Estou pensando em usar o Debian 10, quais os pontos positivos e negativos?

Estou pensando em usar o debian gosto da ideia de estabilidade e sei mais ou menos a proposta dele mas quero saber os pontos positivos e negativo dele na sua opinião e onde encontrar ajuda a respeito de problemas que eu possa ter canais no youtube fórum do mesmo coisas do tipo pode ser em ingles ou espanhol se tiver…

eu fiquei interessado no Deepin que é baseado no Debian e estou achando como desvantagem as versões antigas, Debian tem como base a estabilidade, e como consequência os aplicativos são mais antigos, deepin não sofre tanto pois muitos programas com que ele vem e a sua interface são feitas pra ele, mas o proprio Debian seria mais complicado, você ficaria de fora em várias novidades, e demoraria para receber atualizações de hardware, não acho interessante para uso doméstico ou para jogos, pra trabalho me parece uma boa.

O Debian é um sistema que preza pela estabilidade acima de tudo, e é considerado um sistema não muito fácil de utilizar por ser bastante “cru”.

Nele não há, por exemplo, uma interface amigável para adicionar PPAs, para atualizar drivers, para mudar o kernel, … Além disso, a norma do projeto é de congelar as versões dos programas naquelas que foram testadas pelo time de desenvolvimento durante o amadurecimento da versão atual e esse período de amadurecimento demora mais de ano. Ou seja, o Gnome ainda está no 3.30, sem as otimizações do 3.32, o Firefox é a versão 60 ESR, e por ai vai. Você precisará ativar os repositórios backports e adicionar alguns PPAs para conseguir fazer a atualização desses pacotes ou utilizar Snaps/Flatpaks, mas isso pode comprometer a estabilidade.

Por outro lado, é um sistema compatível com praticamente todas as interfaces gráficas existentes e que permite uma instalação bastante limpa e customizada, sem forçar o uso de pacotes. Diferente do Ubuntu que se você tenta desinstalar o pacote do tema e ele desinstala praticamente o sistema todo (estou forçando a barra, mas deve saber do que estou falando), o Debian só tem as dependências dos pacotes em si. Ou seja, se o pacote do tema não é utilizado por nenhum outro pode ser desinstalado sem problema. Mas para isso é preciso conhecer os pacotes e saber quais são necessários ou não.

Resumindo, caso você procure estabilidade máxima o Debian é o sistema ideal. Mas caso você não tenha muita experiência na gerência de sistemas linux em nível de terminal e/ou queira usar as versões mais atuais dos programas, não é o recomendado.

De qualquer modo, recomendo você instalá-lo em uma máquina virtual e testá-lo por uns dias. Não custa nada e é um bom aprendizado.

4 curtidas

Acho que Debian é uma das distribuições mais seguras que se pode usar hoje em dia, é estável, tem suporte excelente a tipos diferentes de pacotes (apt, flatpak, snapd), funciona absolutamente bem com qualquer DE, é usado e apoiado por inúmeras empresas e fundações por todo o mundo. O único ponto negativo talvez seja a quantidade excessiva de pacotes pré-instalados, pelo menos na versão dvd vem bastante (cerca de 2000).

1 curtida

comecei a usar debian com kde a 2 dias e estou amando principalmente por ter a appmenu que gosto tanto pq economiza area de tela… quanto a jogos ta muito bom tbm com proton. ganho 20 fps no eve online em relacao ao w10pro. digo em comparacao ao mint cinnamon que usei por uns 3 meses e gostei muito tbm.


4 curtidas

O Deepin vai passar a usar o Debian 10 na nova atualização que está prevista para esse mês.

1 curtida

Infelizmente esse é um dos casos em que vc só irá obter uma real resposta testando e analisando suas necessidades.

O Debian é estável até nas suas versões não estáveis, por exemplo, eu uso o Testing com alguns repositórios do Unstable e não tenho problemas de instabilidade ou quebra de sistema… Pq mesmo assim, os pacotes nessa versão são pacotes ¨mais antigos¨.

Se a sua preocupação for com programas atuais, pode esquecer, até o Kernel está na 4.19 ainda.

Agora, se a sua preocupação for voltada para estabillidade e segurança em manter o sistema funcionando, vai estar bem servido.

Com relação a ajuda, qualquer pesquisa no Google vai te trazer toneladas de resultados. Tem também o forumdebian.com.br, debianbrasil.org.br, telegram, canais irc… Esse vai ser o menor dos seus problemas.

3 curtidas

vlw pela ajuda eu fiz dual boot por que stou disposto a aprender o debian por assim dizer

2 curtidas

Legal! Espero que goste. Qualquer problema, a galera aqui do fórum ajuda também.

1 curtida

com KDE eu vou testar por que baixei a versão com gnome mas vou baixar a versão com o KDE por que eu acho muito mais bonito e acho que o KDE sim é uma interface a se considerar
vlw pela indicação

1 curtida