Problemas de conexão no Fedora

Utilizando o Fedora 29, a minha conexão cai com uma certa frequência. Já tive este problema tanto com a wirelles quanto cabeada.
O ícone que indica a conexão (a que fica no canto superior direito, no caso do Gnome) fica como se estivesse tudo bem, mas não consigo acessar nenhuma página ou fazer qualquer download. Preciso, manualmente, desconectar e reconectar através do menu do Gnome para que volte a funcionar. Mesmo assim, o problema acaba acontecendo novamente.
Não consegui notar nenhum padrão.
No mesmo PC, também utilizo Mint e Windows 10 sem problemas. Só acontece no Fedora comigo.

Quando uso o comando ‘lspci -knn | grep Net -A2’, retorna:
03:00.0 Network controller [0280]: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter [168c:0036] (rev 01)
Subsystem: Lite-On Communications Inc Device [11ad:0803]
Kernel driver in use: ath9k

O que pode estar acontecendo?

no RPMFusion (repositorio para pacotes free/nonfree para Fedora) lá tem o pacote akmod-wl que provem modulos/drivers wifi, instale reenicie e veja se funfa…

qualquer duvidas sobre instalar rpmfusion Pós Instalação no Fedora com RPMFusion/Flatpak/Snap

Obrigado, Renato.
Habilitei o RMPFusion e usei o comando ‘sudo dnf install akmod-wl’. É só isso mesmo que eu tinha que fazer?
Parece que funcionou. Vou só testar por mais uns dias antes de marcar como resolvida.

2 curtidas

era isso e reiniciar… uma dica, com o seu smarthphone instale o app wifi analyzer, para verificar quais canais estão menos sobrecarregados aí na sua rede, e selecione no seu router o canal para ter melhor qualidade no wifi…

1 curtida

Valeu pela dica, Renato. Vou ver esse negócio de trocar o canal.
Esse final de semana, pude usar mais o PC e o problema continua, infelizmente.

Se for algum problema na qualidade do sinal, o estranho é que é algo que só o meu Fedora não consegue resolver.

Aqui em casa, tem dois Androids, um PS4, eu também uso Windows e Mint, e minha esposa usa o Deepin. Nestes outros sistemas, esse problema não acontece. Se ocorrem quedas, são imperceptíveis. Fora que, no final de semana passado, aconteceu também com o notebook ligado no cabo ethernet.

Tem um tempo que tenho esse problema com o Fedora, e não se resolveu com uma reinstalação que fiz.

Nada na interface indica quando a conexão cai, só percebo quando tento abrir uma página web ou fazer um download.

Pensei na possibilidade da internet estar caindo e voltando e o sistema não estar reconectando automaticamente. É possível isso? Se for, tem como resolver?

Tem mais alguma coisa que posso tentar?

Não queria abandonar o sistema. Tirando este problema, tem sido o meu favorito.

quando pesquiso “Atheros QCA9565 linux” no google, é tanto tópico aberto por essa placa…ja tentou algum tutorial pra compilar o driver?

1 curtida

confirmei em alguns grupos do Fedora, tem um cara com essa placa, ele diz que da umas osciladas no sinal, mas não chega desconectar outro falou que funciona mas não com todo sinal…eu tentaria apenas mudar o canal, ajustar para 20 Mhz only, e suporte apenas 802.3g e 802.3n. (isso no seu router)

1 curtida

Usei o app que você indicou e mudei o canal no roteador pra um menos ocupado. Já estava 20Mhz. Essas coisas de 802.3g e 802.3n, eu não encontrei nas configurações do meu roteador.
Sobre compilar o driver: pra ser sincero, nunca fiz algo do tipo. Nada que me impeça de tentar. Vou dar uma pesquisada no final de semana.
Enfim, sou leigo e talvez eu que não esteja a altura da distro ainda.
Vou continuar tentando e vou usando o Mint mesmo para tarefas que não posso perder a conexão.
Se conseguir algum resultado, posto aqui.
Muito obrigado, Renato.

não tem essa de “altura da distro” vc só não ta conseguindo usar…tem muitos que não conseguem…ainda bem que existe outros sistemas né…

Oi Vitor,

Este problema ocorre somente no Fedora? Você já usou algum outro sistema aí e funcionou normal? Se sim, sabemos não é nada físico…

No meu entendimento:

  • Se o problema ocorre tanto no cabo, quanto na Wireless, o problema não é driver (módulo, no Linux). Se fosse, ia ocorrer somente em uma das conexões.

