Problemas de Congelamento no Dell G15 placa Nvidia ao Usar Pop OS

Boa tarde!

Eu tenho um Dell G15 i5 RTX 3050. Eu comprei um SSD novo para poder instalar o Pop OS e continuar com o Windows 11 no outro SSD. Eu já instalei o Pop OS umas três vezes e, depois de alguns segundos pós-atualização, o sistema congela. Para descongelar, é só forçando o desligamento do notebook. Quando eu ligo novamente, ou o PC fica com tela cinza ou liga normalmente e depois congela se eu tentar abrir alguma coisa.

Boa tarde, amigo. Bem vindo ao terror do Dell G15 5530 no Linux.
Bati muita cabeça, me estressei demais, até descobrir qual é o caso.
Por algum motivo, nos Kernels mais novos, o driver da NVIDIA entra em conflito com o sistema, e o sistema congela a toda hora. A única solução que consegui achar foi utilizar um Kernel antigo para o sistema funcionar perfeitamente. E também esqueça Wayland, só consegui fazer rodar normalmente no X11, acredito que tudo isso é devido a incompatibilidades da NVIDIA. Vou te passar o caminho das pedras:

1. Eu baixei uma ISO antiga do Pop!_OS, que vem com o Kernel 6.6, o qual funciona perfeitamente com nosso notebook: https://iso.pop-os.org/22.04/amd64/nvidia/37/pop-os_22.04_amd64_nvidia_37.iso
  2. Atenção, após formatação, não atualize o sistema ainda! Se fizer isso ele irá instalar um novo kernel, o próximo passo é fixar o kernel atual no systemd do sistema. Ele até vai baixar novos kernels, mas o 6.6 vai ficar sempre fixo lá pra você acessar, eu segui esse tutorial no reddit: Reddit - Dive into anything
  3. Após colocar o Kernel 6.6 na entrada do systemd, no próximo boot você vai selecionar essa entrada e apertar a tecla D, assim ele vai definir como a entrada padrão, e toda vez que você ligar, ele já vai dar boot nessa entrada.

Qualquer dúvida, pode mandar aqui que vou te ajudando, você vai ter que adaptar alguns detalhes nesse passo-a-passo do reddit.

5 curtidas

Já te adiantando, você também vai notar um lag no mouse se usar bluetooth, pra resolver isso, tu vai ter que seguir esse tutorialzinho aqui:

Mecânico bom é assim, só de ouvir o barulho já sabe o problema! kkkkk

3 curtidas

Obrigado, quando sair do trabalho eu vou formatar novamente.

1 curtida

Boa tarde, depois de diversas tentativas com várias distro Linux achei uma que ta funcionando muito bem até o momento que o Big Linux, eu só entalei e já ta funcionando com o driver da Nvidia, para mim resolveu, e eu já aproveito para testar um sistema base Manjaro que nunca havia testado.

1 curtida