Estou usando o ubuntu, no momento. Comprei ele pra deixar com o Kali e da esse problema. Muito ■■■■. Não vi no site da Samsung tb opção de atualizar a BIOS. Acho q nunca vai rolar essa correção.
Cara, achei essa post, vou tentar…
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=162879
Basicamente ele usou o boot-repair
https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair
Pensei aqui em instalar o kali, depois usar o esse boot repair. vou testar e te falo se funciona.
amigos, alguém já testou as distros debian/fedora/opensuse neste laptop?! estou com um aqui e gostaria de sair do windows 11
Eu vou continuar usando com WSL por enquanto. Talvez mais pra frente eu me anime a tentar novamente.
No meu caso eu tenho o Galaxy Book2 Pro, já usei o Fedora, e agora estou no Ubuntu. Tudo bem tranquilo, só precisei seguir aquele tutorial do github que postei no outro comentário (esse aqui) pra funcionar a caixinha de som do notebook e o controle de luminosidade da tela. De resto veio tudo funcionando out-of-the-box
opa, brunot, obrigado pelo link do github e por responder! Deixa eu perguntar, como foram as questões de temperatura, desempenho da bateria e desempenho geral? você chegou fazer algum teste/notou alguma diferença em relação ao windows?! eu vejo o pessoal gringo criticando bastante no reddit e estou com receio de mudar.
Vou ficar te devendo essas informações, eu uso o note só na tomada praticamente, nunca cheguei a fazer um teste de duração (nem no Windows, e nem no Linux) e nunca me atentei a ficar acompanhando a temperatura dele, normalmente a ventoinha tá sempre silenciosa no meu uso do dia a dia, as vezes ela liga no máximo, mas é bem dificil, só quando tou fazendo algo mais pesado.
As fabricantes de notebook costumam desenvolver drivers apenas para o Windows, então é comum a bateria durar mais no Windows.
Outra coisa que afeta bastante a duração da bateria é a decodificação de vídeo por GPU, que no Linux não funciona por padrão em muitos aplicativos, resultando em menos tempo de bateria.
Olá, pessoal! Consegui um tempinho e aproveitei para fazer alguns testes com este notebook.
Instalei o Debian 12 sem problemas e, enquanto escrevo este post, estou utilizando o Rocky Linux 9. Tudo funciona perfeitamente no Rocky Linux 9, incluindo Bluetooth, Wi-Fi e rede. Não precisei fazer nenhuma configuração adicional.
[fagner@galaxy-book2 ~]$ hostnamectl status Static hostname: galaxy-book2 Icon name: computer-laptop Chassis: laptop 💻 Machine ID: c438436dbdc6403d9f13e704d3895d9a Boot ID: d2077404d95449e088f8acae78b725c6 Operating System: Rocky Linux 9.4 (Blue Onyx) CPE OS Name: cpe:/o:rocky:rocky:9::baseos Kernel: Linux 5.14.0-427.31.1.el9_4.x86_64 Architecture: x86-64 Hardware Vendor: SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD. Hardware Model: 550XED Firmware Version: P07RGK.043.240223.ZW
Também estou em situação semelhante. Até abri um post aqui no fórum para ver se alguém me ajuda.
Instalei o Pop OS no meu Galaxy Book 2 360. No meu caso, o brilho da tela fica no máximo, iluminação do teclado, leitor de impressão digital e saída de fone de ouvido não funcionam.
Já tentei muita coisa; ou dá mensagem de erro, ou não dá certo.
Bateria também esgota mais rápido.
