Olá a todos! Bom, já faz um tempo que faço distro hopping por pura curiosidade e nunca me preocupei com estabilidade pois era mais novo e se desse problema eu formatava de uma vez e já era , porém, o tempo passa e as responsabilidades chegam e o medo de perder o sistema aumenta tanto quanto as responsabilidades, por isso, estava procurando uma solução estável e segura, sei que a base ubuntu não é instável e tal, mas procuro algo que realmente dure, algo que eu possa ficar uma boa quantia de tempo sem ter que me preocupar então pensei no debian, mas o tempo que tive junto ao debian foi pouco e não sei se vale a pena ir pra lá por conta da estabilidade e segurança. Tendo feito tais considerações gostaria de opiniões de vocês que já usaram ou usam o debian, eu viso utilizar o sistema para fins acadêmicos.
Para desktop eu recomendo debian testing. Ja usei por um bom tempo, nao tem pacote mto antigo mas tb nao eh mto novo. Para estudar eh bom…Se o hardware nao for mto novo da para usar tranquilho. Aqui eu uso manjaro pois minha placa de wifi eh uma com chip novo e no kernel antigo, 5.X.X, nao reconhece o wifi e nem bluetooth,
Bem, a sua dúvida e preocupação são compreensíveis, outros por aqui já as tiveram, por isso recomendo dar uma olhada nesses posts:
Ja usei desde a 8(considero a pior versão ja feita)
Pra vc ver beneficio vc vai ter que usar e tirar suas próprias conclusões, mas considero o APT básico e ineficaz em certas situações, boa firmeza em APIs(estabilidade) mas um certo desleixo nos repositórios contrib e nonfree(praticamente nada e testado, somente o free e bem testado), pessima pra jogos(mal usando repositorio unstable chega proximo do arch stable), gama de software agradavel a nivel ubuntu
Obrigado pelas repostas, li inclusive os artigos que o @kevinlucasilva enviou e acho que irei utilizar o Debian estável no notebook, acredito que a necessidade de softwares atualizados aqui se torna dispensável, e se houver necessidade posso usar flatpaks. Considerei também utilizar a versão de “testes” no desktop, já que relataram ser estável porém com softwares mais atualizados, e como utilizo o desktop para jogar as vezes e houveram relatos de que o debian supre também essa necessidade, talvez valha a pena dar essa chance ao sistema, o único trabalho que acho que terei será a interface, já que não ‘simpatizo’ com o gnome, sendo assim xfce no notebook e talvez kde no desktop.
É… a versão Testing ainda é bem estável se comparar, sei lá, com o Ubuntu que usa certos pacotes das versões Unstable e Experimental.
Lembrando que você também pode usar a versão Stable e habilitar o repositório Backports.
Enfim, as 2 são excelentes, se ficar em dúvida é só testá-las numa VM.
Vc pode escolher a interface desejada logo na instalação. Boa sorte!
É até fácil contornar isso com a Gnome Software (ou terminal mesmo) e Flatpaks
Olá d0ogi! Eu usei debian por quase 2 anos, a estabilidade dele é incrível, porém troquei de pc então vieram os problemas com drivers principalmente wifi, não encontrei nada compatível para fazê-la funcionar, acabei voltando para p Ubuntu e estou com ele no pc desktop e no notebook de trabalho desde agosto/2021, detalhe com a mesma instalação até hoje, particularmente eu, do modo que trabalho acho o Ubuntu muito estável, já deixei meu desktop ligado 40 dias direto com várias aplicações rodando e sem nenhum problema.
Mas como já foi dito nos comentários acima, nada como vc mesmo fazer sua instalação e sentir na pele a distro no seu dia a dia. abraços!
Olá! Retornando aqui pra dar um pequeno retorno do que achei até agora. O instalador é incrivelmente diferente, mas funciona bem que só ele, essa parada de poder escolher a interface na instalação é algo que realmente me salvou muito tempo e de fato fez toda a diferença, fora a velocidade da instalação, o unico problema foi o site, que é inimigo da intuição, mas com um pouquinho de esforço da pra aprender relativamente bem a se encontrar lá . Sobre performance, até agora sinto que está bem performático no multi tasking, pros jogos não diferencia muito do mint ou quase nada, se bobear tenho mais performance no debian pois é uma instalação bem limpa, agora eu apenas conto com a estabilidade dele sendo que instalei:
Debian 11 (bullseye) no Notebook;
Debian 12 (bookworm) no desktop.
Ambos foram simples de instalar/configurar e customizar, até agora o sistema me satisfez muito bem e corresponde as expectativas.
Obs: Optei por colocar os XFCE em ambos, acabei me acomodando com a D.E e resolvi deixar o xfce mesmo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.