Quando o kernel é atualizado o ubuntu para de iniciar

Isso quando estiver tentando iniciar com outro kernel??? Pq tentei nem entra pra eu colocar o login

Então eu nunca vou conseguir atualizar o kernel???

Quando for iniciar com o outro kernel tecle (e) na tela do grub.
vá atá a linha boot vmlinuz blablabla e adicione 3 após (quiet splash) ficará
vmlinuzblablabla quiet splash 3
tecle CTRL+X isto vai te colocar no modo texto sem carregar a parte gráfica.

Mano o login ta dando como incorreto e não importa oq eu coloco

Aí complica, isso é problema com autenticação por este motivo o GDM não carrega, se houver a possibilidade utilize um live e faça uma checagem no sistema de arquivos a princípio.
Tente também teclar ESC enquanto carrega (do jeito que descrevi mais acima para entrar no modo texto)para mostrar todas mensagens de erro.

Cara lê o inicio do tópico o cara diz:
—Estou tendo um problema quando atualizo o kernel para uma nova versão, o Gnome não inicia, então tive que voltar para versão antiga do kernel .

Você suspeita que ele esta mentindo que ele atualizo o kernel ou que ele mentiu que a única modificação foi o kernel ou que ao instalar o novo kernel do nada o DPKG deu um bug e quebro o Gnome sem quebrar o Gnome na versão antiga do kernel?
Ou ate mesmo que a equipe do Ubuntu crio um DEBIAN com configuração para quebrar o Gnome sem quebrar o Gnome na versão antiga do kernel?
Ou que ele mentiu que a versão antiga do kernel rodava?
É tudo isso tendo relação com o kernel versão diferente da que ele diz “antiga” do kernel Ubuntu.

Calma meu jovem, eu li o tópico. Não se estressa não, podem ocorrer sim problemas deste tipo eu tenho kernel novo diariamente e estou falando pois já presenciei. Você já? Creio que não.
Se você não consegue fazer login o problema pode ser no initrd que não está passando a informação correta para o systemd, podem ser n problemas.
Ah esqueci o padrão é desistir de corrigir o problema e usar o kernel de fábrica pois o sistema foi projetado para isto.

Agora to tentando compilar o kernel porém a “interface” menuconfig não funciona mais

O ■■■■ que eu ja instalei a dependencia, droga!

Bom acabando com a minha participação no tópico.
@Mauriciojr27 faça login no kernel funcional e verifique se tem atualizações para o systemd, quando aconteceu este problema comigo de não conseguir fazer login tive que atualizar o systemd que não estava carregando o módulo de autenticação isso fazia o logind não subir, caso o ubuntu utilize SELinux passe a opção “enforcing=0” sem aspas após o quiet isso vai desativar o SELinux temporariamente e você vai conseguir fazer login no GDM.

Não cara eu to te colocando para pensar um pouco mais.
Gnome parar de rodar depois de a unica modificação no sistema ser um kernel e ainda por cima voltar a versão antiga do kernel e rodar eu não sei como isso é possível sem que seja no kernel.
Então se você estiver errado vai poluir o tópico com besteira.
E tem mais não é só esse usuário que esta com problema com o kernel la no inicio ele mostra um outro tópico que esta com problema com o kernel também e a versão que da problema é 5.3 do Ubuntu e outras distro eu não vi nenhum com problema do kernel.org.
E mais nenhuma solução para os problemas das versão 5.xx apareceu.
Tudo isso aumenta muito a chance de ser pau no kernel.

$ sudo apt-get install flex

instalei o flex, porém continuo sem sucesso.

$ sudo apt-get install libbison-dev
Aprende a diagnosticar o erro eu so estou lendo o erro e interpretando o que esta pedindo lê la para você ver o flex esta escrito:
“/bin/sh: 1: flex not found”

No bison esta:
"/bin/sh: 1: bison not found

Então é só ler e instalar.
Ae eu uso o:
$ apt search PACOTE
Para encontrar o nome dos pacote existente do que aparece na compilação.
Em compilação costuma a ser pacotes DEV.

O tópico não é para ajudar so você marca como resolvido para mais gente ver que a solução esta a que.

Eu tinha o Ubuntu 19.10 com kernel 5.3 e comprei um G305, tentei atualizar o kernel pelo mesmo motivo e tive esse mesmo erro no GDM.

tentei compilar deu que o kernel não é suportado, bom agora desisto. Porém valeu pela ajuda de todos!

Ué compilo e instalo o que deu pau foi o driver da Nvidia mais precisamente no DKMS.
Eu tentaria instalar uma versão mais recente do driver da Nvidia baixado la do site de driver da nvidia.
340 é muito antigo e deve não ter funcionado no kernel um pouco mais novo por isso e mesmo que o motivo não seja esse a forma manual de instalação o uso do DKMS é opcional o que significa que você pode instalar o driver sem usar o DKMS.

terminal5
Deu certo, obrigado!!

Você entendeu que o DKMS deu erro? se a sua resolução esta correta ou se tudo que ter ralação a GPU pode ser que você esteja usando o driver de video opensource nouveau já que é esperado que o DKMS falho ao buildar o driver proprietário.
Caso o nouveau para você seja suficiente é opção sua não usar o proprietário.
Caso queira usar o proprietário reinstale ou instale manual caso a instalação não de certo pelos pacotes DEBIAN.
A que um cara explica como instalar o driver proprietário de forma manual:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Suporte/Instalacao-de-drivers-nvidia-pacote-304-Ge-Force-7300-GT
E quando o driver te perguntar se quer usar o DKMS pode tentar uma vez com o DKMS mais se falhar use sem o DKMS.
Essa pergunta estará em inglês tudo do driver estará em inglês.

Então o que eu fiz referente a isso foi encontrar o pacote do driver por “apt search nividia”:
drivernividia

Eai eu só instalei ele, e foi isso. Porém quando entro no diretório de módulos o “/etc/mdprobe.d”, não aparece “nvidia-graphic-drivers.conf”

modules

Porém digitando “lsmod”, não aparece nem o noveau e nem o driver da nvidia

Outra coisa que notei é que dps que atualizei o driver, o NVIDIA X Server Settings não aparece detalhes pra fazer configurações

nvidiadrivers