Gostaria de saber qual a diferença entre o arch linux e o ubuntu, ou linux mint por exemplo. Não consigo ver nenhuma diferença visualmente
A diferença estar no “BackEnd” da distribuição e a sua filosofia (KISS), a diferença principal são suas politicas de atualização (Rolling Release) o seu gerenciador de pacotes Pacman e ele contar com o AUR (Arch User Repository), que é como se você juntasse várias ppas em um só repositório
ahn entendi, muito obrigado !
A diferença começa no nome do sistema. Arch Linux é um nome diferente de Ubuntu.
O Linux do Arch Linux é a versão mais atual disponível. É um sistema estável e pode ser o que você quiser, basta você moldá-lo de acordo com as suas preferências. Ele é bem maleável e te permite, por exemplo, reinstalar apenas a base do sistema sem a perca dos seus dados.
Não utiliza APT e menos ainda pacotes .DEB.
A usabilidade dele é fácil, a instalação, no entanto, pode vir a ser complicada dependendo do ponto de vista.
Discordo sobre ser KISS. O Arch Linux é uma distro que te dá a escolha de moldar o sistema de acordo com as suas necessidades, mas, há um limite para isso. Irá encontrar dificuldades caso opte pela não utilização do SystemD, por exemplo. Não há essa liberdade.
Hmmmm eu pensava que o Arch seguia o conceito KISS, mas por ele contar com o SystemD default eu tinha as minhas dúvidas, mas ele nunca seguiu o conceito Kiss ou simplesmente deixou de “seguir”?
KISS de verdade é Slackware.
O Arch Linux é um pouco KISS. Não totalmente.
Mas claro, é apenas meu ponto de vista. Se você observa a situação de um modo diferente eu não tenho nada contra isso. Acho até interessante.
@Keviny