Pós Instalação no Fedora com RPMFusion/Flatpak/Snap

Com o avanço dos Flatpak’s e Snap’s temos cada vez mais opções e talvez maneiras mais “seguras” de usar programas de terceiros, sem correr o risco de quebrar o sistema ou problemas de versionamento de libs e dependências, assim como RPMFusion quem vem provando a anos sua eficiência em um repositório non/free para o Fedora.

Codec’s

Uma das primeiras coisas a se procurar quando se instala o Fedora, pois não possui o VLC e ffmpeg no repositório padrão, mas onde precisamos desses codec’s? no Firefox por exemplo, o navegador padrão do Fedora. Se quisermos usá-lo para videos html5 no youtube e outros serviços com total integração, precisamos do codec h264 através do ffmpeg, no caso ele é empacotado em .rpm pelo RPMFusion e também via flatpak, porém via flatpak você só vai compartilahr o ffmpeg com outros programas flatpak.

Adicionar repositório RPMFusion

Você pode instalar o repositório através de 2 pacotes .rpm, clicando na sua versão atual do Fedora neste link baixando o free e nonfree

[caption id=“attachment_217” align=“alignnone” width=“830”]

baixar non/free[/caption]

[caption id=“attachment_219” align=“alignnone” width=“1129”]

escolher abrir com / salvar arquivo para abertura com gnome-software(instalação de programas) ou Discover.[/caption]

[caption id=“attachment_218” align=“alignnone” width=“1202”]

instalar RPM Fusion Free[/caption]

[caption id=“attachment_220” align=“alignnone” width=“1203”]

instalar RPM Fusion non-free[/caption]

Após a instalação verifique se os repositórios RPMFusion estão instalados

obs: Se necessário de um “sudo dnf update” no terminal ou no gnome-software:

Ou via terminal:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Agora já estamos aptos a usufruir do RPMFusion e seus pacotes de forma integrada com o sistema, algumas aplicações vão aparecer no gnome-software outras não, como o ffmpeg. Para isso você pode usar o terminal:

sudo dnf install ffmpeg

ou via dnfdragora (GUI para dnf) também encontrado na gnome-software:

[caption id=“attachment_224” align=“alignnone” width=“1313”]

selecione o ffmpeg em seguida “aplicar” para instalar[/caption]

Veja os artigos de instalação do suporte a Flatpak's e Snap's no Fedora

Após isto você pode conferir se o seu Firefox possui todos codec's instalados através deste link

[caption id=“attachment_239” align=“alignnone” width=“1430”]

Navegador Firefox[/caption]

Pronto! você tem total integração com videos no youtube e outros serviços. Além do Firefox outros programas como Kdenlive (via RPMFusion) também vão se beneficiar dos codec’s, já que ele também usa o ffmpeg.

Existe um repositório via Flatpak mantido por funcionários da Redhat, onde é possível usar o Firefox Nightly e Developer Edition, para mais informações veja este vídeo:

Mas se você quiser usar o navegador Google Chrome:

[caption id=“attachment_227” align=“alignnone” width=“1201”]

instale repositórios de terceiros[/caption]

[caption id=“attachment_234” align=“alignnone” width=“1151”]

navegador Google Chrome[/caption]

obs: Chrome já vem com codec’s embutidos.
PLUS!

Uma opção interessante de navegador, disponibilizado via Snap (já com codec’s) é o Opera, para instalar via snap use o terminal ou a GUI de sua preferência:

sudo snap install opera

VLC

vlc_legendas

Precisamos de um player que não desaponta na hora de rodar qualquer formato de mídia, VLC é “pau pra toda obra” podemos usá-lo via RPMFusion, Snap e Flatpak.

