Galaxy Book2 com distro Linux

Galaxy Book2 com distro Linux

Venho compartilhar experiência com distros Linux no notebook Samsung Galaxy Book2. No meu caso, computador com processador Core i3 de 12ª geração, 4 Gb de RAM e SSD nvme com 256 Gb de capacidade.

Instalei o Linux Mint 21.3 Edge (com o kernel 6.5.x) sem problemas. Já na sessão live o Mint pôs para funcionar todos os componentes do computador. Isso contrasta com a experiência de instalar o Windows 11 “do zero” no SSD formatado: pela ISO baixada do site da Microsoft em fins de janeiro, da edição 23H2, o instalador não reconheceu o touchpad, nem o wi-fi, nem o dispositivo de som. Só foram postos para operar na pós-instalação, graças ao Windows Update.

O Mint em Cinnamon roda com a rapidez e a fluidez esperadas, proporcionando uma esperiência de uso muito agradável. Mas observei um pouco de screen tearing quando, nas configurações de monitor, acionei os controles de escala fracionária e optei pela escala em 125% para as resoluções 1920x1080 e 1600x900.

Finalmente, tenho observado que o notebook aquece mais sob o Mint que sob o Windows. Com o Win11 a temperatura média do processador costuma ficar entre 38° e 50°. Com o Mint tem ficado mais na faixa de 45° e 55°, eventualmente chegando perto ou mesmo passando dos 60°.

Pretendo testar outra distro em meu Galaxy Book 2, pelo menos mais uma, agora que tenho no notebook mais um SSD, aproveitando o espaço que estava disponível para uma unidade SATA de 2,5 cm (neste caso, um Crucial de 480 Gb). E pretendo também registrar aqui a experiência.

7 curtidas

Tenho um Galaxy Book2 Pro com i7-1260p, 16gb de RAM, e estou utilizando o Pop!_OS 22.04, até então reconheceu tudo e tudo funcionando muito bem, única coisa que não funcionou foi o leitor de digital, mas já não utilizava ele tanto assim no Windows, pois no meu setup o notebook fica um pouco longe da minha mão.

3 curtidas

Meu Book2 esquenta mais sob o Mint quando ligado na tomada. Quando depende só da bateria, a temperatura do processador mal passa dos 40º. Uso o notebook para o básico: muita navegação pela Internet, produção e edição de documentos escritos, curadoria de arquivos.

Instalei o TLP e a interface gráfica do TLP. Depois de uns ajustes, priorizado o powersave quando o computador estiver ligado na tomada, o indicador de temperatura do processador passou a mostrar valores entre 37º e 43ºC.

Verifica o thermald também se está instalado. Outra coisa, se quiser usar é a iso do Ubuntu iot, com kernel especifico pra intel a partir do 11 gen. Eu uso aqui e ele aquece menos até que o Debian 12.

2 curtidas

O canal do YouTube MW Informática mostrou o Galaxy Book2 por dentro (no caso, o modelo com Core i5). No geral, aprovou a máquina, mas destacou negativamente o sistema mitigador de aquecimento, tido como muito limitado.

Mais alguém está com problemas na hora da instalação do grub no Debian 12 nesse Samsung Book2? Eu tinha instalado o Fedora normalmente, mas o Debian 12 instala o sistemas, mas não consegue instalar o grub.

Aqui o Mint se instalou com o Grub direitinho.

Essa instalação do Debian foi pelo Calamares (a partir de versão live) ou foi pelo instalador clássico da distro?

Em ambas está dando erro.

Testei com o LMDE 6 e tive o mesmo erro, vou testar com o Mint base Ubuntu mesmo. Estou começando a achar que talvez seja alguma coisa em relação ao Debian.

Após verificar na Bios, o meu secury boot estava desabilitado. Eu tinha dado um fuçada e esqueci que tinha alterado algumas coisas. Quando habilitei novamente eu consegui instalar normalmente.

