Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?

Vou contar aqui o porque ainda tenho dual boot no meu PC…
Sou usuário de PC desde o MS-DOS 5.22 e eu destrinchava o Autoexec.bat, Config.sys, etc e quando saiu o tal do Windows 3.1 eu odiei, fui trocar para o Windows somente na versão 95.

Resolvi voltar a usar Linux, depois de ver que jogar no Linux era uma realidade, após um hiato de 8 anos (a ultima vez que usei foi o ubuntu em 2015).

Criei o pendrive com o Arch e da-lhe dual boot, instalei tudo que eu precisava, como trabalho com WebDev, tudo que eu tinha no Windows foi facilmente instalado no Linux e foi a hora de customizar o KDE. Troquei a tela de login, reboot, tela preta… Não quis nem perder tempo, pendrive e instala o Arch novamente… E descobri o porque da tela preta ao trocar a tela de login

Ambiente de trabalho configurado, bora instalar o Ungoogled Chromium… Após instalar o navegador piscava mais que strobo de casa noturna, bora pesquisar o que ocorre: “Pode ser seu hardware”, “é a sua Nvidia”, “Usa o firefox”, “KDE Plasma não presta, usa o X11”, “desabilita a aceleração de hardware” e por aí vai… Final das contas, vamos procurar outra distro baseada em Arch…

Achei uma tal de Garuda, focada em jogos, era o que eu precisava. Instalei e me deparei com uns ícones e cores que não eram para mim, pelo menos o navegador não piscava (já era um bom sinal).
Após Desdragonizar o Garuda Dragonized, meus jogos funcionaram e nem tudo foi mil maravilhas, eu tive que fazer um ajuste aqui e ali para que eles funcionassem.
Até que um belo dia após um update, fui abrir meu Street Fighter 6 e ele só piscava ao abrir e parava de piscar se eu deixasse em modo janela. Fui pesquisar e não encontrei a resposta, muda frequência do monitor para 60hz, entra no Kde X11 e nada de resolver (fiquei 2 meses usando garuda).

Achei um vídeo de um rapaz que joga no Linux pelo Nobara e ele estava mostrando como jogar usando o Arch com o kernel do CachyOS e eu pensei: Vamos ver o que é esse tal Linux CachyOS e ele é voltado para Jogos e performance. Conclusão: backup da home, remove garuda e instala o CachyOS.

Fato curioso: cheguei a instalar o BigLinux para testar e no meu primeiro update de sistema, ele quebrou no reboot. Parei o teste por ali, removi ele do boot e do ssd que instalei.
Hoje eu passo longe de BigLinux e Manjaro

Instalado o CachyOS, configurado, instalado meus programas de Dev, instalado as coisas para os jogos e para a minha surpresa tudo funcionando perfeitamente. Eu estava contente porque finalmente tinha chegado o dia em que jogos rodavam no Linux (apesar de todo workaround que tem que ser feito) e estava cogitando remover o windows do boot, até que em um dado update, fui abrir o Street Fighter 6 e ele voltou a piscar… Instalei a versão Gnome do CachyOS e usuários de Gnome, me desculpe, mas que interface gráfica ruim, eu não conseguia (até hoje não consigo) mudar de lugar os ícones exibidos na barra de tarefas, no Windows eu seguro o esquerdo do mouse e arrasto. Gnome Extentions? Instalei algumas para darem uma melhorada na barra do gnome que até ficou aceitável. As janelas não ficavam na posição e nem no tamanho que eu as deixei antes de fecha-las e outras coisinhas básicas que me fizeram voltar para o KDE.

O KDE pode ser todo bugado, é pior que o Gnome (ainda acho que o pessoal poderia abandonar o KDE e focar no Gnome), mas eu não consigo (ainda) usar o Gnome e a gota d’agua foi eu não conseguir falar no discord enquanto jogava. Talvez eu de outra chance em algum futuro próximo, quando meus jogos pararem de piscar na tela quando eu abro.