Já que adicionamos os repositórios RPMFusion (no primeiro passo deste artigo) podemos instalar facilmente via terminal ou sua GUI de preferência:

RPMFusion:

obs: se instalarmos via RPMFusion, os codec’s instalados junto com o pacote VLC, serão usados por outros players que venham a ser instalados via dnf também:

sudo dnf install vlc

Via Snap:

sudo snap install vlc

Via Flatpak:

obs: se instalarmos via Flatpak, os codec’s instalados junto serão usados por outros players que venham a ser instalados via Flatpak também:

flatpak install flathub org.videolan.VLC

[caption id=“attachment_244” align=“alignnone” width=“1684”]

VLC[/caption]

Mais alguns programas úteis que podem ser instalados através do RPMFusion/Flatpak/Snap e do próprio repositório do Fedora via terminal ou gerenciadores de pacote gráficos:

OBS Stúdio

obsstudio

obs: Recomendo usar o OBSStudio das versões RPMFusion ou Flatpak por suportarem codec nvenc da Nvidia.

RPMFusion:

sudo dnf install obs-studio

Flatpak:

flatpak install flathub com.obsproject.Studio

Discord

discord

RPMFusion:
sudo dnf install discord
Flatpak:
flatpak install flathub com.discordapp.Discord
Snap:
sudo snap install discord

Audacity

RPMFusion

obs: versão mais completa a nivel de codec’s

sudo dnf install audacity-freeworld

Flatpak:

flatpak install flathub org.audacityteam.Audacity

Snap:

sudo snap install audacity

Gimp

Fedora Repo:
sudo dnf install gimp
obs: Flatpak's e Snap's geralmente tem versão mais recente

Flatpak:

flatpak install flathub org.gimp.GIMP

Snap:

sudo snap install gimp

Kdenlive

kdenlive

obs: recomendo também usar versões appimage deste link

RPMFusion:

sudo dnf install kdenlive

Flatpak:

flatpak install flathub org.kde.kdenlive

Steam

Steam_Logo

obs: recomendo usar Steam do RPMFusion.

RPMFusion:

Também é encontrado após habilitar os repositórios de terceiros como demonstro neste vídeo:

RPMFusion:

sudo dnf install steam

Flatpak:

flatpak install flathub com.valvesoftware.Steam

Spotify

Flatpak:

flatpak install flathub com.spotify.Client

Snap:

sudo snap install spotify

Telegram

RPMFusion:
sudo dnf install telegram-desktop

Flatpak:

flatpak install flathub org.telegram.desktop

Snap:

sudo snap install telegram-desktop

Qbittorrent

Fedora Repo:
sudo dnf install qbittorrent
Flatpak:
flatpak install flathub org.qbittorrent.qBittorrent

OpenDrive (Cliente Google Drive não oficial)

opendrive

Snap:
sudo snap install odrive-unofficial

WPS Office

wps

sudo snap install wps-office

ONLYOFFICE

Snap:
sudo snap install onlyoffice-desktopeditors

Simplenote

simplenote

Snap:
sudo snap install simplenote

Flameshot

download

Fedora repo:
sudo dnf install flameshot

Lutris

download (1)

Fedora repo:
sudo dnf install lutris

Extra!

Alguns temas GTK populares!

ARC Theme

Fedora repo:
sudo dnf install arc-theme

Adapta Theme

Fedora repo:
sudo dnf install adapta-gtk-theme

Ícones Paper

Fedora repo:
sudo dnf install paper-icon-theme

Ícones Deepin

deepin icones

Fedora repo:

sudo dnf install deepin-icon-theme

Confira também, instalação do driver nvidia aqui.

Se você gostaria de corrigir ou complementar o artigo, fique a vontade para me enviar via fastos2016@gmail.com
23 curtidas

Excelente e muito esclarecedor artigo!
Estou fazendo uso do Fedora no meu desktop.
Muito obrigado!

