Não vejo assim. Para mim, o diferencial do Linux é a liberdade de escolher o que você quer. E isso é ruim e bom ao mesmo tempo.
Bom, porque você pode escolher usar uma interface mais leve (Lxqt e XFCE), uma com um fluxo de trabalho mais tradicional (Plasma) ou uma com um fluxo de trabalho diferente (Gnome).
Também você pode escolher entre uma distribuição que se atualize continuamente (tipo num Arch) ou uma que lance de tempos em tempos (como num Ubuntu). E até mesmo se você quer algo estável como um rochedo (como num Debian) ou se você quer as últimas novidades (como num Fedora).
O lado ruim? Quem não sabe o que quer, fica perdido. Talvez resultando no usuário ficar saltando de distro em distro até achar uma que se encaixe com ele.
Insisto, Linux não é essa perfeição que tentam vender. Linux tem problemas e dá vários problemas que simplesmente não existem no Windows. Eu desisti de tentar Linux por causa disso. Praticamente todas as distros tinham algum empecilho para rodar no meu computador antigo quando eu testava, eu ficava horas resolvendo problemas ao invés de só usar o computador.
Sobre a comunidade em si que alguns comentaram, infelizmente é um problema crônico e dependendo da distro é pior ainda. Experimenta pedir ajuda no forum do Arch , eles vão respondem para ler a wiki. Ou se for em alguma comunidade mais amigável, vão falar para usar o terminal para resolver alguma coisa. E de novo, o usuário comum de Windows não usa terminal para nada, nunca precisou.
Sobre Android, já perceberam como ele usa Linux mas ao mesmo é complemente diferente? Simplesmente funciona e ninguém se importa sobre o que está rodando. Você pega o celular e só usa. Você não fica abrindo terminal para resolver alguma coisa, só utiliza.
Exatamente, esse é principal ponto. Os usuários só querem algo que funcionem e pronto. Windows se bem utilizado, funciona super bem e sem nenhum problema. Falo por mim que uso Windows 11 desde o lançamento e sempre funcionou normal. Porque vou trocar para Linux se está funcionando corretamente? Eu ligo meu notebook com Windows 11 e simplesmente funciona.
Pela minha experiencia, depois de colocar um SSD para rodar o Windows 11, a performance se manteve desde então e nunca tive problemas com vírus e olha que uso só o Kaspersky Free há vários anos.
Na verdade, é uma consequência, a distribuição que, trás o Firefox (ou qualquer outro browser) em Flatpak e que não faz esse furo na sandbox, não quer que você use o extensions.gnome, a consequência disso é a não realização do furo na sandbox e por consequência o site não funcionando
Não ele de fato não quer ouvir
A integração tem suporte oficial da distribuição? Não, logo… O Zorin trás o Zorin Appearance que por sua vez configura a extensão deles o Zorin Shell, onde os devs deixam a entender que suportam extensões de terceiros?
Imagina se a Microsoft tivesse que lidar com todas as ferramentas que alteram o Windows? Você cobra algo que o “sistema ideal” não trás também
Novamente: o fato é que em um funcionou e no outro não. Ponto.
Instalei o Firefox em Flatpak achando que era a mesma coisa do Firefox em Snap no Ubuntu, e não era.
Porque o usuário comum só quer algo que funcione, não uma explicação enfadonha do porquê não está funcionando.
Se não fosse para a integração não ter suporte bastava a equipe do Zorin bloquear a instalação da integração, tal como a equipe do Mint coloca um bloqueio no sistema para impedir a instalação do snapd.
É, o GNOME oferece, mas e o Zorin/Crystal? Tinha um Item no menu “clique aqui pra instalar a compatibilidade com o extensions.gnome.org” ou você teve que embrenhar numa documentação externa a do Zorin OS, entrou no terminal, instalou um pacote aleatório, e entrou no sistema? Tem alguma documentação no Zorin ou Crystal incentivando o usuário a usar o site de extensões? Porque se não tiver não dá pra dizer que existe um suporte oficial
No Zorin por exemplo o único ponto de menção a extensões é esse e eles não recomendam o uso de extensões nem suportam oficialmente nenhuma delas fora o Zorin Shell… E no Crystal?