Como no CachyOS os updates de sistema são quase que semanalmente, tem updates que resolvem o jogo piscando infinitamente em fullscrenn, tem outros que voltam o problema. Eu acho que é driver da Nvidia + Wayland ou algo no Kernel… e eu já instalei driver opensource e outras bizarrices aconteciam no sistema.

Bom, hora de deixar o Linux em stand-by. Eu não vou dar boot no Linux para trabalhar e depois dar boot no Windows para jogar sendo que no Windows eu faço os 2. Ano que vem eu dou boot nele, atualizo e faço testes nele por 6 meses e vamos ver no que da…

2 curtidas

Novamente, o Firefox do repositório consegue acessar o Warsaw, já os que estão em Snap e Flatpak, não.

Será mesmo que é um problema da distro?

Então… o Firefox em Snap consegue acessar essa ponte entre o Gnome e o site de extensões e ele está num Sandbox. Ou será que o pessoal do Flatpak nem se deu ao trabalho de resolver isso?

Antes as duas versões tinham o mesmo problema, mas ele foi resolvido no Firefox em Snap, e na versão em Flatpak esse problema continua até hoje.

E nenhuma distro conseguiu resolver isso? Você mesmo falou qie era um problema da distro, e não do Flatpak, e você não consegue me apontar uma distro sequer que resolveu esse problema nos navegadores em Flatpak.

Novamente? O Firefox em Snap não tem esse problema com o Gnome Extensions. E ele roda em Sandbox.

Se não me engano, o Pop!_OS já vem com um gerenciador de extensões pré instalado, aquele em que você apenas ativa ou desativa alguma extensão. Vou ver isso mais tarde, se ele vem com isso por padrão.

Se ele já vem com isso, o Pop!_OS não trava a remoção das extensões.

Sim, mas o Warsaw funciona no Linux. O problema é que ele não funciona em navegadores em Snap e em Flatpak.

Novamente, Firefox do repositório não tem sandbox, Flatpak e Snap sim

Sim, só da distro, porque podem simplesmente abrir os furos da sandbox mas não o fazem

A Canonical simplesmente abre um furo na sandbox do Firefox, provando mais uma vez que é algo da distro, nesse bugtracker inclusive tem como abrir o mesmo furo no flatpak

O próprio comentário mostra o porquê não fazer:

Esta solução alternativa não é boa para sandboxing porque permite que o Firefox chame flatpak-spawn para executar comandos arbitrários no host. Obviamente, uma solução melhor seria preferível. Se você estiver usando principalmente o Firefox flatpak como uma maneira conveniente de instalar e manter o Firefox, pode ser suficiente. Além disso, o Firefox deve restringir o WebExtension para executar o script que chama flatpak-spawn com comando nativo específico que você deu a ele. A preocupação é que um bug no Firefox possa permitir que comandos arbitrários flatpak-spawn sejam executados (eu acho).

Se for pra esburacar o sandbox, não faz sentido ter um sandbox, seria o caso de (no caso do Warsaw) alguém fazer um Flatpak de um browser com o warsaw junto, a questão é muita gente quer, mas vc já fez alguma doação para a distro ou pra algum dev fazer isso?

Interessante seu relato e o que vejo é o seguinte: Ao mesmo tempo que um usuário busca facilidades ele faz um esforço absurdamente grande para ir por caminhos difíceis. “Quero que tudo funcione plug and play e que eu n precise mexer em nda”, acho q vou baixar o arch linux, navegador modificado, mexer em extensões que podem quebrar o sistema, modificar interface pra deixar igual o Windows (porq sair do Windows então?) e ai dps vou reclamar q nada funciona direito". Qual a moral da historia? Querer algo funcional (como foi desenhado pra ser) e ao mesmo tempo querer modificar tudo e pedir por estabilidade não faz sentido. Um usuário que só quer q as coisas funcione provavelmente já baixa algo mastigado (Linux Mint, Pop, Zorin) instala o GOOGLE CHROME (não ao navegador feito pelo joaozinho123 mod) e usa. E muito provavelmente tudo funcionará bem.

