Preciso de opniões sobre o Debian

Olá a todos! Bom, já faz um tempo que faço distro hopping por pura curiosidade e nunca me preocupei com estabilidade pois era mais novo e se desse problema eu formatava de uma vez e já era :sweat_smile:, porém, o tempo passa e as responsabilidades chegam e o medo de perder o sistema aumenta tanto quanto as responsabilidades, por isso, estava procurando uma solução estável e segura, sei que a base ubuntu não é instável e tal, mas procuro algo que realmente dure, algo que eu possa ficar uma boa quantia de tempo sem ter que me preocupar então pensei no debian, mas o tempo que tive junto ao debian foi pouco e não sei se vale a pena ir pra lá por conta da estabilidade e segurança. Tendo feito tais considerações gostaria de opiniões de vocês que já usaram ou usam o debian, eu viso utilizar o sistema para fins acadêmicos.

1 curtida

Para desktop eu recomendo debian testing. Ja usei por um bom tempo, nao tem pacote mto antigo mas tb nao eh mto novo. Para estudar eh bom…Se o hardware nao for mto novo da para usar tranquilho. Aqui eu uso manjaro pois minha placa de wifi eh uma com chip novo e no kernel antigo, 5.X.X, nao reconhece o wifi e nem bluetooth,

1 curtida

Bem, a sua dúvida e preocupação são compreensíveis, outros por aqui já as tiveram, por isso recomendo dar uma olhada nesses posts:

1 curtida

Ja usei desde a 8(considero a pior versão ja feita)
Pra vc ver beneficio vc vai ter que usar e tirar suas próprias conclusões, mas considero o APT básico e ineficaz em certas situações, boa firmeza em APIs(estabilidade) mas um certo desleixo nos repositórios contrib e nonfree(praticamente nada e testado, somente o free e bem testado), pessima pra jogos(mal usando repositorio unstable chega proximo do arch stable), gama de software agradavel a nivel ubuntu

1 curtida

Obrigado pelas repostas, li inclusive os artigos que o @kevinlucasilva enviou e acho que irei utilizar o Debian estável no notebook, acredito que a necessidade de softwares atualizados aqui se torna dispensável, e se houver necessidade posso usar flatpaks. Considerei também utilizar a versão de “testes” no desktop, já que relataram ser estável porém com softwares mais atualizados, e como utilizo o desktop para jogar as vezes e houveram relatos de que o debian supre também essa necessidade, talvez valha a pena dar essa chance ao sistema, o único trabalho que acho que terei será a interface, já que não ‘simpatizo’ com o gnome, sendo assim xfce no notebook e talvez kde no desktop.

1 curtida

É… a versão Testing ainda é bem estável se comparar, sei lá, com o Ubuntu que usa certos pacotes das versões Unstable e Experimental.

Lembrando que você também pode usar a versão Stable e habilitar o repositório Backports.

Enfim, as 2 são excelentes, se ficar em dúvida é só testá-las numa VM. :call_me_hand:

Vc pode escolher a interface desejada logo na instalação. Boa sorte!

1 curtida

É até fácil contornar isso com a Gnome Software (ou terminal mesmo) e Flatpaks

1 curtida

Olá d0ogi! Eu usei debian por quase 2 anos, a estabilidade dele é incrível, porém troquei de pc então vieram os problemas com drivers principalmente wifi, não encontrei nada compatível para fazê-la funcionar, acabei voltando para p Ubuntu e estou com ele no pc desktop e no notebook de trabalho desde agosto/2021, detalhe com a mesma instalação até hoje, particularmente eu, do modo que trabalho acho o Ubuntu muito estável, já deixei meu desktop ligado 40 dias direto com várias aplicações rodando e sem nenhum problema.
Mas como já foi dito nos comentários acima, nada como vc mesmo fazer sua instalação e sentir na pele a distro no seu dia a dia. abraços!

2 curtidas

Olá! Retornando aqui pra dar um pequeno retorno do que achei até agora. O instalador é incrivelmente diferente, mas funciona bem que só ele, essa parada de poder escolher a interface na instalação é algo que realmente me salvou muito tempo e de fato fez toda a diferença, fora a velocidade da instalação, o unico problema foi o site, que é inimigo da intuição, mas com um pouquinho de esforço da pra aprender relativamente bem a se encontrar lá :sweat_smile:. Sobre performance, até agora sinto que está bem performático no multi tasking, pros jogos não diferencia muito do mint ou quase nada, se bobear tenho mais performance no debian pois é uma instalação bem limpa, agora eu apenas conto com a estabilidade dele sendo que instalei:

Debian 11 (bullseye) no Notebook;
Debian 12 (bookworm) no desktop.

Ambos foram simples de instalar/configurar e customizar, até agora o sistema me satisfez muito bem e corresponde as expectativas.

Obs: Optei por colocar os XFCE em ambos, acabei me acomodando com a D.E e resolvi deixar o xfce mesmo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.