Precisamos valorizar mais o LibreOffice

Por N motivos, estou usando o Windows 11 agora no meu notebook, e como eu já estou usando um sistema proprietário, eu dei uma sincera chance ao Microsoft Office 2021.

Comecei a escrever um livro no Word e, a princípio, o processo foi bom porque o visual é muito bonito, especialmente a suavidade de como o cursor se move a medida que as letras são inseridas e do modo de transição de quando você muda as seções da barra de ferramentas (sim, sei que é frescura, mas são esses detalhes que fazem a diferença).

Notei a primeira vantagem do LibreOffice quando testei o suporte do Microsoft Office 2021 ao formato ODT (continua lendo porque não é o que você está pensando :upside_down_face:), exportei o documento para o formato livre e percebi algo que eu não pretendia verificar antes, o corretor gramatical do LibreOffice (CoGrOO) detectou um erro que o corretor do Micrososft Office deixou passar batido. O motivo de eu não usar o LanguageTool no LibreOffice é que nada supera o CoGrOO para correção da língua portuguesa.

Depois fiz um segundo teste, fiz o Word exportar o arquivo DOCX para PDF e o documento gerado tinha um erro indesculpável: no documento editável, logo depois do sumário está o primeiro capítulo, só que o PDF gerado pelo Microsoft Office há uma página em branco entre a página do sumário e o primeiro capítulo, de onde veio essa página? E a cereja do bolo é que o LibreOffice gera os bookmarks do PDF para os capítulos, já o Microsoft Office 2021 não fez isso. O exportador de PDF do LibreOffice é claramente superior. Só um adendo: caso não tenha ficado claro, criei do zero os documentos editáveis DOCX e ODT em seus respectivos processadores de texto, também marquei os títulos dos capítulos com seus estilos adequados.

Foi uma boa lição: não importa o sistema operacional, continuarei usando o LibreOffice, até porque ele é multiplataforma, então seu eu migrar do Windows um dia, continuarei com uma suíte de escritório que gosto.

Mas não vou mentir, os desenvolvedores do LibreOffice precisam melhorar a interface modernizada do LibreOffice, está ficando legal, mas eu pessoalmente sinto que algo está errado, é uma sensação que não sei explicar; mas os caras estão indo bem, só não chegou lá ainda.

E eles também poderiam melhorar a seleção de estilos nessa interface, não está dando uma experiência muito agradável. Vou ver se faço um “bug report”.

Fora isso, a minha única reclamação é com o suporte aos formatos proprietários da Microsoft, mas sei que os desenvolvedores dão prioridade a isso.

10 curtidas

Deve ter uns 20 anos que troquei o MS Office pelo Star Office / Open Office / LibreOffice (História).

A única coisa que me deu pena abandonar, foi a extrema facilidade do MS Word para busca-e-troca envolvendo parágrafos (^P) e quebras de linha (^N) – coisa que até hoje não consegui fazer no LibreOffice – e fico enrolado tentando fazer pelo awk, sed etc.

Eu estava, hoje, exatamente tentando mudar a interface para Dark, pois não consigo mais ter paciência para ler letrinhas miúdas, fininhas, em fundo cinza relativamente escuro (menus). Falta um mínimo de contraste.

Em vários sites, mostram como fazer isso – e as imagens realmente mostram a interface bem mais legível – mas aqui, tudo que consegui, foi mudar as cores da área de texto / planilha. Ora… isso, eu mesmo posso fazer, e fica muito melhor.

2 curtidas

Eu gosto do LibreOffice, mas ele ficou gigante e engessado. Tens uns meses que comecei a usar o OnlyOffice e tô preferindo ele ao Libre.

1 curtida

Não sou um grande fã da interface do LibreOffice, mas pelo menos ele tem a suíte mais competente em funcionalidades na minha opinião. A compatibilidade com docx melhorou bastante nos últimos anos.

Prefiro o LibreOffice ao OnlyOffice porque acho acho o OnlyOffice lento (ele é um web app basicamente).

1 curtida

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Integração de tema GTK/KDE no LibreOffice

Você chegou a atualizar o Office 2021? Porque as atualizações costumam corrigir todos os bugs, e um em especifico sobre a geração de pdf acrescentando uma pagina em branco, não acredito que iria passar despercebido sem um hotfix.

Tirando o fator preferencia por gosto, não tem como comparar o Office com o LibreOffice, ou melhor, não tem como comparar o Office com nenhum outro concorrente. Nenhum concorrente possui todos os recursos que tem no Office, e ta tudo bem isso, visto que o poder econômico da Microsoft não se compara com seus concorrentes.

Para mim o LibreOffice parou no tempo, não acredito que não tenha ninguém para chegar nos desenvolvedores e falar: UX/UI Design foi inventado.