  • Acredito que o problema possa ser as configurações de rede que ele está criando para esse roteador, tipo o servidor DNS ou algo do tipo…

  • Manda mais detalhes do que acontece. Dá alguma mensagem de erro no browser? Dá alguma mensagem no Linux em si? O problema ocorre em qualquer browser? (Chrome, Firefox…)

Acho que você pode executar o comando “dmesg” e ver se aparece algo estranho. Se tiver, cola aqui.

Att,
Mateus

Olá, Mateus. Obrigado pela resposta.
Uso Mint e Windows 10 neste mesmo computador e o problema só acontece no Fedora mesmo.
Tem acontecido menos. Não sei se a melhora tem a ver com uma atualização de firmware recente que aconteceu nas atualizações do sistema. Mas ainda acontece com uma frequência incômoda.
O problema não é específico de browser, pois qualquer coisa que eu tente fazer via terminal, que use a internet, também não funciona.
O ícone que indica a conexão wifi mostra como se estivesse tudo bem, como na figura abaixo:
image
Mas a conexão só volta quando desligo e ligo novamente a wifi do notebook através da interface do Gnome.
Quando executo o comando “dmesg”, o resultado é muito grande. Quais seriam os tópicos importantes para este caso?

Verifique se o serviço systemd-resolved está ativado, o cache DNS do Systemd causa problemas de conexão dependendo do seu setup.

Você pode verificar com:

systemctl status systemd-resolved

Caso o serviço esteja ativo recomendo que o desabilite e veja se resolve o problema.

sudo systemctl stop systemd-resolved

sudo systemctl disable systemd-resolved

Valeu, drakofrost.
Desabilitei. Vou ver se vai melhorar.

Não funcionou desabilitar. Continua com o problema.

Difícil dizer qual seria o problema nesse caso, os drivers da Atheros são bem suportados no Linux, e você já instalou o driver. Já tive problemas de conexão no Fedora, duas ou três versões atrás, minha rede cabeada simplesmente não funcionava, nem mesmo no modo live, sendo que funcionava na versão anterior do Fedora e em qualquer outra distro.

Gostaria de poder opinar, o q já foi sugerido deveria ter resolvido o problema, nunca tive isso em máquina nenhuma.

Vitor,

Você conseguiu resolver o problema qual reportado?

Estou passando pelo mesmo problema.

Infelizmente não consegui resolver e acabei abandonando a distro.
Voltei para o Ubuntu e está funcionando tudo perfeitamente.

Pois é, eu vou ver como vai agora na proxima semana e se eu não corrigir eu também vou abandonar.

Como resolvi o problema do wifi do meu notebook após instalar o Fedora 34 Workstation.

Oi pessoal.

Sou bem noob e só sei me virar com meu note velho de guerra. Já desisti do Fedora algumas vezes por problemas com o wifi. Mas como gostei do Gnome 40 decidi tentar outra vez. E, outra vez, o wifi ficava instável. O wifi tava tão zoado que sequer conseguia atualizar o sistema, ou seguir a dica de instalar os repositórios do RPM Fusion.

Foi só então que me liguei de fazer algo bem básico: conectar o note na net via cabo :-D. Parece besteira, mas pra quem, como eu, não manja esse detalhe, que pode soar óbvio para muitos, foi determinante para eu fazer o computador funcionar de modo satisfatório. Assim segui estes passos após a instalação do Fedora 34:

  1. Conectar o note na internet via cabo

  2. Atualizar o sistema (no terminal digite “sudo dnf update”)

  3. Instalar os repositórios do RPM Fusion: Como ativar o repositório RPM Fusion no Fedora e derivados

  4. Instalar o drive de wifi da broadcom: [TUTORIAL] Solução para driver Wifi (Broadcom B4313) — Comunidade Fedora Brasil

  5. Atualizar novamente o sistema

  6. Reiniciar

  7. Desconectar o cabo e testar o wifi.

Comigo deu certo. Talvez estas dicas sirvam para outras pessoas

2 curtidas