Preciso de recomendações de um linux leve para pc antigo

Preciso de alguma recomendação de alguma distribuição leve 32 bits para pc antigo, computador Pentium 3 com 750mhz e com 1gb de memória. Se for baseada em arch eu preferiria.

Alguém sabe alguma distribuição que consigo rodar navegador e vídeos do YouTube, haha é um desafio que ainda não consegui.

Opa, tudo bem? Rodar aí, mesmo com esse hardware não chega a ser um enorme problema, tem o próprio Arch32: https://archlinux32.org/

Instala uma interface leve nele, tipo um XFCE bem básico ou até um Window Manager, se você curtir, e memória não deve ser um problema.

Agora, rodar coisas da Web Moderna ali vai ser complicado realmente. A única forma é baixar os vídeos para assistir, ou tentar com o VLC.

Uma outra alternativa seria tentar ver os conteúdos por aqui: https://youtube-lite.js.org/

Mas precisa provavelmente não abusar de alta resolução para que o pczinho não exploda haha.

7 curtidas

Muito obrigado pelas dicas, vou testar e trarei feedbacks.

4 curtidas

Boa sorte :smiley:

1 curtida

Olá @wiskton , bem vindo!

Sinceramente eu não acho o Arch, nem qualquer distro rolling release uma boa opção para um computador antigo, isso por conta das constantes atualizações que o sistema recebe. Com um hardware fraquinho, acredito que você não quer sofrer com atualizações tomando seu tempo e gastando os recursos limitados de processamento da sua máquina.

No seu caso, recomendo fortemente o Debian Stable, pelos seguintes motivos: ele é um sistema bastante estável, não fica constantemente recebendo atualizações de tudo quanto é pacote, e suporta oficialmente 32 bits, diferente do Arch. O Debian se esforça em manter o suporte a hardwares mais antigos…

Como ambiente de desktop, sugiro o LXDE por ser bastante leve. Ou ainda um Window Manager, se você estiver disposto a aprender a usar…

Não é o sistema mais “prontinho” e fácil para um total iniciante em Linux (não sei se é o seu caso), mas se você tiver disposto a aprender a usar e configurar o sistema do seu jeito, vale a pena. Se quiser um sistema mais “facilitado” que funcione nessa máquina, então escolha uma distro baseada no Debian Stable, como o Antix…

Outra boa distro que ainda suporta oficialmente 32 bits é o openSUSE. Ele tem duas versões, Tumbleweed (rolling release) e Leap. Se for testá-lo, dê preferência ao openSUSE Leap.

Independentemente de qual sistema você escolher, tenha em mente que você deve também procurar por programas mais leve. O Firefox provavelmente não vai rodar bem aí, procure um navegador mais leve, como o Midori, etc… Por conta da pouca memória RAM, você não vai poder abrir mais que uns poucos programas ao mesmo tempo.

3 curtidas

O Systemd pode ser um problema, por conta da máquina limitada, recomendo o Peppermint com base Devuan, ou o Devuan em si. Ambos tem versões 32 bits.

Peppermint já vem com xfce por padrão.

Devuan, tem uma opção de iso live com xfce, ou o instalador completo, que dá diversas opções de Desktop’s

4 curtidas

LXDE já estava no meu radar, só que eu queria usar o Arch, porém vou tentar se não der certo vou testar o Debian Stable pois não sou muito fã do openSUSE. Testei algumas distribuições e realmente com o Firefox não deu certo. Obrigado pelas dicas.

2 curtidas

Devuan não tinha visto, vou testar também e Peppermint tinha visto. Valeu!

1 curtida

Elive, deve cumprir todas suas necessidades (exceto ser um Arch):
https://www.elivecd.org/

Q4OS e Bodhi também devem ser encaixar perfeitamente:
https://q4os.org/

2 curtidas

Dio, o Arch Linux 32 é uma distro nada legal… Eles quebram pacotes mil vezes mais que o Arch Linux padrão e têm muito menos contribuidores. Ela merecia um carinho melhor, mas infelizmente não deram.

Recomendo o Debian bookworm em contrapartida, por não ser instável ao ponto do sid, mas não mantém pacotes velhos que nem o estável.

2 curtidas

Bodhi testei e ficou bem pesado para o processador p3 750 mhz, hahaha. Os melhores que testei foi o Debian Stable, LXDE, Lubuntu, antiX, q4os, Tiny Core, PeppermintOS. Mais nenhum eu consegui navegar pela internet apenas usar documentos e coisas básicas.

1 curtida

Eu uso o Manjaro e foi a distro que mais gostei, para mim no Ubuntu dava muito problema de quebra de pacotes.

1 curtida

Nenhuma distro consegui navegar na internet e nem pelo site youtube-lite.js.org consegui fazer nada o pc é muito fraco mesmo. Tarefas comuns de arquivo, calculadora e etc consigo utilizar.

1 curtida

Os melhores que testei foi o Debian Stable, LXDE, Lubuntu, antiX, q4os, Slax, Tiny Core, PeppermintOS.
Porém, não consegui navegar pela internet nem com midori, pois demora demais para carregar, o processador é muito fraco p3 750mhz. Se alguém tiver uma ideia mirabolante, se não acho que é isso mesmo, impossível tentar tirar leite de pedra. Vou guardar pro museu mesmo porque meu raspberry pi 2 é muito melhor que ele. haha :rofl:

1 curtida

Tente o Elive também, ele é especializado em 32 bits e tem ainda uma versão para computadores muito, muito antigos.

3 curtidas

Vou baixar e testar também, não conhecia.

1 curtida

Se com o Tiny Core não foi possível navegar pela Internet à moda “tradicional”, pela interface gráfica, acho que só resta tentar navegador em modo texto.

1 curtida

É que ele pediu algo que fosse Arch. Eu realmente não tenho muita experiência com ele, só sei da existência francamente, e há muitos anos não uso sistemas de 32 bits. @wiskton se liga no depoimento do @inky1003 :slight_smile:

2 curtidas

sim, percebi isso.