Para mim a ordem dos offices são:

1. Microsoft Office
  2. Apple iWork
  3. Google Docs (tem menos recursos, porém é muito intuitivo)
  4. OnlyOffice
  5. WPS Office
  6. FreeOffice
  7. LibreOffice
1 curtida

As próprias distribuições não valorizam essa suíte office, e me recordo que o Fedora, não mais o empacotará, deixando que usemos apenas a versão flatpak. Eu como universitário tentei usar e ainda utilizo o LibreOffice, mas hoje o Onlyoffice e outras opções são mais “fáceis” e completas que o mesmo; e já tentei usar até o Calligra, do KDE, esse sim, praticamente inutilizável nos dias de hoje. Mas isso nem sempre é culpa do Libre, no Dio mesmo, me recordo de um desenvolvedor falar que as distribuições empacotam ao seu bel-prazer e muito dos bugs é oriundo das próprias distros… Aqui no fórum eu comecei uma discussão com dicas para usar essa suíte office. Aprenda a usar a suíte LibreOffice

2 curtidas

Distros asiáticas já enviam com o WPS no lugar, distros como o Manjaro já oferecem opção de OnlyOffice no lugar durante a instalação, Fedora não mais manterá o pacote em RPM; usuários Linux usando muito mais ferramentas como o Google Docs e o próprio OnlyOffice… Não que isso desmereça a boa suíte office que é o LibreOffice mas precisamos falar que sua utilização tem caído ao invés de ter-se tornado a principal alternativa a suíte office da M$.

1 curtida

Esse é o preço que se paga por ficar preso ao passado. Garanto que muitos não teriam experimentado outra alternativa se a interface do LibreOffice tivesse sido atualizada ao longo dos anos.

2 curtidas

Red Hat/Fedora estão priorizando flatpak ao RPM assim como a Canonical esta fazendo no Ubuntu com os snaps, é mais fácil Fedora manter um pacote do LibreOffice em flatpak do que ficar fazendo o empacotando em RPM do mesmo, é apenas redução de trabalho.

Uso o libre Office desde a faculdade onde a galera de Sistemas tinha que entrar ou fazer trabalhos utilizando tecnologias abertas, não sei se hj ainda é assim.

Considero o LibreOffice Writer o melhor processador de textos do mercado, pois possui características avançadas de tipografia (usuários do Word nem sonham com algumas funcionalidades presentes no Writer) e características de software DTP.
A alguns anos li o artigo de um editor de uma revista, não lembro qual, que resolveu experimentar o LibreOffice Writer em detrimento ao QuarkXPress, ele escreveu que a experiência foi surpreendente pois ele não esperava encontrar funcionalidades DTP em um processador de textos. Ele relatou já ter feito a experiência com o Word, mas não foi tão simples quanto a experiência com o Writer.

7 curtidas

Eu me bati semana passada (ou retrasada? não lembro direito) para fazer algumas coisas no excel que eram simples de fazer no calc.

1 curtida

Eu gosto da interface “em abas” dele, acho que podia ser o padrão.

Lembrei uma coisa…

No PCLinuxOS, o LibreOffice não é gerido pelo APT (apt-rpm) / Synaptic.

Ao receber um aviso, é necessário abrir o “LibreOffice Manager” (LOmanager), que cuida das atualizações e “localizações” (Idiomas / Regiões).

O LOmanager baixa o LibreOffice diretamente da “Document Foundation Org” – que o oferece para .deb, mac, rpm, win:

Entrei no diretório rpm, e vi que os pacotes são em tar.gz:

Pelo MirrorBrain, as requisições de download são redirecionadas para o espelho teoricamente “mais próximo”, ou “mais rápido”.

Portanto, há muitos anos – desde 2017, pelo menos – a equipe do PCLinuxOS não gasta nem 1 minuto “fazendo empacotamento”.

EDIT - O LOmanager foi anunciado em 2009, no Forum PCLinuxOS.

2 curtidas

E ainda acrescento o sistema de inserção e edição de fórmulas do LibreOffice Writer. Ouso dizer que o sistema do Writer é mais completo do que o do Microsoft Word.

Writer e Word têm esse sistema, mas os outros processadores de texto não tem; pelo menos não desde a última vez que vi.

2 curtidas

Tabela de comparação de recursos entre o Libreoffice e o Microsoft Word:
https://wiki.documentfoundation.org/Feature_Comparison:_LibreOffice_-_Microsoft_Office

2 curtidas

Passei a valorizar o LibreOffice desde o ano passado após o Word da minha assinatura do Microsoft 365 que caminha para a extinção travar após precisar atualizar meu currículo para enviar para uma empresa gringa. O suporte da Microsoft sugeriu criar outra conta de usuário, mas isso não resolveu. A solução foi reiniciar a máquina para usar o LibreOffice da então existente instalação do Ubuntu, o que resolveu meu problema.

Tome cuidado para não serem contaminado pelo FUD de um ceto MVP influencer do YouTube brasileiro com apelido gringo com seu Alienware rodando o Janeleas. Por isso admiro o trabalho do Diolinux que apesar do seu foco em Linux, não chega ao nível de ser um “fanboy de um sistema operacional”. E tem vezes que ele até mesmo fala do Janelas em seu canal e recomenda seu uso para determinados casos.

Depois que tive problemas com a Microsoft, que inclusive virou tema de discussão judicial, mergulhei de cabeça no mundo do pinguim. Meu início foi com o Ubuntu, mas após o lançamento do Debian 12 e melhor entender a história e proposta do sistema, decidi mudar de sistema e aqui estou. Inclusive estou usando o LibreOffice 7.4 do repositório do Debian. A interface espartana não é problema se os programas da suite atendem às minhas necessidades e tem os recursos que eu espero.

Isso é mais um dos exemplos que nem sempre o software proprietário necessariamente será o melhor para o usuário final.

5 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.