Sou iniciante em Linux, apesar que já tenho uma ótima noção de terminal porque uso bastante Ubuntu/Debian em servidores com acesso SSH. Tenho um PC fraco pra mediano (especificamente um i5-2400s e 4GB RAM DDR3) e gostaria de saber de uma distro Linux leve e que tenha suporte ativo, sei que alguns ambientes usem lxqt ou xfce, mas eu gostaria uma distro que tivesse uma interface gráfica mais bonitinha e ao mesmo tempo fosse leve. Quem puder me recomendar algumas distros, me ajudaria demais!
Como dizia Tutancâmon, a beleza depende dos olhos de quem vê
Antes de instalar, experimente no modo Live, rodando a distro diretamente pelo pendrive.
Zorin OS Lite
Zorin OS Core
Obs: apesar de não ser voltada a computadores fracos, otimizaram tão bem a versão Core que o seu consumo de memória RAM é “idêntica” à da versão Lite… Além do mais, é possível desabilitar efeitos no Zorin Appearance, deixando o sistema ainda mais leve. Vale a pena experimentar para ver como se comporta no seu PC.
Tiger OS
Bodhi Linux
Temos vários tópicos sobre esse assunto.
Distro linux para pc fraco
Distribuições para computadores fracos
Qual melhor linux para notebook fraco
Distro para notebook fraco
Sistema para notebook fraco
Preciso de recomendações de um linux leve para pc antigo
Vale dizer que uso computadores com Celeron ou i3 e 4 Gb de RAM, e quase todas as distros que testei funcionaram bem nessas máquinas. Tenho uma certa resistência ao GNOME e não o testei em meus computadores, mas outros ambientes gráficos tidos como peso-médio se mostraram fluidos: Cinnamon, KDE Plasma, Budgie, Zorin Shell.
Em compuadores com 4GB de RAM eu gosto de usar o Linux Mint com Xfce.
Creio eu que LXQT é o mais leve, ja esta em qt6 e o melhor ja tem Wayland.
não se preocupe com linux para “pc fraco e mediano”. preocupe-se com os apps que vc precisará. de nada adianta um lxde, lxdt se vc usar libreoffice, onlyoffice, gimp, fifrefox snap da vida. isso é que emperra o uso.
Com 4GB de ram eu recomendaria essas distros: