Problema com inicialização do Windows após boot com Ubuntu

Boa tarde galera.
Preciso da ajuda de vocês, realizei um dual boot no meu pc seguindo o tutorial diolinux mas agora ao iniciar meu Windows acabo parando numa tela de reparo do mesmo! O que fazer?

1 curtida

Olá.

Tente a recomendação dada neste tópico: na hora da instalação separe as partições bootáveis dos sistemas.

Para recuperar a partição bootável do Windows, sem precisar apagá-la do disco sugiro o seguinte:

Espete um pendrive bootável com windows, quando estabilizar (quando parar numa tela que requer ação do usuário parar prosseguir para outra) acesse o prompt de comando (teclas shift + F10).
Digite (após cada comando dê um enter):

diskpart
list vol
sel vol *x*

sendo *x* a partição bootável do Windows. É um número, tipo: “1”, “2”, “3”, … Provavelmente é a que tem 100Mb de espaço total.

assign letter=z
exit
cd /d z:
cd EFI
rmdir /s ubuntu

Reinicie o computador e veja se o Windows é iniciado normalmente.

Se for, bom. :partying_face:
Agora siga o processo agora na hora de instalação do Ubuntu com a partição bootável separada descrita no tópico acima.
Antes de iniciar a instalação, já rodando o pendrive live do Ubuntu, use o gparted e exclua as partições criadas para instalação anterior.

Tópicos semelhantes:

Como remover GRUB após desinstalar o Linux em Dual Boot - #11 de leanlcgz

Removi a entrada do windows no grub - #2 de swatquest

Segui os passos do prompt e continuo caindo nessa tela

1 curtida

Quando tu clica em solução de problemas o que acontece?

1 curtida

Quando eu tento a opção de restaurar o pc nada ocorre já tentei os passos acima citados no prompt mas tbm não obtive êxito, quando instalei o Ubuntu separei uma participação de 60G pra o Ubuntu, separado do bootloader do Windows vou mandar uma foto da inicialização

Agora nem essa tela de seleção eu tenho acesso depois que lancei os códigos pelo prompt , ele me leva direto para a página de restauração do Windows

1 curtida

Seguindo o segundo exemplo dos tópicos relevantes não consigo entrar com código

1 curtida

Você está tentando pôr esses códigos a partir de um disposítivo (pendrive) bootável com a imagem do Windows…

… ou na tela de inicialização do sistema armazenado do seu dispositivo de armazenamento principal (ssd/hd que está dentro do gabinete/carcaça)?

Se não for através de um dispositivo de armazenamento (pendrive) bootável… tente por esse método: um dispositivo de armazenamento (pendrive) bootável.

1 curtida

Estava tentando pelo próprio SSD, porém cheguei em um estágio que não consigo nem acessar o Windows nem o Linux na máquina, já que o Menu de seleção inicial do Linux sumiu! :sweat_smile:

1 curtida

Houston, nós temos um problema

Eita! :sweat_smile:

Então… :confused: Mas “calma, calma, não criemos pânico” :innocent:

A questão agora são seus dados. Você ainda não os perdeu (e talvez não os perca mesmo depois de mais tempo e operações, a considerar os métodos de recuperação de dados existentes hoje em dia…). Você tem um pendrive bootável, seja com Windows ou Ubuntu?

Se não, procure um computador para fazer um pendrive bootável ou procure um tutorial com dicas para fazer isso através do Smartphone.

Com o pendrive bootável em mãos…
Se com Ubuntu, acesse o disco e copie seus arquivos para um outro disco. Se com Windows (vai ser mais chatinho copiar dados, já que normalmente as pessoas não fazem pendrive com Windows para rodar em modo live), faça os procedimentos sugeridos… o shift+F10 para acionar o prompt e tals…

Em tempo: eis outro tópico que trata de assunto/dúvida parecida:

Tenho um pen drive bootável com o Linux, como devo proceder no boot com ele? E é possível por lá recuperar meus DOCs do Windows, minha única preocupação são os documentos, os instaladores não tem importância

1 curtida

Sim. Recomendo ler tudo antes de iniciar o procedimento. Se tiver alguma dúvida… Bem… Estamos num fórum, alguém vai vir :slightly_smiling_face:. Vamos lá:

Tem os seus

• dispositivo de armazenamento interno (o ssd/hd que está dentro do gabinete); e
  • dispositivo de armazenamento externo (pendrive).

Quanto de espaço você ia deixar pro Linux? 60GB? 80GB? 120GB?
Cabem todos esses arquivos que você quer não-perder que estão na partição com Windows, nesse espaço?
Se sim: Aí através do modo live do seu Ubuntu do pendrive, você apagará a partição que tinha sido separada pro Ubuntu no armazenamento interno. Criará com o GParted (Tutorial para usar GParted), uma partição NTFS e copiará para ela os arquivos que quiser salvar (não que eles estivessem “perdidos”… :stuck_out_tongue_winking_eye:).

