Desculpa sou muito leigo, como acho essa config??? e compila ela pra rodar certinho?? Pq to tentando de todos os jeitos e não consigo
Esse arquivo normalmente fica em /boot.
$ ls /boot/
config-5.7.0-0.rc0.git8.1.fc33.x86_64
config-5.7.0-0.rc0.git8.2.fc33.x86_64
normalmente você o copia para /usr/src/linux-versão
ex:
cd /usr/src/linux-versão <-diretório do código fonte do kernel.
sudo cp /boot/config-blablablabla .config <-isto vai copiar a configuração do kernel da sua distro e colocar como a configuração padrão “.config” arquivo oculto no diretório raiz do kernel a ser compilado e ao abrir o gconfig,kconfig,menuconfig ou config que seja as opções já estarão lá selecionadas bastando fazer a compilação com somente a alteração que deseja.
A utilização do config da distro é opcional e se tiver errada a configuração do config da distribuição para o seu hardware vai continuar.
Se o kernel distribuído pela distribuição esta com problema pode ser no código fonte ou na config que eles criaram.
O kernel do site: kernel.org é vem sem config e quando abre o menuconfig ele aparece com uma configuração predefinida seria so salvar e compilar o povo modifica essa configuração por ser desnecessario ter um kernel full para hardware que nem tem no computador tipo para que compilar para macintosh se o computador não é macintosh e outro exemplo para que compilar o driver nouveau se não tem Nvidia é logico que compilar o padrão não faz sentido.
Mais como você não entende sobre as opção do menuconfig você poderia usar o config da distro so que como você vai saber se o problema é no config da distro?
O jeito de saber isso é fazendo 2 compilação uma usando o config da distro e verificando se da erro caso o erro seja verdadeiro usa a padrão do kernel Linux se o erro der falso o erro é no config da distro.
Concordo, mas o que quis dizer é que, se ele tem um kernel que funciona normalmente na máquina e quer compilar um novo a chance de erro utilizando a config do kernel funcional é bem menor.
PS: A configuração é indiferente pois o kernel é modular, basta gerar o initrd somente com seus módulos, só observar a diferença do tamanho em um initrd de recuperação e o da sua máquina.
De configuração só aparece essas duas, então copio as duas para aquele diretório???
*Detalhe o que eu fiz não foi só atualizar a distro, eu baixei ela do site da canonical e formatei a partição e refiz a instalação
Você copia somente uma, se ambas estão funcionando corretamente copie a mais recente que seria no seu caso config-5.3.0-46-generic.
Eu duvido que tenha diferença entre a A e a B eu só acreditaria vendo diff ae se você me disser que testo o diff e tem diferença eu poderia acreditar também.
Não é que foi idiota dizer a versão mais atual só o que acontece é não tem nenhuma comprovação e nem certeza de mudança entre uma e outra e eu duvido que tenha sem teste de diff.
qual dos dois diretórios???
Qual kernel você estava utilizando e o GNOME subia?
Esse kernel aqui 5.3.0-46-generic
Você tem a real necessidade de recompilar o kernel? Achei que você iria compilar um novo kernel e não o da distro.
Se for para recompilar o kernel da distro não vejo motivos pois bastaria achar uma versão mais recente do kernel e instalar.
só quero compilar um kernel de 5.4 pra cima ou instalar
Ué, mas no início do tópico te passaram o link para download, não entendi nada kkkkk no link tem até o 5.6 caso queira.
https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
Pergunta se eu instalar ele não vai ter o repositório, logo se o kernel for atualizado vou ter baixar de novo correto??? Para ter o repositório teria de compilar então???
O correto é se você tem uma versão mais recente do kernel e no repositório oficial não tem um mais novo ele deve ser mantido, até porque você estará utilizando ele. A não ser que a politica de instalação do kernel no ubuntu seja diferente, faz um certo tempo que não utilizo o Ubuntu como padrão senão faria alguns testes.
Na distro que utilizo o padrão é sempre o mais recente, mas isto pode ser corrigido no /etc/default/grub.
Qual a principal diferença entre compilar o kernel e instalar ele por esse site???
Só recomendo compilar se você tem algum problema muito específico de hardware, em 20 anos usando linux só recompilei o kernel para fins didáticos e na época dos Win Modems (que não possuiam módulos ainda), por ser modular não vejo muita diferença a não ser que queira opções que não estão disponíveis, ou queira recompilar para suportar somente o seu hardware.
O efeito vai ser o mesmo, porém instalando com um .deb caso queira é mais prático de remover ao invés de ficar deletando diretórios caso não utilize o método de compilação da distro que gera um pacote instalável.
Eu particularmente gosto da política utilizada no fedora aonde você pode definir quantas versões do kernel deseja manter com um simples alteração no dnf.conf.
tentei pela terceira vez fazer por instalação a atualização do kernel, porém o Gnome não sobe. Segui o tutorial do Dionatan (Mudando o Kernel do Ubuntu MANUALMENTE (e um papo sobre Kernel) - YouTube), porém não funciona tentei a versão 5.6.3, 5.5.16 e 5.4 e nenhuma vai. Então só funciona compilando e se não funcionar compilando o kernel então não vai de jeito nenhum, que droga!
É igual eu escreve as distribuições oferecem as suas próprias versões do kernel Linux o Ubuntu é uma delas é tipo assim os desenvolvedores do kernel Ubuntu pega o código fonte da primeira versão estável do kernel.org e então faz as suas próprias modificação em cima.
O que significa que a partir do momento em que as versão sai da primeira versão as versão do kernel.org e Ubuntu são diferente.
A do Ubuntu esta com problema sobra testar a do kernel.org mais não é garantido que vai dar certo.
Tente iniciar o gnome-shell manualmente, pode nem ser um problema com o kernel.
CTRL+ALT+F3
faça login como usuário normal.
nano .xinitrc
adicione “exec gnome-shell” sem as aspas, salve CTRL+O e saia CTRL+X.
startx --:2 (clarificando startx[espaço][dois hifens]:2)
Tente anotar as mensagens de erro.