boa tarde, tenho um notebook positivo q232b de 2gb de memoria e 32 de armazenamento, o processador é um intel atom. Este notebook esta parado e queria colocar ele pra funcionar. o sistema original dele é o Windows 10, porem é extremamente lento, um celular de 1gb de memoria ram consegue ser mais rápido que ele. Já coloquei nele o ubuntu, mas não ficou tão eficiente assim, ja coloquei o Chrome os flex. (foi top, mas tem uns problemas que não te como resolver, como por exemplo o áudio não funciona, bluetooth e entre outro, e não achei nenhuma solução pra esses dois problemas), ja coloquei o fyde os, que é sistema atual dele (resolveu todos os problemas do Chrome os flex, mas agora tem novos problemas como erro de vídeo, e quando liga o notebook o sistema não inicia, tenho que desligar e ligar ele umas 3 vezes para o sistema iniciar)
Estou querendo deixar esse notebook para meu irmão mais novo usar, pra fazer pesquisa e usar os programas do office, mas não sei mais nenhum sistema que seria bom para ele. que pudesse fluir igual o Chrome os, mas sem aquele bugs.
Já testou as distribuições BR? Como TigerOS ou Biglinux?
Fedora geralmente reconhece tudo tbm por padrão, cabe testar e confirmar
Essa piada de rodar pior que o Travoid e Ilária mas uma pessoa bem lúcida sabe que o Travoid já passa mal até nos aparelhos com 32gb(meio modo de falar já que consegue travar até num topo de linha)de RAM KKKKK
No Linux, o sistema em si pode não fazer tanta diferença em leveza quanto a interface gráfica. MATE e Xfce estão entre as mais leves sem comprometer o visual. Muitas distros tem versões com essas interfaces, como o Ubuntu e o Linux Mint. É claro que também existem distros totalmente pensadas para serem leves, como o Bodhi Linux, mas no caso do Bodhi, particularmente acho o aspecto dele muito ultrapassado e “fora da caixa” num sentido negativo. Se seu irmão tiver afinidade com Linux, provavelmente a alternativa mais leve e funcional, seria alguma TWM. Temos muitos conteúdos sobre sistemas para pcs fracos, abaixo alguns deles:
Aqui mesmo no fórum esse assunto já foi explorado à exaustão, com bons conteúdos, como:
infelizmente ele ainda é criança (tem 12 anos) queria ajudar ele nos estudos, as o linux pode ser a porta de entrada dele com a tecnologia, vou testar algum desses.
vou fazer o teste no giblinux, ja usei ele uma vez e tinha esquecido dele, uma distro br filé. vou estar, se de certo ja deixo de recomendação
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.