Venho compartilhar experiência com distros Linux no notebook Samsung Galaxy Book2. No meu caso, computador com processador Core i3 de 12ª geração, 4 Gb de RAM e SSD nvme com 256 Gb de capacidade.
Instalei o Linux Mint 21.3 Edge (com o kernel 6.5.x) sem problemas. Já na sessão live o Mint pôs para funcionar todos os componentes do computador. Isso contrasta com a experiência de instalar o Windows 11 “do zero” no SSD formatado: pela ISO baixada do site da Microsoft em fins de janeiro, da edição 23H2, o instalador não reconheceu o touchpad, nem o wi-fi, nem o dispositivo de som. Só foram postos para operar na pós-instalação, graças ao Windows Update.
O Mint em Cinnamon roda com a rapidez e a fluidez esperadas, proporcionando uma esperiência de uso muito agradável. Mas observei um pouco de screen tearing quando, nas configurações de monitor, acionei os controles de escala fracionária e optei pela escala em 125% para as resoluções 1920x1080 e 1600x900.
Finalmente, tenho observado que o notebook aquece mais sob o Mint que sob o Windows. Com o Win11 a temperatura média do processador costuma ficar entre 38° e 50°. Com o Mint tem ficado mais na faixa de 45° e 55°, eventualmente chegando perto ou mesmo passando dos 60°.
Pretendo testar outra distro em meu Galaxy Book 2, pelo menos mais uma, agora que tenho no notebook mais um SSD, aproveitando o espaço que estava disponível para uma unidade SATA de 2,5 cm (neste caso, um Crucial de 480 Gb). E pretendo também registrar aqui a experiência.
Tenho um Galaxy Book2 Pro com i7-1260p, 16gb de RAM, e estou utilizando o Pop!_OS 22.04, até então reconheceu tudo e tudo funcionando muito bem, única coisa que não funcionou foi o leitor de digital, mas já não utilizava ele tanto assim no Windows, pois no meu setup o notebook fica um pouco longe da minha mão.
Meu Book2 esquenta mais sob o Mint quando ligado na tomada. Quando depende só da bateria, a temperatura do processador mal passa dos 40º. Uso o notebook para o básico: muita navegação pela Internet, produção e edição de documentos escritos, curadoria de arquivos.
Instalei o TLP e a interface gráfica do TLP. Depois de uns ajustes, priorizado o powersave quando o computador estiver ligado na tomada, o indicador de temperatura do processador passou a mostrar valores entre 37º e 43ºC.
Verifica o thermald também se está instalado. Outra coisa, se quiser usar é a iso do Ubuntu iot, com kernel especifico pra intel a partir do 11 gen. Eu uso aqui e ele aquece menos até que o Debian 12.
O canal do YouTube MW Informática mostrou o Galaxy Book2 por dentro (no caso, o modelo com Core i5). No geral, aprovou a máquina, mas destacou negativamente o sistema mitigador de aquecimento, tido como muito limitado.
Mais alguém está com problemas na hora da instalação do grub no Debian 12 nesse Samsung Book2? Eu tinha instalado o Fedora normalmente, mas o Debian 12 instala o sistemas, mas não consegue instalar o grub.
Testei com o LMDE 6 e tive o mesmo erro, vou testar com o Mint base Ubuntu mesmo. Estou começando a achar que talvez seja alguma coisa em relação ao Debian.
Após verificar na Bios, o meu secury boot estava desabilitado. Eu tinha dado um fuçada e esqueci que tinha alterado algumas coisas. Quando habilitei novamente eu consegui instalar normalmente.
Você resolveu o problema na instalação do debian?? Como você fez? O que vc ativou na bios? Estou com o mesmo problema no debian e manjaro, o sistema instala perfeitamente, menos o grub. Vou tentar instalar o mint edge, mas queria saber se você conseguiu resolver o problema no debian. O meu note é um galaxy book2 tmb
Estou tentando instalar o Pop!_OS 22.04 em uma maquina com a mesma config que a sua mas sem sucesso, iluminação do teclado 100% acessa sem conseguir desligar, atalhos de teclado para volume, brilho de tela não funcionam. Wi-Fi instável e Bluetooth quase sempre fica desconectando os dispositivos. Tentei outras distros e também sem sucesso. Pode compartilhar como conseguiu fazer funcionar corretamente? Agradeço desde ja!
Cara, aqui tudo funcionou out-of-the-box, no momento tou usando o Ubuntu 24.04.
A iluminação do teclado acho que não consegui regular mesmo, os atalhos funcionam normalmente, mas o brilho da tela não vem funcionando, tu tem que seguir esse procedimento:
Nesse github o cara mostra vários ajustes que você pode fazer pro Galaxy Book2 Pro funcionar perfeitamente no Linux.
Agora o Wi-Fi e Bluetooth aqui sempre funcionou normalmente, nunca tive problemas, eu já instalei nele o Fedora, Ubuntu, PopOS e ArchLinux. Somente no Arch que não consegui resolver uns congelamentos recorrentes que ocorriam.
Olá gente, bom dia, eu necessito de uma ajuda, tô com o mesmo problema no grup… estou tentando instalar o manjaro, tenho um Samsung book 2… alguém já tem alguma ideia de como resolver?
Eu tive esse problema. Quebrei a cabeça. Usei até o grub-repair, porém não adiantou. Só consegui instalar tranquilamente, pelo instalador padrão (o gráfico não finaliza) por cima do Windows. Após a instalação do Windows 11, simplesmente reiniciei com a mídia do Debian 12 e executei a instalação por cima. Funcionou perfeitamente, porém, não consegui fazer o bluetooth funcionar. Se alguém tiver uma idéia de como resolver o problema, agradeço.
Teclas de atalho padrão para volume não funcionaram no Linux Mint, mas o problema não é só com o Book2, ocorre na linha Galaxy Book.
Criei um novo atalho de teclado pelas configurações do Mint, e vida que segue. Aliás, aqui, bluetooth e wi-fi funcionam normalmente.
Numa sessão de Windows, entrei no aplicativo da Samsung para configurações de notebook e acionei a proteção de bateria, que “segura” o carregamento quando chega a 80% da carga total. Quando voltei para o Mint, o sistema automaticamente aceitou o limite dos 80%.
Só deixando meu relato aqui com o Pop_OS! no Galaxy Book2 i5 1235u, instalação tranquila (sem dual boot com grub), secure boot desativado, tudo funcionando bem. Apenas o som que eu achei que ficou mais baixo. Só tive um problema com meu headset USB Wireless (não sei se com fio acontece o mesmo), que não reconhecia o microfone do headset, mas pra funcionar esse comando resolveu: sudo alsa force-reload
Já com bluetooth a mesma coisa, o aúdio (saída) funciona normal mas não reconhece o mic do headset no bluetooth. Depois vou tentar resolver isso. No mais, tudo está correndo bem demais.
Você conseguiu fazer o ajuste de brilho da tela funcionar? Estou usando o Pop_OS! mas não consegui fazer funcionar. Tentei seguir o tutorial que o @brunot citou mas sem sucesso quanto ao ajuste de brilho de tela. Você teve conseguiu resolver, se sim pode compartilhar?