Não deixe de verificar as permissões dos arquivos colocados nessa nova partição (Tutorial: Aprenda a gerenciar permissões em sistemas Linux e entenda o chmod 777).

Daí você instala esse Ubuntu no ínicio do ssd/hd que está dentro do gabinete.
Aí no início ficará o Ubuntu e no final a partição NTFS com seus dados.

Aí pra não demorar muito mais fazendo esse procedimento, você aproveitará o Ubuntu instalado no seu armazenamento interno e formatará o pendrive, colocando Ventoy nele (Tutorial do Ventoy: https://youtu.be/YxW_L2Us0Is). Aí você já coloca as ISOs do Windows e do Ubuntu de uma vez só nesse pendrive (se esse pendrive tiver pelo menos 16GB).

Aí, com o pendrive bootável com a ISO do Windows rodando, você instala o Windows no inicio do dispositivo de armazenamento interno.

Windows instalado. Aí copie os arquivos que estão na partição NTFS no final do disco para a partição desse Windows recém instalado.
Depois dê boot com a ISO do Ubuntu do pendrive, e instala o Ubuntu - separando as partições de boot, dessa vez.

:slightly_smiling_face:

Como saber em qual exato lugar eles estão?

Como saber em qual exato…

Ops. Passei a informação incompleta. Mals aê. :sweat_smile:
Eu deveria ter escrito algo como: Crie com o GParted uma partição NTFS, [e usando o “gerenciador de arquivos” (aquele programa equivalente ao do Windows que você acessa através do ícone “meu computador”), acesse a partição existente do Windows onde estão seus arquivos,] e [copie] para ela os arquivos que quiser salvar.

… lugar eles estão?

:grimacing: Caaaaaara. O Windows não está mais aí. A partição C: do Windows não está mais aí.
O Windows costuma criar uma partição de aproximadamente 16MB que… Bem, eu nem lembro pra que serve (se é que serve de alguma coisa)… E vejo que ela também não está aí.
Veja nas partições desse disco:

Há procedimentos para recuperar esses arquivos que aparentemente não estão mais aí.
Há programas para recuperar esses arquivos que aparentemente não estão mais aí.
Uma vez eu usei o testdisk, mas foi apenas uma vez… Consegui recuperar meus arquivos…
Foi na época que eu estava iniciando no Linux.

Se você tiver cópias desses arquivos em outros lugares (como diz a frase de sabedoria popular: "backup: quem tem dois, tem um; quem tem um não tem nenhum), sugiro que apague todas essas partições aí, e comece a instalação do Windows, depois do Ubuntu com partições de boot separadas e tal e coisa…

Se você não tiver cópias desses arquivos em outros lugares, procure tutoriais da ferramenta testdisk…

... aqui mesmo no fórum.

Reconhecer hd fisico no linux virtualizado - #2 by KairanD
Recuperação de Arquivo no Mint - #4 by tnsampa

E leia os tutoriais atentamente antes de iniciar os procedimentos.

2 curtidas

Não sei se o Rescuezilla ajuda a recuperar os arquivos…

2 curtidas

Vou tentar realizar a recuperaçao

1 curtida

eu nao consigo baixar o testdisk tambem, vejo que minha situaçao esta deveras complicada, pode me informar apenas como deixo o disco sem esse monte de partiçoes e instalo o windows de forma correta novamente, depois eu tento instalar o linux separado

Nota_ quando entro com o comando sudo apt upgrade o linux trava na descompactaçao

1 curtida

Foi aí que adquiri um pendrive de 32GB onde cabiam todas minhas tranqueiras. Na verdade, foi só depois da SEGUNDA vez que exclui uma partição sem querer. Fiquei com medo de ter que usar a ferramenta testdisk novamente. Fora a mão de obra e o tempo perdido para fazer a operação de recuperação… :smiling_face_with_tear:

Backups - Passei a dar a devida importância. :innocent:

Eu não faço ideia do porquê isso está acontecendo. :face_exhaling:

Presumo que você saiba qual a versão do Windows estava usando (10 ou 11, edição Home ou Pro). Baixe a versão e na hora de instalar escolha a edição correta.

Você já tem um pendrive bootável do Windows (o pendrive que está usando está com Ventoy?)? Dependendo da sua resposta…

• Não, não tenho um pendrive bootável do Windows e esse que estou usando o Ubuntu em modo live não está com Ventoy.

