Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?

Meu peppermintOS é baseado no debian 12 bookworm

Ah, eu não posso fazer nada rapaz, ele quis assim quando eu instalei no ano passado, apesar que tenho mais 4 pentes de 8GB DDR3 1600 de reserva aguardando ordens do linux mint e peppermintOS. Criar swap no ssd diminui a vida útil dele a menos que use o hd convencional.

Sei que, no seu caso, não é um problema para você. Mas, caso tenha curiosidade, pode testar o Rsync para copiar e ver se ele, também, vai demandar swap.

1 curtida

So vale pro instalador padrão do debian, se sua remaster usa outro instalador ta isento do problema

Se fosse tempo antes do ext4 eu ate concordaria, mas o filesystem ja tem instruções pra cuidar do SSD mesmo usando Swapfile ou partição swap, eu uso direto no meu NVMe, 0 arrependimento

A swap do peppermintOS fica em 0

Qual o instalador ? se veio assim por padrão e pq os devs talvez queriam deixar por conta do usuario

Para exemplificar meu ponto: Eu mesmo, usuário de uma década, estava a dois dias sofrendo com aceleração de HW de um software. Depois de pesquisar nas documentações e comentários de issues no github, vindo aqui no fórum, em um post sobre a steam em flatpak(nada haver a princípio), voltei na documentação e descobri que se eu não usasse o parâmetro X, especificamente, as configurações padrão de compilação do pacote não incluiriam parte da runtime/bibliotecas do opencl. Agora explica isso aqui para uma pessoa vindo do Windows, mesmo que um usuário mais “avançado”.

2 curtidas

Eu tenho 2TB na agulha e o outro hd de 2TB junto com os 4 pentes de 8GB e 3 SSDs guardados na gaveta das meias. Tenho 32GB de ram e o swap em “0” se eu criar uma partição no hd de 64GB para o swap e formata-lo em “ext4” eu posso jogar na swap ?
32 físico e 64 virtual, daria 96GB de ram no total.

Tranquilamente, só precisa seguir bem as instruções pra automontar esse swap mas não e diferente do Debian nem das demais

Eu acho que se é pra ter swap, que seja no seu drive mais rápido, SSD ou NVME. No caso de já se ter muita RAM(32Gb), deixa a swap só com 1 ou 2Gb. Como @ruanelivelton18 mencionou, é mais uma segurança que uma necessidade ou requisito. edit: E se é assim, que seja uma crypt-swap, por mais segurança.

1 curtida

No linux existe uma lógica, se você tem 4GB de ram físico, a swap tem que ter 8GB, imagine 32GB de ram com 64GB na swap ?

Não sei se concordo. O próprio Windows tem seu gerenciamento dinâmico do pagefile(swap) e eu, particularmente, nunca vi um maior que 8Gb sendo gerado automaticamente, mesmo você tendo só 8Gb de RAM. E, convenhamos, se você está passando ~8Gb+ para swap, seu sistema precisa urgentemente de um upgrade.

1 curtida

Concordo, no ano que vem montarei um ryzen com 64GB de ram e 128GB de swap para minhas duas distros, LM e PeppermintOS

Meu amigo, calma.
Frente a qualquer “regra”, vale o bom senso. Aliás, isso nem é uma regra. Colocar 64GB de swap não faz sentido.

Está pensando em executar 1001 tarefas simultâneas? kkkkk

Tranquilo rapaz, eu pensei, se o meu linux mint tem 2GB na swap e o peppermint não tem eu tava pensando em criar uma para ele para não ter problemas no futuro.

Primeiramente, eu sequer uso o ZorinOS. Eu apenas usei ele, para fazer um teste para demonstrar o que eu estava falando.

Além disso, a própria documentação do ZorinOS já fala como fazer isso: Pelo Extension Manager.

Eu não estou “forçando um problema que não existe”. Foi um problema que realmente aconteceu comigo. Como dito no meu post que fiz sobre o Crystal Linux:

O que repetindo, é um problema que ocorreu comigo. E que usei de exemplo para dizer “olha, pode ter diferenças entre os empacotamentos, não é apenas fazer “uni-du-ni-tê” e escolher o que der na telha”.

“Encorajar” não é obrigar, meu caro. Eles incentivam a procurar suporte nos fóruns da distribuição. E não recomendam em canto nenhum? Vejamos na Wiki do Archcraft, uma distro baseada no Arch:

This wiki only covers Archcraft related documentation. For everything else, there is Archwiki

Que tal vermos o Archbang, outra distro baseada no Arch?

For more help, guides search the Arch Wiki

Ok, você pode falar "ah, são distros que não são tão importantes. Então vamos ver no site do próprio Manjaro?

Olha só! A Arch Wiki ali ao lado da Documentação, Fórum e da Documentação do Manjaro! Acho que isso já fecha a tampa do caixão de “em canto nenhum da internet recomendam o uso da Arch Wiki para outras distros”.

E olha só o que você convenientemente esqueceu: “Estas instruções destinam-se a usuários avançados.”

E eles não estão “renunciando” a nenhuma responsabilidade. Se eles renunciassem a qualquer responsabilidade quanto a isso, isso sequer seria mencionado em um manual. Ou mesmo, não avisariam absolutamente nada.

Eles só estão falando de um fato mesmo: Se você não sabe o que está fazendo, você pode acabar ferrando com o ambiente inteiro com alguma extensão. Seja no Gnome Puro, ou num Gnome Modificado.

Alguma vez… o consumo de RAM já chegou próximo de 16GB?
Cara, com 32GB de RAM, você não precisa de swap, não.

Ah não ser que você faça algo que demande RAM sem dó… no dia que você ver 70%…80% da sua RAM sendo usada, você pode pensar em swap e, mesmo assim, nem de perto será o valor da sua RAM, que já é bastante.

Mas isso já resolvi. Instalei o Firefox do repositório mesmo e jogo que segue.

Eu só relatei esse problema nessa discussão para mostrar uma experiência que tive onde me deparei com a diferença do Firefox em Snap no Ubuntu e em Flatpak no Crystal, e foi citado sobre empacotamento lá em cima, nas primeiras mensagens desse tópico.

1 curtida

Mais uma vez eu concordo, eu exagerei um pouco.
Isso é o que dá quando se é fã do peppermintOS apesar que 64GB para ele que é xfce é um exagero extremo, no entanto todas as distros linux x64 (todas elas no geral) em cinnamon, mate, XFCE, LXDE, LXQT, Plasma, todas que reside o planeta tem um limite máximo de memória ram de até 16 EiB.
Placa-mãe para usuário comum não existe com esse suporte horripilante de ram.