Distro para notebook fraco

Sei que possuem vários tópicos e vídeos sobre, porém gostaria de saber qual seria a melhor opção, xubuntu ou mint - xfce / lubuntu - lxde ou lxqt? Ou alguma outra, de preferencia baseada no ubuntu.
Obrigado.
CPU: 1.733GHz e RAM: 2GB
Havia instalado manjaro mate, porém mozila + terminal abertos já davam mais de 1gb da ram e ficava lento até pra digitar.

Isso não vai mudar, navegadores são pesados, páginas web também. A única coisa que pode fazer é manter o mínimo possível de abas abertas.

O consumo de RAM do XFCE e do Mate são quase idênticos, se quer economizar memória aconselho utilizar o Debian ou Arch Linux. Xubuntu, Linux Mint e Manjaro tem muita tranqueira rodando no background.

3 Curtidas

É, eu sei, quase 600mb só do navegador. E sobre lxde ou lxqt? Não seriam viáveis também?

Ubuntu + um KDE bem configurado faz milagre.

1 Curtida

O LXDE consome menos memória que o Mate e XFCE, mas também tem menos recursos. Não sei como está o consumo de memória do LXQt.

Outra coisa que ajuda é definir o swappiness em 10. O padrão é 60, com 2GB de RAM quando o consumo chegar a 800MB o swap já começará a ser utilizado, deixando o sistema lento. Com swappiness em 10 a swap só será utilizada quando atingir 1.8GB de RAM em uso.

Menos recursos creio que não seria problema, utilizarei só pra navegar, assistir e utilizar o HDMI.
Como configura o swappiness? E quanto de swap eu devo colocar? Acho que eu uso 1gb.

No seu caso a recomendação da Red Hat é 4GB de swap.

Para alterar o swappiness basta editar o arquivo /etc/sysctl.conf e adicionar a linha vm.swappiness=10. Para aplicar a alteração imediatamente execute o comando abaixo:

sudo sysctl vm.swappiness=10

2 Curtidas

No meu notebook, que também é modesto, eu uso Linux Mint XFCE, porém, com o gerenciador de janelas i3-gaps na maior parte do tempo e geralmente o consumo de RAM fica entre 40% a 80%. Por incrível que pareça, o Chromium consome bem menos memória RAM do que o Firefox. Com ele consigo rodar com 4 abas de forma fluída, até. Então, fica minha recomendação: Vá de XFCE. Se tiver paciência, instale o Ubuntu minimal e depois o XFCE, seria o ideal.

Outra dica que dou é que não basta pensar só na distro e no ambiente gráfico. É preciso escolher os apps do dia a dia de forma inteligente. Sempre há diversas escolhas p/ PCs fracos. Por exemplo, o navegador, sempre tem algo mais leve do que o Firefox e o Chromium (Falkon? Midori? qutebrowser?). Quando estou estudando e preciso ler PDFs, eu uso o Zathura, que é super minimalista. Ai tu vê o que usa no dia a dia e procura apps alternativos que visam eficiência no consumo de recursos. O mundo Linux é cheio desse tipo de opção. Boa sorte.

1 Curtida

N recomendo swap menor que 2GB.

Das distros que o @anon48453804 disse só não recomendaria o Arch caso vc seja iniciante, um debian ou ubuntu minimal bem configurado com uma interface bem leve como o XFCE, MATE, Lxqt e com menos recursos ainda que o Lxqt para um iniciante apostaria ate em um openbox. Caso queira uma base arch um majaro usando o manjaro architect poderia ser interessante. O ideal mesmo seria você testar as opções e ver o que se encaixaria melhor tanto para o seu hardware quanto para o seu uso.

2 Curtidas

Minha recomendação seria debian netinst 32 bits com xfce e palemoon com ublock origin

1 Curtida

Tô com um problema no lubuntu e na mini iso (acredito que seja o mesmo problema), não reconhecem minha conexão. No lubuntu só da opção de conectar via ethernet, e aí eu utilizei um adaptador wireless pra testar e foi, porém sem ele nem aparece o wifi. Na mini iso, não chego nem a instalar, na parte do DHCP não reconhece e depois da erro na hora de escolher repositorio.
Eu devo abrir um tópico pra tratar disso ou poderia ser aqui mesmo? De repente é algo simples.

Qual marca do PC? 20 caracteres

Notebook dell inspiron

O meu tem 1.5GHz mas 4GB de ram. Mas olha issso…:

1 Curtida

1 Curtida

Fala @lucacete blz? então cara acredito que o problema ai seja mais de processador do que de memória, recomendo você dar uma testada do Puppy Linux que é uma distro mais focada para hardware antigo e já vem pronta, só instalar e usar, bem mais fácil e pratico de instalar do que uma distro por netinstall.

1 Curtida

Nesse caso não sei oq pode ser

pode falar o modelo certinho? tenho um Inspiron n4030 e nunca deu problema de net

Tentei o puppy, porém ele não detecta meu wi-fi, só aparece ethernet.