“Achei um tal de chiquinho linux OS…” Aí eu já sei que a pessoa não quer facilidade.

2 curtidas

Então porque simplesmente não usar a versão .deb .rpm? Afinal estão disponíveis.

1 curtida

Uma distro de Linux tende a ter mais problemas de compatibilidade com equipamentos, só que isso depende de quão recente e especializado é esse hardware. Para muita máquina básica, os principais sistemas de base Linux podem funcionar até melhor que o sistema padrão de mercado. Aliás, se existe uma bela vantagem da maioria das distros, é poder funcionar em modo live, direto da unidade USB.

2 curtidas

O dia que Arch, Debian, Windows, terminal ou qualquer coisa relacionado a computador for um problema pra mim, eu jogo meu computador no lixo, Linux para mim é tão simples como andar de bicicleta, já usava linux desde o Slackware em 1996.
Sou da época que para instalar uma placa de som, ou qualquer outro periférico, eu tinha que saber qual IRQ/COM estava livre para poder configurar, colocar HD em master ou Slave…

Talvez vc esteja acostumado a lidar com usuários sem experiencia, mas tudo que vc disse não faz o menor sentido, não se tratando do Linux, onde eu tenho a liberdade de fazer o que eu quiser e em nenhum momento eu disse que quebrei o Arch.

Meu Linux ta funcionando redondo, excepcional eu diria, mas pra jogo qualquer distro Linux não presta (ainda)

Google Chrome? Me abstenho de comentar…

2 curtidas

Não foi o que pareceu. Afinal vc mesmo digitou uma redação relatando que não é o caso.
Se contradizer definitivamente não é um método eficiente de provar um ponto.

Realmente… Afinal o SteamDeck usa Windows 11 como todos sabemos.
Ps. Ironia

A única coisa que eu disse que ta bixado foi do pisca pisca nos jogos em fullscreen de resto vc não viu eu reclamando que o som parou de funcionar após update, por exemplo.

Se eu não curtisse a jogatina, eu tava de Linux há muito tempo.

Pois é, vou jogar um COD ou Destiny, tinha me esquecido (ironia on)

Então prestar ou não para jogos é definido pela quantidade de games ou game x ou y? Então Android não presta já que existem uma porrada de títulos que só estão disponíveis para iOS. Acho q Xbox também não presta já que God of War não está lá. Seus argumentos não fazem o menor sentido ou são no mínimo lotados de exageros.
A Valve deve ter o melhor time de marketing do planeta já que consegue vender muito algo que não presta kkk.

Console é outra coisa, outro departamento no qual eu nem vou e nem quero discutir, assim como dispositivos móveis (temos COD no android btw).

É aquilo, pra vc ta bom, pra mim não ta e vida (dual boot) que segue…

Igual nosso amigo discutindo sobre o Flatpak, outro lixo que inventaram p/ o linux (ativei vários gatilhos em diversas pessoas agora)

2 curtidas

Lixo por quê?

Eu não diria que o flatpak é lixo, mas eu acho que ele não será uma alternativa 100% séria enquanto o usuário precisar ficar pesquisando sobre permissões para os programas funcionarem da maneira que eles foram feitos para funcionar. No pior dos casos, nem dando permissões o problema é resolvido.

Artigo que eu li na época e que me fez ter essa opinião:
Flatpak

Boa noite rapaz, você está afirmando com um todo que qualquer distro linux não presta para jogos ?
Eu uso 2 distros aqui que dividi o poder entre as duas para jogar, exemplo: O linux mint para jogos pesados como Resident evil 4 remake e por aí vai..
O meu predileto distro linux “PeppermintOS” para trabalhar com jogos via emulador, além do wine instalado tenho a steam e sem contar que tenho lutris, as vezes nem é necessário o lutris pois o wine já resolve. Resumindo, nas minhas distros linux eu tenho tudo do bom e do melhor graças a minha persistência em aprender, o que não foi difícil só basta lêr.

