Eu sei que muitos vão responder algo do tipo “O correto é utilizar uma distro que atenda a sua demanda pessoal” ou coisas semelhantes a isso, mas a minha duvida em si vai para usuários do Arch Linux, porque vocês optaram por utilizar o Arch ao invés do Debian ou distros baseadas em debian?
Essa questão surgiu em minha cabeça pela primeira vez em 2019 onde um sujeito que é da área do T.i me falou para eu começar no Linux pelo POP_OS e após aprender o básico, ir estudar o Arch Linux (e com sinceridade, com o pouco que sei de arch linux atualmente chamaria esse sujeito de maluco).
Após esse episódio, eu comecei a frequentar comunidades gringas de Linux no reddit como r/linuxMasterRace r/linux r/linux_gaming e passei a acompanhar canais de linux em inglês, e em todos esses meios eu vi os usuários de arch usando o famoso meme “i use arch BTW”, mas nunca vi uma explanação a respeito do porquê utilizar Arch ao invés de Debian, e o que me deixou mais curioso ainda foi a escolha da valve de utilizar o Arch Linux como base do futuro Steam Deck.
Portanto, agora retorno a minha pergunta inicial: Por que você, usuário de Arch linux, gosta de utilizar Arch? O que você considera melhor no Arch do que em distros baseadas em Debian? E pra quem você recomendaria o Arch Linux?
Atualização:
Após fazer a postagem, vi que nesse forum já tinha um tópico aberto sobre o assunto, então linkei ele como melhor resposta.