Qual a diferença entre o arch linux e outras distribuições (Respondido)

arch-linux

Gostaria de saber qual a diferença entre o arch linux e o ubuntu, ou linux mint por exemplo. Não consigo ver nenhuma diferença visualmente

A diferença estar no “BackEnd” da distribuição e a sua filosofia (KISS), a diferença principal são suas politicas de atualização (Rolling Release) o seu gerenciador de pacotes Pacman e ele contar com o AUR (Arch User Repository), que é como se você juntasse várias ppas em um só repositório

3 Likes

ahn entendi, muito obrigado !

A diferença começa no nome do sistema. Arch Linux é um nome diferente de Ubuntu.
O Linux do Arch Linux é a versão mais atual disponível. É um sistema estável e pode ser o que você quiser, basta você moldá-lo de acordo com as suas preferências. Ele é bem maleável e te permite, por exemplo, reinstalar apenas a base do sistema sem a perca dos seus dados.

Não utiliza APT e menos ainda pacotes .DEB.

A usabilidade dele é fácil, a instalação, no entanto, pode vir a ser complicada dependendo do ponto de vista.

Discordo sobre ser KISS. O Arch Linux é uma distro que te dá a escolha de moldar o sistema de acordo com as suas necessidades, mas, há um limite para isso. Irá encontrar dificuldades caso opte pela não utilização do SystemD, por exemplo. Não há essa liberdade.

2 Likes

Hmmmm eu pensava que o Arch seguia o conceito KISS, mas por ele contar com o SystemD default eu tinha as minhas dúvidas, mas ele nunca seguiu o conceito Kiss ou simplesmente deixou de “seguir”?

1 Like

KISS de verdade é Slackware.
O Arch Linux é um pouco KISS. Não totalmente.
Mas claro, é apenas meu ponto de vista. Se você observa a situação de um modo diferente eu não tenho nada contra isso. Acho até interessante.
@Keviny

1 Like