O meu linux mint e peppermintOS te agradece, ambos estão rodando tão bem quanto corrente contínua e alternada. Se minha placa-mãe tivesse mais 4 slots para memória eles receberiam 64GB.
Meu peppermint consumiu praticamente um pente de 8GB quando fui jogar a demo do Resident evil 4 remake chainsaw.
Então , meu note tem 20 GB, a swappness tá setada pro sistema usar 95% da ram até usar a swap, aí eu observei que, copiando arquivos grandes, 4gb pra cima para um hd externo, por exemplo, ele usa swap. A swap é a feita pelo sistema mesmo (DEBIAN12) 1GB ele usa uns 200 mb. Será que independente da quantidade de ram , o sistema é feito pra usar swap? Se bem que tem algumas distros que têm a opção de instalar sem swap, mas não sei se ela fazem zram.
E obrigatorio ter, qualquer distro praticamente cria por natureza e e no minimo recomendado, vc ter memoria demais não significa que não vai encher ate faltar
A essa altura do campeonato, eu já tô usando parte da ram com tmpfs como pasta de download padrão, desligou apagou. Não sabia desse bug na swap do debian 12, obrigado!
Geralmente e bom sempre ter um conjunto mas e por precaução mesmo, o tmpfs não interfere nem nada, zram por exemplo e meio baseado nisso mas so serve como compactador
Sabe oq acontece quando um caminhão perde o freio? Pois é o conceito não muito diferente, resolveram isso com uma “area de escape”
Na real não tem muita coisa obrigatoria no Linux mas se vc quer ir na contra-mão da propria documentação so não culpe o sistema em caso de colapso
Sim…a ideia é essa.
Mas, na prática, para uso “normal”, não afeta (para quem tem 16GB ou mais).
Agora, se a pessoa faz algo que exige mais da RAM, tem que usar swap.
De forma alguma. Tenho plena consciência que eu decidi não ter swap por não ver necessidade. E, como disse, se amanhã houver necessidade, é na hora. Não vou reclamar do sistema.
Ele copia normal. Usando o monitor do sistemas a memória cache vai aumentando, aí a swap entra em ação ficando nuns 200 mb.Depois de copiado a cache e a swap vai diminuindo.Próxima vez vou tirar num print e postar aqui.