Quais distros Linux são compatíveis com o Dell G15 5530? Enfrento problemas de congelamento

Opa, pessoal! alguém sabe quais distros Linux são compatíveis com o Dell G15 5530? Tentei algumas(big linux, mint, ubuntu, arch e o fedora 40), mas a maioria acaba travando ou congelando a tela. Alguma recomendação de distro que funcione bem nesse modelo? Valeu!

obs. o que mais durou sem travar foi o fedora 40

Todas vão travar. Você tem que saber porque trava.

Qual a configuração do seu pc?

Esse modelo é super recente, o que vc precisa é descobrir a razão para os travamentos.

tenho o mesmo note e a unica distro que funcionou foi a LMDE 6

Estranho…
Travamento deveria ocorrer em todas as distros

de Travar eu digo, entro no usuário depois de um tempo o sistema congela.

I5 13450HX/16gb DDR5//RTX 3050

sabe dizer qual o kernel do seu sistema?
acabei de ver um tópico que fala que é a versão do kernel do sistema, que a versão 6.6 e a recente 6.11 não trava.

Kernel 6.1.0

Bom dia rapaz.
Pelo que vi seu notebook é bem recente, ele suporta o Ubuntu 22.04 com kernel 5.15 pra cima.
Agora o motivo do travamento tá nos drivers de sua placa de vídeo que é uma NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050
As vezes instalar um driver proprietário mesmo sendo “recomendado” pode ser incompatível, experimente a versão 470 em “Open Source” pra vê se resolve seu problema.
Lembre-se também de desabilitar o Secure Boot.
Boa sorte!!!

1 curtida

Turn off VSync and Turn off PRIME Synchronization.

Parece que tem que desativar estes dois

1 curtida

Depois vejo como se pode fazer…

Não sei se é pelo aplicativo ou arquivo do xorg.

Já tentou pelo wayland?

como eu faço para instalar essa versão?

Vá em gerenciador de drivers, qual distro atual você está usando ?
Talvez isso pode lhe ajudar.

Estou usando o Fedora 41

Abra o gerenciador de drivers e veja se tem algum driver da nvidia.
Essa distro está funcionando bem em seu equipamento ?

ele nao tem um gerenciador de driver pelo que eu vi, é tudo pelo terminal.
Ele funciona bem até eu instalar o driver da nvidia, antes de instalar o drive ele utiliza a gpu integrada apenas.

Parece que dá pau entre os gráficos híbridos e o kernel 6.8+.

Como os outros pinguins mencionaram, você precisa saber o motivo do travamento. Consegue ao menos extrair logs do sistema ? Se for congelamento ao iniciar, provavelmente deve ser por conta dos modulos. manda uns logs ai para gente da uma olhada :slight_smile:

2 curtidas

Depois de quebrar a cabeça por muito tempo, resolvi migrar para o Ubuntu 24.04. Mudei o kernel para a versão 6.0 e deu tudo certo. O driver da NVIDIA está atualizado (versão 560) e tudo está funcionando direitinho.

2 curtidas