Vou contar aqui o porque ainda tenho dual boot no meu PC…
Sou usuário de PC desde o MS-DOS 5.22 e eu destrinchava o Autoexec.bat, Config.sys, etc e quando saiu o tal do Windows 3.1 eu odiei, fui trocar para o Windows somente na versão 95.
Resolvi voltar a usar Linux, depois de ver que jogar no Linux era uma realidade, após um hiato de 8 anos (a ultima vez que usei foi o ubuntu em 2015).
Criei o pendrive com o Arch e da-lhe dual boot, instalei tudo que eu precisava, como trabalho com WebDev, tudo que eu tinha no Windows foi facilmente instalado no Linux e foi a hora de customizar o KDE. Troquei a tela de login, reboot, tela preta… Não quis nem perder tempo, pendrive e instala o Arch novamente… E descobri o porque da tela preta ao trocar a tela de login
Ambiente de trabalho configurado, bora instalar o Ungoogled Chromium… Após instalar o navegador piscava mais que strobo de casa noturna, bora pesquisar o que ocorre: “Pode ser seu hardware”, “é a sua Nvidia”, “Usa o firefox”, “KDE Plasma não presta, usa o X11”, “desabilita a aceleração de hardware” e por aí vai… Final das contas, vamos procurar outra distro baseada em Arch…
Achei uma tal de Garuda, focada em jogos, era o que eu precisava. Instalei e me deparei com uns ícones e cores que não eram para mim, pelo menos o navegador não piscava (já era um bom sinal).
Após Desdragonizar o Garuda Dragonized, meus jogos funcionaram e nem tudo foi mil maravilhas, eu tive que fazer um ajuste aqui e ali para que eles funcionassem.
Até que um belo dia após um update, fui abrir meu Street Fighter 6 e ele só piscava ao abrir e parava de piscar se eu deixasse em modo janela. Fui pesquisar e não encontrei a resposta, muda frequência do monitor para 60hz, entra no Kde X11 e nada de resolver (fiquei 2 meses usando garuda).
Achei um vídeo de um rapaz que joga no Linux pelo Nobara e ele estava mostrando como jogar usando o Arch com o kernel do CachyOS e eu pensei: Vamos ver o que é esse tal Linux CachyOS e ele é voltado para Jogos e performance. Conclusão: backup da home, remove garuda e instala o CachyOS.
Fato curioso: cheguei a instalar o BigLinux para testar e no meu primeiro update de sistema, ele quebrou no reboot. Parei o teste por ali, removi ele do boot e do ssd que instalei.
Hoje eu passo longe de BigLinux e Manjaro
Instalado o CachyOS, configurado, instalado meus programas de Dev, instalado as coisas para os jogos e para a minha surpresa tudo funcionando perfeitamente. Eu estava contente porque finalmente tinha chegado o dia em que jogos rodavam no Linux (apesar de todo workaround que tem que ser feito) e estava cogitando remover o windows do boot, até que em um dado update, fui abrir o Street Fighter 6 e ele voltou a piscar… Instalei a versão Gnome do CachyOS e usuários de Gnome, me desculpe, mas que interface gráfica ruim, eu não conseguia (até hoje não consigo) mudar de lugar os ícones exibidos na barra de tarefas, no Windows eu seguro o esquerdo do mouse e arrasto. Gnome Extentions? Instalei algumas para darem uma melhorada na barra do gnome que até ficou aceitável. As janelas não ficavam na posição e nem no tamanho que eu as deixei antes de fecha-las e outras coisinhas básicas que me fizeram voltar para o KDE.
O KDE pode ser todo bugado, é pior que o Gnome (ainda acho que o pessoal poderia abandonar o KDE e focar no Gnome), mas eu não consigo (ainda) usar o Gnome e a gota d’agua foi eu não conseguir falar no discord enquanto jogava. Talvez eu de outra chance em algum futuro próximo, quando meus jogos pararem de piscar na tela quando eu abro.
Como no CachyOS os updates de sistema são quase que semanalmente, tem updates que resolvem o jogo piscando infinitamente em fullscrenn, tem outros que voltam o problema. Eu acho que é driver da Nvidia + Wayland ou algo no Kernel… e eu já instalei driver opensource e outras bizarrices aconteciam no sistema.
Bom, hora de deixar o Linux em stand-by. Eu não vou dar boot no Linux para trabalhar e depois dar boot no Windows para jogar sendo que no Windows eu faço os 2. Ano que vem eu dou boot nele, atualizo e faço testes nele por 6 meses e vamos ver no que da…