Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?

O meu linux mint e peppermintOS te agradece, ambos estão rodando tão bem quanto corrente contínua e alternada. Se minha placa-mãe tivesse mais 4 slots para memória eles receberiam 64GB.
Meu peppermint consumiu praticamente um pente de 8GB quando fui jogar a demo do Resident evil 4 remake chainsaw.

Se você fosse meu vizinho eu te convidaria para tormarmos um copo de licor peppermint gostoso como o sistema.

Tem swap não?

Com 32GB ainda é necessário ter swap ?

1 curtida

Iria ser recurso desperdiçado. É bem provável que você não use nem 16 destes 32GB

Isso, sim, é coquetel rs

Eu, com 16GB, não tenho swap. Para um uso “normal”, é tranquilo.

Mas, se amanhã, eu precisa, coloco swap sem pensar 2x.

Então , meu note tem 20 GB, a swappness tá setada pro sistema usar 95% da ram até usar a swap, aí eu observei que, copiando arquivos grandes, 4gb pra cima para um hd externo, por exemplo, ele usa swap. A swap é a feita pelo sistema mesmo (DEBIAN12) 1GB ele usa uns 200 mb. Será que independente da quantidade de ram , o sistema é feito pra usar swap? Se bem que tem algumas distros que têm a opção de instalar sem swap, mas não sei se ela fazem zram.

E obrigatorio ter, qualquer distro praticamente cria por natureza e e no minimo recomendado, vc ter memoria demais não significa que não vai encher ate faltar

o padrão do instalador debian ta com problema pra reconhecer a base da RAM instalada, #987503 - swap partition only 1 GB instead of at least 1 x RAM size - Debian Bug report logs ja existe uma receita pra corrigir mas não foi implementado ainda

3 curtidas

A essa altura do campeonato, eu já tô usando parte da ram com tmpfs como pasta de download padrão, desligou apagou. Não sabia desse bug na swap do debian 12, obrigado!

3 curtidas

Ô loco, só espero que não traga problemas, agora quanto ao uso da swap, mesmo no Ubuntu ele faz pouco uso, mas decidi mantê-la.

1 curtida

Também do fazendo uso do tmpfs, só que como cache do sistema.

1 curtida

Geralmente e bom sempre ter um conjunto mas e por precaução mesmo, o tmpfs não interfere nem nada, zram por exemplo e meio baseado nisso mas so serve como compactador

2 curtidas

Fala isso para o meu “PeppermintOS”

Obrigatório não é. Não uso swap há anos e nunca tive problemas.
Usava o Zorin e, agora, uso o Debian.

Depende do que cada pessoa faz e se consome muito a RAM.

Cada um corre os riscos que achar melhor, prefiro previnir

Sabe oq acontece quando um caminhão perde o freio? Pois é o conceito não muito diferente, resolveram isso com uma “area de escape”
Na real não tem muita coisa obrigatoria no Linux mas se vc quer ir na contra-mão da propria documentação so não culpe o sistema em caso de colapso

2 curtidas

Eu instalei o Debian 12 Testing sem swap. Está rodando liso e sem problemas (16 GB de RAM).

Estranho isso. Já copiei arquivos enormes (10… 15GB ou mais)… sem problemas.

Sim…a ideia é essa.
Mas, na prática, para uso “normal”, não afeta (para quem tem 16GB ou mais).

Agora, se a pessoa faz algo que exige mais da RAM, tem que usar swap.

De forma alguma. Tenho plena consciência que eu decidi não ter swap por não ver necessidade. E, como disse, se amanhã houver necessidade, é na hora. Não vou reclamar do sistema.

1 curtida

Ele copia normal. Usando o monitor do sistemas a memória cache vai aumentando, aí a swap entra em ação ficando nuns 200 mb.Depois de copiado a cache e a swap vai diminuindo.Próxima vez vou tirar num print e postar aqui.

1 curtida

No meu linux mint ele criou com 2GB e hoje tá cheio de teia de aranha dentro daquela swap que não é usado a muito tempo.

1 curtida