Ninguém nega, o problema é que o oposto também acontece, o Windows tem vários problemas que não existem no Linux, por exemplo:
Tô configurando um parque aqui, e cara, no kubuntu (por exigência) eu baixo instalo o sistema, baixo o .deb do Chrome, Anydesk e OnlyOffice e as impressoras tudo plug and play
Já na única máquina Windows aqui é uma tristeza, pelo menos 3x num dia tem que rodar:
net stop spooler
del %systemroot%\System32\spool\printers\* /Q
net start spooler
Aí você me pergunta “Ah, mas isso dá pra fazer via GUI, nada a ver isso de usar terminal”, e você está parcialmente certo, tem caminhos GUI pra fazer isso, só não funciona, o Windows 11 Pro licenciado direto da Microsoft sem qualquer modificação que custou o olho da cara, as vezes porque sim, simplesmente não limpa a fila de impressão e não lista e quando lista não limpa via GUI fica num looping infinito, resultado tenho que usar terminal
DISTROS Linux tem seus problemas? Tem! Igualmente o Windows, MacOS, etc.
Tal como eu já fiquei horas para resolver problemas com Windows
Infelizmente, são poucos os lugares que vc consegue ajuda sem ataques, como aqui.
Nem nas distros Linux, quer dizer, na grande maioria.
Mas como dito antes: uso do terminal te trás mais liberdades. Eu mesmo já critiquei muitos canais, mostrando alguma distro e usando terminal para algo que não precisava.
Desde que se use a versão específica para aquele aparelho, sim!
Na boa: já larguei mão desse tópico, muito mimimi.
O Linux resolve vários problemas que a maioria das pessoa nem sequer sabem que existem e, se sabem, não se importam o suficiente para resolver. Fora isso, goste ou não, ele trás um monte de, digamos, “dificuldades” que as pessoas não querem/precisam lidar. No fim, um “problema” que não te atrapalha é só um simples incômodo, que você tá sempre se esquecendo da existência, pois tem coisa mais importante ocupando sua mente.
Eu uso o site do Gnome, por uma preferência pessoal, pois acho melhor para buscar as extensões. E há a documentação no próprio site das extensões.
Eu poderia usar o Extension Manager? Poderia. Mas não quero.
O ZorinOS não tem menção a isso, pois o Firefox em Flatpak nem suporta isso em primeiro lugar. Mas eles recomendam o uso do Extension Manager, caso você queira instalar alguma extensão.
E já a documentação do Crystal, é bem pequena. É basicamente como instalar, usar o Amethyst e o Malachite, e a documentação do Arch se aplica ao Crystal, afinal o Crystal é um Arch já pré-configurado.
Sobre suporte oficial, novamente: se eles não quisessem dar suporte, a instalação do pacote seria bloqueada. Talvez com configurações no Pacman ou no APT.
Mas também não condenam o uso delas. No máximo colocam isso para “usuários avançados”. Você tem a liberdade de instalar as extensões que façam sentido para você, mas não é isso que é o mais importante no Gnome.
Aí você está indo contra a propria distribuição e reclamando das consequências disso? Po man não complica, e nesse link não cita o Zorin nem por menção honrosa, ou seja, mais um indicativo que você forçou um problema que não existe
Como eu disse, suporta se você abrir um furo na Sandbox
Distribuições baseadas em Arch têm seus próprios fóruns de suporte e os usuários dessas distribuições devem ser ativamente encorajados a buscar suporte lá.
Mais uma vez você força algo porque sim sendo que em canto nenhum da internet recomendam o uso da Arch Wiki para outras distros, por isso eu repito: no Crystal tem alguma menção a extensões pelo Firefox
Renunciando toda e qualquer responsabilidade do Zorin caso de problemas:
Extensões de terceiros do GNOME Shell Desktop podem causar problemas no sistema, incluindo problemas de desempenho e estabilidade. Se você encontrar problemas com seu sistema, recomendamos que desabilite todas as extensões de terceiros.
Ou seja: “se deu problema, a culpa é sua, instalou porque quis”
Com 32GB de RAM, o que vale mesmo é um sistema que aproveite e use a memória da melhor forma possível, para deixá-lo bem fluido. Consumo baixo, no seu caso, é irrelevante.
Uma vez na vida, outra na morte que vou instalar alguma extensão. Normalmente, quando vou configurar o Gnome, ou alguma extensão fica incompatível porque o Gnome atualizou e o desenvolvedor da extensão não atualizou ela. Então, acabo não vendo, para mim, tanta necessidade no uso do Extension Manager.
E para atualizações ou configuração das extensões, uso o aplicativo “Extensions”, que já veio com o Crystal.