1 curtida

No windows tem vários defeitos graves tbm. Vazamento de memória é o principal, não sei pq windows consome tanta memória. E quando uso o Edge meu computador trava tudo e fica inutilizável. Usei o edge no linux e tudo funcionando normal. Agora tive que optar pelo mozillinha velho de guerra.

O kde connect não funciona muito bem no windows, pra mim é essencial sincronizar celular e computador principalmente pra pausar filme ou passar uma música pra frente.

Até hoje não achei nenhum leitor de pdf melhor que okular e o visualizador de pdf do gnome. E nenhum programa do windows de leitor de notas melhor que o kate.

Mas ainda uso em dual boot com o kde neon.

Até um tempo atrás o windows 7 não tinha loja de app e vc tinha que buscar app ma internet que quando vc instalava vinha com um monte de programa junto desnecessário se não ficasse atento pra recusa-los.

É por causa daquelas .dll rodando em segundo plano, são milhares delas e como já não bastasse ainda tem o anti-vírus rodando e o copilot em segundo plano mesmo sem abrir.
Agora vou contar pra você rapaz a maior mentira a nível épico, antigamente meu W11 consumia 6.8GB de ram, só foi mudar o papel de parede para o pinguim linux que o consumo caiu para 3.7GB kkkkk

1 curtida

Você usa o XFCE, correto? O XFCE é uma DE bastante capada. Além disso, o Windows e o Linux gerenciam a memória de maneiras diferentes.

Abaixo você pode ver que dos 10 GB de memória que estou consumindo no momento, mais da metade está em cache. O notebook está rodando fluidamente, sem qualquer engasgo.

1 curtida

Continuando a discussão de Por que tanta gente tem dificuldade em migrar para Linux?:

Sim, eu sei disso. Mas eu usei o Warsaw como um exemplo de como um usuário desavisado pode se frustrar, pela distro que ele escolheu vir com o navegador empacotado num formato que não permite que ele use essas coisas.

Como falam por aí: Contra fatos não há argumentos. E foi um fato que aconteceu comigo: No Firefox em Snap, no Ubuntu 23.10/24.04, o Gnome Extensions funcionou perfeitamente. Já no Firefox em Flatpak, não funcionou. E isso é um fato. E não há argumentos contra isso.

Eu instalei o Firefox em Flatpak no Crystal achando que iria funcionar como o Firefox em Snap no Ubuntu. Você acha que um usuário que só quer que as coisas funcionem, vai querer uma explicação técnica complicada - que para um iniciante, vai parecer que você está falando em Esperanto - do porquê não está funcionando?

Você realmente acha que um usuário comum vai querer ouvir toda uma explicação técnica do porquê o Firefox pré-instalado no Ubuntu funciona perfeitamente com essas integrações e o que está instalado no ZorinOS não?

Novamente, bato nessa tecla: O usuário comum só quer algo que funcione, ponto. Muitas vezes a pessoa não quer saber o porquê, só quer que o programa funcione para fazer o que ela precisa fazer.

E no final, um teste que fiz com o Firefox em Snap no LMDE e no Crystal

Bom, testei aqui, instalei o Gnome-Shell naquele meu LMDE que está com o KDE e o Firefox via Snap. Realmente o site não funciona, mas exibiu uma mensagem totalmente diferente de quando você tenta no Firefox em Flatpak.

A mesma coisa no Crystal Linux

Gostaria, mas me falta grana.

Eu citei muito mais como um exemplo de uma situação que um usuário desavisado pode se frustrar ao tentar usar uma coisa que ele usava rotineiramente. E no Ubuntu, ao tentar instalar o Firefox dos repositórios, é instalado o Firefox em Snap no lugar dele.

1 curtida