Você tem mais de um pendrive aí? Providencie um.
Você tem, no seu gabinete (presumo que esteja num desktop) uma porta USB que pode ser usada para espetar esse pendrive sobressalente e pôr nele a ISO do Windows? Recomendo colocar o pendrive que está com o sistema operacional que está sendo usado, direto numa porta da placa mãe (parte de trás do gabinete). O sobressalente, que receberá a imagem do Windows, coloque numa porta USB na frente do gabinete.
Isso diminuirá as chances de esbarrar acidentalmente num dos pendrives na hora que estiver fazendo a operação de fazer o pendrive bootável com Windows.

Com o pendrive espetado usando o sistema bootável/live Ubuntu. Com o GParted você consegue - na barra colorida das partições - clicar com o botão direito sobre as partições. A segunda opção do menu que vai aparecer, de cima para baixo, será a de excluir a partição.
Crie uma partição de uns 20GB no fim do disco. E use este espaço para baixar uma imagem do Windows. Você vai precisar deixar essa partição montada, e configurar - no navegador que estiver usando - o destino dos downloads para essa partição.

• Sim, já tenho um pendrive bootável do Windows OU esse que estou usando o Ubuntu em modo live está com Ventoy.

Com o pendrive espetado usando o sistema para instalação do Windows. Espete um pendrive bootável com Windows, quando estabilizar (quando parar numa tela que requer ação do usuário parar prosseguir para outra - a tela que escolhe o idioma, formato da hora e tipo de teclado) acesse o prompt de comando (teclas shift + F10).

Digite (após cada comando dê um enter):

diskpart
list disk
sel disk *x*

Sendo *x* o equivalente a esse disco do print que você enviou, que no GParted esta mostrando 447.13 GB. É um número, tipo: “0”, “1”, “2”.

clean
convert gpt

Esse último para garantir que a tabela de partição ficará como GPT. Não precisamos de mais surpresas. :melting_face:

exit

Saíra da ferramenta diskpart

exit

Saíra do prompt de comando.

Prossiga com a instalação do Windows.

Sugestões de tutoriais de instalação do Windows...

Tá marcado com tempo… Mas talvez você queira/deva assistir o vídeo completo…

8:09 APRENDA COMO INSTALAR WINDOWS NO COMPUTADOR DO ZERO, PARTE 2 MONTAGEM DE PC
4:10 Curso Hardware #17 - Preparando o Windows 10
6:44 Curso Hardware #18 - Instalando o Windows 10

Se o seu computador já veio com Windows, pode clicar em “Não tenho a chave do produto”. Vai instalar o Windows normalmente. A primeira vez que você se conectar à internet e você for atualizar o Windows o sistema será “autenticado”.

Só agora consegui instalar o a distribuição Linux Mint no PC, depois de passar muita raiva com o ubuntu, vou seguir o passo a passo aqui, caso tenha alguma dúvida eu lhe aviso, eu precisava do windows apenas pra rodar o bizagi, será que esse software se encontra disponível de alguma forma para linux?

1 curtida
Conteúdo escondido para isso não se tornar uma conversa

Acontece com os melhores sistemas operacionais… :sweat_smile:
Quem nunca passou raiva com alguma tecnologia que atire a primeira pedra. :stuck_out_tongue_winking_eye:

“Me avisa”, não. :face_with_raised_eyebrow:
Avisa a comunidade aqui do fórum. :smiling_face_with_three_hearts:
A comunidade tá cheia de gente boa disposta a compartilhar conhecimento. :heart_eyes:

Já que toquei no assunto “comunidade”, tem um aviso ali em cima me avisando que é a primeira vez que você postou. E tem um convite/incentivo para eu lhe dar as boas vindas à essa comunidade…
Enfim… Bem-vindo! :partying_face:
Se bem que eu cheguei esse dias também… Eu já posso dar boas-vindas?

… esse assunto, por exemplo: Nunca tinha ouvido falar desse software. Não sei qual função ele desempenha… Em que trabalho pode ser usado…

Acho que seria melhor criar um outro tópico para pedir sugestões para alternativas à esse software. Ajuda com a tal indexação. Por exemplo: Se uma pessoa procurar num buscador (google, bing, duckduckgo, …) alternativas a esse software e aparecer esse tópico (com o título: “Problema com inicialização do Windows após boot com Ubuntu”) dificilmente essa pessoa vai acessar esse tópico, nesse fórum.

Num tópico dedicado ao assunto, com o título adequado, fica mais fácil (por causa da indexação) uma pessoa que também teve esse dificuldade fornecer ajuda… E saiba te indicar o software perfeito que você precisa.

O máximo que vou conseguir fazer é te apresentar o: AlternativeTo e o Privacy Tools. Plataformas para encontrar alternativas à softwares/serviços.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.