Galaxy Book2 com distro Linux

Nunca tiver um computador da Samsung. Mas meus colegas que estudaram comigo e tinham, sempre se arrempediam por conta dos problemas e da facilidade de quebrar peças de difícil reposição… Com essa vivência negativa, eu prefiro apenas os celulares da Samsung e computadores da Lenovo por conta da facilidade de montar e fazer modificações.

Tive um celular Lenovo, eras atrás, e foi épico de tão resistente ao tempo e ao uso intenso. Já o meu Samsung… com pouco mais de um ano de uso, já tem probleminhas na tela.

Meu Galaxy Book2 é o terceiro computador Samsung que adquiro, e não tenho nenhuma queixa quanto à durabilidade dos três modelos. O mais antigo comprei em 2018, um E20 Essentials. Está inteiro e funcionando muito bem. Foi meu principal notebook até este ano.

Amigo meu comprou há um ano e meio um Lenovo Yoga, que já quebrou. A tela está meio solta, de modo que tem que ficar sob escora, e perdeu a capacidade de touch screen.

1 curtida

Mano que relativo.

Comigo foi acontecer ao contrário. Notebook Samsung que quebrou mais rápido, enquanto meu ideapad vai ficar com 4 anos mês que vem (acho que vou fazer uma festa de aniversário).

Em compensação de celulares, eu não curto iPhones, acho chato tudo ser fechado. Eu não tive celular da Lenovo ou da Amazon, mas usei de alguns amigos e achei muito interessante, eu preferia os LG’s mas como pararam de fabricar, eu mudei para Samsung.

Talvez seja uma roleta russa. Tive uma experiência muito ruim com um Ideapad G485 da Lenovo que usei por dois anos e meio. A carcaça simplesmente começou a se desfazer na região da dobradiça por um defeito de fabricação do notebook.

Depois comprei um Dell Inspiron 5558 que tenho até hoje. E esse notebook tem oito anos de uso, e fora alguns arranhados, a carcaça parece estar nova por fora e as dobradiças estão num bom estado.

Até agora, essa foi a melhor experiência que tive num notebook, e a despeito de ter uma placa da Nvidia, ele roda o Linux relativamente bem. Também, a despeito de ter um i5 de 4ª geração, ele está rodando o Windows 11 dentro das limitações que uma CPU de 10 anos atrás impõe.

E para substituir ele, voltei para a Lenovo na linha Thinkpad. Espero que eu tenha uma boa experiência, apesar da experiência ruim que tive com a linha Ideapad.

1 curtida

Só uma atualização, sai do Pop OS por conta de um problema na reprodução de vídeos nos navegadores pro Ubuntu iot igual um rapaz sugeriu mais acima. Funcionou perfeitamente, bluetooth, wifi, brilho da telha, atalhos do teclado, etc. Na primeira tentativa de instalação deu erro na instalação do grub mas na segunda foi normalmente e funcionou tudo 100%, achei que o notebook ficou bem mais frio que com o PopOS e até mesmo com o Windows.

Basta baixar a versão desktop p geração correspondente do processador intel
https://ubuntu.com/download/iot/intel-iot

3 curtidas

Rapaz, vou vê se troco… O Pop OS tá pesando muito, e suga muita bateria do meu Pc

Alguém conseguiu configurar o controle de luz de fundo no Pop OS? Segui o tutorial, mas não consegui fazer funcionar, sempre fica com o brilho no máximo.

Display Backlight

To add support for controlling the OLED display backlight you can add the following boot parameter: i915.enable_dpcd_backlight=3

For example with Grub you would modify the file /etc/default/grub and add it to the GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT value, run sudo update-grub, and then reboot.

Acima o que eu tentei fazer. Fiquei na dúvida se tenho que adicionar o parâmetro i915.enable_dpcd_backlight=3 no GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT. É isso mesmo?

