Problemas de Congelamento no Dell G15 placa Nvidia ao Usar Pop OS

Boa tarde, amigo. Bem vindo ao terror do Dell G15 5530 no Linux.
Bati muita cabeça, me estressei demais, até descobrir qual é o caso.
Por algum motivo, nos Kernels mais novos, o driver da NVIDIA entra em conflito com o sistema, e o sistema congela a toda hora. A única solução que consegui achar foi utilizar um Kernel antigo para o sistema funcionar perfeitamente. E também esqueça Wayland, só consegui fazer rodar normalmente no X11, acredito que tudo isso é devido a incompatibilidades da NVIDIA. Vou te passar o caminho das pedras:

  1. Eu baixei uma ISO antiga do Pop!_OS, que vem com o Kernel 6.6, o qual funciona perfeitamente com nosso notebook: https://iso.pop-os.org/22.04/amd64/nvidia/37/pop-os_22.04_amd64_nvidia_37.iso
  2. Atenção, após formatação, não atualize o sistema ainda! Se fizer isso ele irá instalar um novo kernel, o próximo passo é fixar o kernel atual no systemd do sistema. Ele até vai baixar novos kernels, mas o 6.6 vai ficar sempre fixo lá pra você acessar, eu segui esse tutorial no reddit: Reddit - Dive into anything
  3. Após colocar o Kernel 6.6 na entrada do systemd, no próximo boot você vai selecionar essa entrada e apertar a tecla D, assim ele vai definir como a entrada padrão, e toda vez que você ligar, ele já vai dar boot nessa entrada.

Qualquer dúvida, pode mandar aqui que vou te ajudando, você vai ter que adaptar alguns detalhes nesse passo-a-passo do reddit.

5 curtidas