia-340
Unpacking nvidia-340 (340.108-0ubuntu0.18.04.1) …
dpkg: error processing archive /var/cache/apt/archives/nvidia-340_340.108-0ubuntu0.18.04.1_amd64.deb (–unpack):
trying to overwrite ‘/lib/udev/rules.d/71-nvidia.rules’, which is also in package nvidia-kernel-common-435 435.21-0ubuntu0.18.04.2
dpkg-deb: error: paste subprocess was killed by signal (Broken pipe)
Errors were encountered while processing:
/var/cache/apt/archives/nvidia-340_340.108-0ubuntu0.18.04.1_amd64.deb
Processing triggers for libc-bin (2.27-3ubuntu1) …
Processing triggers for ureadahead (0.100.0-21) …
ureadahead will be reprofiled on next reboot

O que acaba de obrigando a voltar pra o codigo aberto porém usando esses dois dias notei um pequeno desbalanço no uso, não esta okay sabe? Alguns travamentos de tela ou qualidade da imagem que não esta correta.
Pensei que poderia ser algo da atualização do sistema, porém não sei se tem algo errado com o sistema.
sudo apt-get update
Ign:1 http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable InRelease
Ign:2 http://packages.linuxmint.com tina InRelease
Atingido:3 Index of /graphics-drivers/ppa/ubuntu bionic InRelease
Atingido:4 Index of /ubuntu bionic InRelease
Atingido:5 http://packages.linuxmint.com tina Release
Atingido:6 http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable Release
Atingido:7 Index of /ubuntu bionic-updates InRelease
Atingido:8 Index of /lutris-team/lutris/ubuntu bionic InRelease
Obter:9 Index of /ubuntu bionic-backports InRelease [74,6 kB]
Obter:12 Index of /ubuntu bionic-security InRelease [88,7 kB]
Atingido:13 Index of /ubuntu bionic InRelease
Atingido:14 Index of /xorg-edgers/ppa/ubuntu bionic InRelease
Baixados 163 kB em 2s (80,5 kB/s)
Lendo listas de pacotes… Pronto

Não me aparentou ter algo errado na atualização, mas teria alguma outra solução pra esse problema?