Por N motivos, estou usando o Windows 11 agora no meu notebook, e como eu já estou usando um sistema proprietário, eu dei uma sincera chance ao Microsoft Office 2021.
Comecei a escrever um livro no Word e, a princípio, o processo foi bom porque o visual é muito bonito, especialmente a suavidade de como o cursor se move a medida que as letras são inseridas e do modo de transição de quando você muda as seções da barra de ferramentas (sim, sei que é frescura, mas são esses detalhes que fazem a diferença).
Notei a primeira vantagem do LibreOffice quando testei o suporte do Microsoft Office 2021 ao formato ODT (continua lendo porque não é o que você está pensando ), exportei o documento para o formato livre e percebi algo que eu não pretendia verificar antes, o corretor gramatical do LibreOffice (CoGrOO) detectou um erro que o corretor do Micrososft Office deixou passar batido. O motivo de eu não usar o LanguageTool no LibreOffice é que nada supera o CoGrOO para correção da língua portuguesa.
Depois fiz um segundo teste, fiz o Word exportar o arquivo DOCX para PDF e o documento gerado tinha um erro indesculpável: no documento editável, logo depois do sumário está o primeiro capítulo, só que o PDF gerado pelo Microsoft Office há uma página em branco entre a página do sumário e o primeiro capítulo, de onde veio essa página? E a cereja do bolo é que o LibreOffice gera os bookmarks do PDF para os capítulos, já o Microsoft Office 2021 não fez isso. O exportador de PDF do LibreOffice é claramente superior. Só um adendo: caso não tenha ficado claro, criei do zero os documentos editáveis DOCX e ODT em seus respectivos processadores de texto, também marquei os títulos dos capítulos com seus estilos adequados.
Foi uma boa lição: não importa o sistema operacional, continuarei usando o LibreOffice, até porque ele é multiplataforma, então seu eu migrar do Windows um dia, continuarei com uma suíte de escritório que gosto.
Mas não vou mentir, os desenvolvedores do LibreOffice precisam melhorar a interface modernizada do LibreOffice, está ficando legal, mas eu pessoalmente sinto que algo está errado, é uma sensação que não sei explicar; mas os caras estão indo bem, só não chegou lá ainda.
E eles também poderiam melhorar a seleção de estilos nessa interface, não está dando uma experiência muito agradável. Vou ver se faço um “bug report”.
Fora isso, a minha única reclamação é com o suporte aos formatos proprietários da Microsoft, mas sei que os desenvolvedores dão prioridade a isso.