Ótimo tutorial, parabéns! :slight_smile:

1 curtida

Tópico show, pra quem está iniciando no Fedora, como eu, esse tópico é perfeito pra iniciar, saber o que é necessário de início instalar pra deixar o sistema mais redondo ainda, parabéns pela iciativa!
Como faço pra compilar o evopop-gtk-theme para o Fedora 30? Ainda não está disponível pra essa versão, mesmo usando o sudo dnf install evopop-gtk-theme não instala nada, aparece a informação “Erro: Não foi possível encontrar uma correspondência”.

Achei esse tutorial de compilação do evopop theme, é seguro por esse método? Irá funcionar realmente?

Quero instalar esse tema, ela vai ficar lindo com os ícones Paper do Solus.

https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/evopop-icon-theme/0.11/3.fc29/noarch/evopop-icon-theme-0.11-3.fc29.noarch.rpm

é só instalar esta rpm, é da versão 29, mas não tem dependencias extras, pois é só um tema…

2 curtidas

Opa, agradeço pela dica, farei isso agora mesmo, gostei desse tema.

PS: Tema instalado, agora está mais bonito o sistema, ficou mais moderno. Sei que o assunto não tem nada a ver com o tópico, mas vc poderia me ensinar como configurar para file manager mostar as miniaturas/thumbnails do vídeos?

Já alterei a opção “mostrar miniaturas pra arquivos menos que 4096mb” e nada dele mostrar, continua sem mostrar miniatura nenhuma. Tem como resolver isso?

Qual gerenciador de arquivos e formato dos vídeos?

O gerenciador é o nativo mesmo do Fedora, acho que o nome é nautilus, certo? Já o formato dos vídeos, só testei alguns mp4, não cheguei a testar outros formatos ainda, mas o que vejo no momento é nesse formato.

Se não tem rpmfusion instalado e outras dicas

sudo dnf install ffmpegthumbnailer tumbler

2019-06-21_21-16

1 curtida

Opa, valeu pela info @fastos2016, agora ficou show!

@fastos2016, vc tem algumas dicas de customização de aparencia do Fedora? Gosto do fato do gnome dele ser bem clean, mas a aparência dele é feia de doer.

Cai na besteira de assistir o vídeo do Dio sobre o Zorin OS 15, adorei a aparência do Zorin, algo daquele tipo no Fedora seria perfeito pra mim. Tem como eu configurar algo igual ou parecido com a customização do gnome do Zorin?

Parabéns pelo tutorial @fastos2016 , a instalação dos codecs para so users do GNOME após adicionar os repositórios do rpmfusion, é facilitado utilizando Complementos->Codecs, só para facilitar para as pessoas que não utilizam o VLC como eu que utilizo o velho Totem(Vídeos).


2 curtidas

Amigo muitoooooooooo obrigado pelo tutorial! Estou querendo começara utilizar o fedora e estava na dúvida sobre esses repositórios rpm.
Esse tutorial serve para spin KDE também ou apenas ambiente gnome??

1 curtida

Algumas coisas dá pra fazer via extensões, só teria que ver quais algumas eu reconheco de cara, arc menu, dash to panel, frippery move clock, gsconnect, desktop chaos, as outras só decifrando os nomes mas pelo que percebi algumas foram modificadas pela equipe do Zorin, depois quando tiver tempo baixo a ISO e vejo como configurar.
http://ppa.launchpad.net/zorinos/stable/ubuntu/pool/main/g/

A customização é igual em qualquer outro gnome, atravéz de extensões, use com moderação…

Belo tópico, parabéns.
Acho que agora faço a migração para o Fedora :slightly_smiling_face:
Vou assistir depois o vídeo de instalação do driver da NVidia. Meu notebook tem uma GTX 1050

Sim com certeza, de preferência desative todas ao fazer um upgrade de versão do gnome-shell.

O tutorial ficou muito bom, vou adicionar como favorito aqui, só que pra mim as imagens estão aparecendo com códigos tipo o caption por exemplo, aí atrapalha um bocado.

meu vídeo e tutorial de nvidia não é para placas hibridas, mas boa sorte…

1 curtida