Sou iniciante em Linux, apesar que já tenho uma ótima noção de terminal porque uso bastante Ubuntu/Debian em servidores com acesso SSH. Tenho um PC fraco pra mediano (especificamente um i5-2400s e 4GB RAM DDR3) e gostaria de saber de uma distro Linux leve e que tenha suporte ativo, sei que alguns ambientes usem lxqt ou xfce, mas eu gostaria uma distro que tivesse uma interface gráfica mais bonitinha e ao mesmo tempo fosse leve. Quem puder me recomendar algumas distros, me ajudaria demais!
Como dizia Tutancâmon, a beleza depende dos olhos de quem vê
Antes de instalar, experimente no modo Live, rodando a distro diretamente pelo pendrive.
Zorin OS Lite
Zorin OS Core
Obs: apesar de não ser voltada a computadores fracos, otimizaram tão bem a versão Core que o seu consumo de memória RAM é “idêntica” à da versão Lite… Além do mais, é possível desabilitar efeitos no Zorin Appearance, deixando o sistema ainda mais leve. Vale a pena experimentar para ver como se comporta no seu PC.
Tiger OS
Bodhi Linux
Temos vários tópicos sobre esse assunto.
Distro linux para pc fraco
Distribuições para computadores fracos
Qual melhor linux para notebook fraco
Distro para notebook fraco
Sistema para notebook fraco
Preciso de recomendações de um linux leve para pc antigo
Vale dizer que uso computadores com Celeron ou i3 e 4 Gb de RAM, e quase todas as distros que testei funcionaram bem nessas máquinas. Tenho uma certa resistência ao GNOME e não o testei em meus computadores, mas outros ambientes gráficos tidos como peso-médio se mostraram fluidos: Cinnamon, KDE Plasma, Budgie, Zorin Shell.
Em compuadores com 4GB de RAM eu gosto de usar o Linux Mint com Xfce.
Creio eu que LXQT é o mais leve, ja esta em qt6 e o melhor ja tem Wayland.
não se preocupe com linux para “pc fraco e mediano”. preocupe-se com os apps que vc precisará. de nada adianta um lxde, lxdt se vc usar libreoffice, onlyoffice, gimp, fifrefox snap da vida. isso é que emperra o uso.
Com 4GB de ram eu recomendaria essas distros:
Bodhi linux
Linux lite
Linux mint Cinnamon, mate ou xfce
PeppermintOS xfce
Vou ser sincero, os únicos computadores da intel que tive na época foram o Pentium166 e o 233mmx depois disso só AMD desde então. Espero que essas distros funcione bem em seu Intel.
Nesses 1155 vc pode usar ate o KDE sem problemas, não precisa sacrificar muito com ambientes mais fracos sendo que seu PC não e ruim
Amigão, indico o Linux Mint e o Linux Lite
Rapaz, meu PC também é fraquinho, mas o ZorinOS Core tem suprido muito bem minhas necessidades. Além de um ambiente desktop muito bonito, ela é bem suave e quase nunca trava, pelo menos comigo.
Eu falar verdade já tive essa ideia de por uma distro considerada “leve”, não adianta a interface ser feia, obsoleta e arrancar com 300MB, se a pessoa vai usar Google Chrome, abrir 2-3 apps, querer ser multitarefa… infelizmente PC fraco é ser monotarefa, não querer rodar nada em full HD ou em resoluções superiores, nada de edição de vídeo e se puder, usar algum browser alternativo ok, se for usar Chrome e similares, vai travar, vai ter lentidão, vai sofrer e é a vida.
Tenho dois notebooks, um que uso como PC e outro que é somente o notebook, por mais que eu vá usar uma interface mais leve, o resultado é o mesmo; abrir um simples Libreoffice num PC fraco é sofrido, vc nota a lentidão de um Draw e Impress da vida e não adianta fazer nada.
SSD pra não ter a lentidão de um HD, especialmente estes de notebook, paciência ao abrir aplicações e se contentar.
HD e 4 de RAM são gargalos.
Se combinar um SSD e 8GB de RAM, já ajuda demais.
Tinha um Duo Core, com HD, 8GB de RAM… era lento, mas o danado aguentava abas abertas à vontade. Se estivesse com um SSD, seria outro nível.
Vai de linux Mint é bonito e leve
é isso que sempre falo aqui.
Vai de lubunbtu então porque eu uso o lubuntu e apesar de ser lxqt com algumas modificações fica bonito (claro não como o Pop!_OS mas dá pro gasto) eu uso o lubuntu porque é o mais “bonito” fácil e compativel com meu pc dos flintstones eu usei pra ajudar o Kvantum mas ainda falta modificações pra deixar do meu jeito. cê é iniciante? se sim tá explicado… o linux é open-sourcer ou seja tu pode fazer o escambau a 4 tu modifica aqui e aculá e fica top, tldg? e é compativel com as coisas como teu pc é mais potente que o meu roda até o jogo da cobrinha e minecraft
Depende rapaz, se você tiver falando dos processadores ATOM e CELERON aí eu concordo. Minha vizinha tem um Sempron 2200+ Soquete 462 (S.A) 1.5GB DDR1 266Mhz, HD 80G antigo winXP que agora foi formatado recentemente e instalado linux mint xfce. Lembrando também que o hd dela é IDE e futuramente vai conhecer um SSD via adaptador/Conversor e o leitor de cd/dvd combo também IDE. Ela só usa o pc para youtube, facebook e pesquisas com sites de culinárias.
Estão curiosos de saber qual placa-mãe é a dela ?
PCCHIPS M863G (Panela velha sempre fez comida boa)
Atom é realmente muito limitado.
Celeron, sendo de gerações mais novas, serve muito bem a uso básico.
Daqui a pouco a galera vai chegar aqui no fórum diolinux perguntando qual distro instalar no pc fraco (XEON)
Esse processador é fraco aonde ?
Eu acho isso meio confuso pois eu pesquisei e vi esta mesma informação na web mas meu amigo tem um notebook ATOM e ao menos roda windows e meu pc com CELERON não só assim conheci o linux pq eu tava procurando um so leve e achei e pesquisando sobre videos de linux conheci o diolinux m