Tentei seguir os passos - samsung-galaxybook-extras/driver at main · joshuagrisham/samsung-galaxybook-extras · GitHub
Mas sem sucesso, dá um erro que até agora não consegui resolver.

make: Entrando no diretório ‘/usr/src/linux-headers-6.8.0-76060800daily20240311-generic’
INSTALL /lib/modules/6.8.0-76060800daily20240311-generic/updates/samsung-galaxybook.ko
SIGN /lib/modules/6.8.0-76060800daily20240311-generic/updates/samsung-galaxybook.ko
At main.c:167:

• SSL error:FFFFFFFF80000002:system library::No such file or directory: …/crypto/bio/bss_file.c:67
  • SSL error:10000080:BIO routines::no such file: …/crypto/bio/bss_file.c:75
    sign-file: ./certs/signing_key.pem
    ZSTD /lib/modules/6.8.0-76060800daily20240311-generic/updates/samsung-galaxybook.ko.zst
    DEPMOD /lib/modules/6.8.0-76060800daily20240311-generic
    Warning: modules_install: missing ‘System.map’ file. Skipping depmod.
    make: Saindo do diretório ‘/usr/src/linux-headers-6.8.0-76060800daily20240311-generic’

Caso alguém tenha conseguido resolver algumas dessas coisas por favor me dê um toque.

o Mint tbm, usando o Windows 11 a bateria do meu notebook chegava a 5 hora, com o Mint chega a 3…

1 curtida

Eu cortei muito arquivo e drive que não esta sendo usado. Agora tô sussa.

1 curtida

Instalar o TLP é o Powertop ajudam nessa questão da bateria. O TLP faz os ajustes para que o sistema não consuma tanta bateria e o Powertop mostra o quanto está consumindo e o que mais está consumindo a bateria.

uso um galaxy book 550XDA, utilizo linux mint nele e ja reconheceu touchpad, bluetooth, etc. porem apresentou problemas similares quando eu tirei o win11 nativo e instalei o win10. nem o driver de som funcionou. creio que eles sao projetados apenas com o SO nativo em mente.

Provavelmente o que ocorreu foi que o driver de vídeo foi instalado pelo Windows Update e com isso deu pau no áudio, pois o driver Intel(R) Smart Sound Technology (Intel(R) SST) dá erro e impede que o áudio funcione.

Enfrentei esse problema de áudio no meu Thinkpad quando ele veio com o Windows 11 e restaurei o Windows para poder configurar do jeito que eu gostaria.

1 curtida

o meu por ser samsung tinha a alternativa do samsung update, instalei os drivers por la e deu tudo certo, mas mesmo assim troquei pro linux pra nao ter mais essa dor de cabeça.

Pessoal, me ajudem, por favor. Meu book 2 hj está com o ubuntu mas quando comprei ele queria rodar o Kali Linux. Dava esse erro do grub no boot. Alguém conseguiu resolver?

Faz tempo que tentou instalar o Kali? Saiu uma versão faz poucos dias;

Faz uns dois meses. Vou tentar hj novamente.

1 curtida

Erro de novo…

"unable to install grub in dummy

Executing ‘grub-install dummy’ failed

This is a fatal error".

:frowning:

Estou com esse mesmo problema.

Entrei em contato com o suporte da Samsung e disseram que preciso enviar o notebook para assistência.

Acredito que deva ser problema nessa versão de BIOS.

BIOS Version: American Megatrends International, LLC. P07RGK.043.240223.ZW, 2/23/2024

Que trabalheira. Você vai mandar?
Lembro que na época procurei atualização de firmware da BIOS. Me parece que a Samsung não faz muito isso, né? Achei a BIOS deles bem pobre de configuração.

Não vou mandar. Vou esperar sair uma versão que suporte o Kali.

Enquanto isso, vou usando o Kali Linux com Windows Subsystem for Linux - WSL, tem funcionado bem.

É bem fácil de instalar, se te interessar o link está ae.

Abraço.