1 curtida

Você resolveu o problema na instalação do debian?? Como você fez? O que vc ativou na bios? Estou com o mesmo problema no debian e manjaro, o sistema instala perfeitamente, menos o grub. Vou tentar instalar o mint edge, mas queria saber se você conseguiu resolver o problema no debian. O meu note é um galaxy book2 tmb

Estou tentando instalar o Pop!_OS 22.04 em uma maquina com a mesma config que a sua mas sem sucesso, iluminação do teclado 100% acessa sem conseguir desligar, atalhos de teclado para volume, brilho de tela não funcionam. Wi-Fi instável e Bluetooth quase sempre fica desconectando os dispositivos. Tentei outras distros e também sem sucesso. Pode compartilhar como conseguiu fazer funcionar corretamente? Agradeço desde ja!

Cara, aqui tudo funcionou out-of-the-box, no momento tou usando o Ubuntu 24.04.
A iluminação do teclado acho que não consegui regular mesmo, os atalhos funcionam normalmente, mas o brilho da tela não vem funcionando, tu tem que seguir esse procedimento:

https://github.com/joshuagrisham/galaxy-book2-pro-linux

Nesse github o cara mostra vários ajustes que você pode fazer pro Galaxy Book2 Pro funcionar perfeitamente no Linux.

Agora o Wi-Fi e Bluetooth aqui sempre funcionou normalmente, nunca tive problemas, eu já instalei nele o Fedora, Ubuntu, PopOS e ArchLinux. Somente no Arch que não consegui resolver uns congelamentos recorrentes que ocorriam.

Olá gente, bom dia, eu necessito de uma ajuda, tô com o mesmo problema no grup… estou tentando instalar o manjaro, tenho um Samsung book 2… alguém já tem alguma ideia de como resolver?

Eu tive esse problema. Quebrei a cabeça. Usei até o grub-repair, porém não adiantou. Só consegui instalar tranquilamente, pelo instalador padrão (o gráfico não finaliza) por cima do Windows. Após a instalação do Windows 11, simplesmente reiniciei com a mídia do Debian 12 e executei a instalação por cima. Funcionou perfeitamente, porém, não consegui fazer o bluetooth funcionar. Se alguém tiver uma idéia de como resolver o problema, agradeço.

Teclas de atalho padrão para volume não funcionaram no Linux Mint, mas o problema não é só com o Book2, ocorre na linha Galaxy Book.

Criei um novo atalho de teclado pelas configurações do Mint, e vida que segue. Aliás, aqui, bluetooth e wi-fi funcionam normalmente.

Numa sessão de Windows, entrei no aplicativo da Samsung para configurações de notebook e acionei a proteção de bateria, que “segura” o carregamento quando chega a 80% da carga total. Quando voltei para o Mint, o sistema automaticamente aceitou o limite dos 80%.

Só deixando meu relato aqui com o Pop_OS! no Galaxy Book2 i5 1235u, instalação tranquila (sem dual boot com grub), secure boot desativado, tudo funcionando bem. Apenas o som que eu achei que ficou mais baixo. Só tive um problema com meu headset USB Wireless (não sei se com fio acontece o mesmo), que não reconhecia o microfone do headset, mas pra funcionar esse comando resolveu:
sudo alsa force-reload

Já com bluetooth a mesma coisa, o aúdio (saída) funciona normal mas não reconhece o mic do headset no bluetooth. Depois vou tentar resolver isso. No mais, tudo está correndo bem demais.

1 curtida

Você conseguiu fazer o ajuste de brilho da tela funcionar? Estou usando o Pop_OS! mas não consegui fazer funcionar. Tentei seguir o tutorial que o @brunot citou mas sem sucesso quanto ao ajuste de brilho de tela. Você teve conseguiu resolver, se sim pode compartilhar?

Aqui funcionou sem problemas, dá uma olhada aqui talvez funcione pra ti
https://www.reddit.com/r/pop_os/comments/y660tc/pop_2204x_how_do_i_adjust_brightness_i_tried_that/

Ajuste do brilho de tela funcionando normalmente sob o Mint 21.3 em Cinnamon.
Tanto pelo mouse quanto pelo teclado.