Quanto à bateria, segui esse tutorial do link abaixo. Meu notebook é Acer e a distro Debian 12.Precisa ver se funciona no seu:
https://ostechnix.com/optimize-performance-and-battery-life-with-auto-cpufreq/
Olá,
Minha experiência com Debian 12 e o Galaxy Book2 tem sido razoável. Sou usuário nível “abaixo do básico”. Consegui instalar o Debian, consegui dividir a partição original, creio, inclusive, que seguindo um vídeo do canal… mas tenho experimentado travamentos que, dentro da minha ignorância, associo ao gerenciamento equivocado da RAM. Recorrentemente ocorria quando abria duas janelas do Firefox - uma voltada ao perfil de trabalho com muitas abas fixadas e outra voltada ao perfil pessoal, com poucas abas fixadas. Trava total, sendo necessário reiniciar de forma física, ou no máximo aceitando o cmnd Alt+sysRq+o(que descobri por acaso na web).
Minha dificuldade, após instalar o SO, foi com uma questão relacionada ao Bluetooth. Mas, mais uma vez, consegui solucionar. Parte com a ajuda de uma publicação desta página e parte com de outra páginas.
O que continua me intrigando são os travamentos… Pois utilizei durante bastante tempo o Debian 11 e o 12 em um MBP mid '12 (sem dual boot e ttlmnt voltado para o Linux). Somente com a versão 12 ocorreu um pequeno percalço com o wi-fi, solucionado.
Alguém já teve essa experiência de travamento ao utilizar o Debian 12, ao abri duas janelas de web browser?
(atualizando: instalei o Vivaldi! Ocorreu uma lentidão do sistema quando alternei o uso com uma janela do Firefox e, em seguida, ao abrir uma vídeo do youtube e as configs do Debian travou a tela, mas permaneceu o áudio… seria algum problemas com a parte de vídeo/gráfica do OS?).
Não sei se acrescentei muita informação a esta publicação. Da minha parte posso afirmar que o Debian 12 é mais fluido e “sedutor”. O D.11 era mais seco, em relação a esta distro atual, mas não lembro de ter experimentado qualquer dificuldade. Foi uma “paixão” a primeira instalção, pois vinha de uma experiência (no MBP-2012) do Kubuntu 22.04 LTS, que achei chato e enjoado . Como eu disse, sou usuário básicão e, rodando o navegador de maneira estável, agregando-se o LibreOffice, um bloco de notas qualquer e uma calc, mais o gerenciador de arquivo: tá lindo!
Enfim, se alguém tiver a condição e a compaixão de me ajudar ou jogar uma luz no meu pequeno - quando trava estou trampando não é nada pequeno! - contratempo, agradeço.
Obrigado,
Abçs.
Você já mexeu na Swap? tem esse tutorial , talvez ajude:
Opa!
Não sei, sequer, do que se trata. Sou totalmente estulto a respeito do mundo Linux. Só quis dar um basta ao cercadinho do “Tio Steve” de maneira total e completa.
Vou olhar o tutorial e ver o que consigo fazer. Quando a máquina inicia, aparace uma baita “sopa de letrinhas”, o carregamento dos hardwares e outras coisas… fuçando a web, descobri o comnd DMESG e vi que algumas coisas não estão redondas, mas eram relacionadas ao wi-fi e o bluetooth, que no caso dos Samsung Galaxy Book2 têm a ver com lance de direitos, formato proprietário que diz(?) e não achei que poderia ter envolvimento. Até por que uso a web cabeada.
Enfim, muito obrigado pela dica. Vou olhar já, já!
Abç.
Complementanto, dá uma “fuçada” no link:
Nossa! Já no item “1” eu percebi que estou muito mal na “Tabuada de 1” da instalação. Muito obrigado!
Teste lubuntu 24.04
Oi,
Eu comecei no Linux com o Kubuntu 22.04LTS. A princípio achei interessante, mas com o uso me desgastei com algumas idiossincrasias do “flavor”… o que restou foi um “sabor amargo” (com perdão do trocadilho) em relação ao Ubuntu. Vou esperar algum tempo para me aventurar por lá, novamente. Por ora, a simplicidade do Debian e a estabilidade do Debian 11 me conquistaram. Acredito que esse contratempo que estou enfrentando tenha mais a ver com a minha preguiça/falta de tempo de estudar apropriadamente e resolver… Sem contar que, esses computadores das “queridas” Apple/Samsung tem suas peculiaridades, né!
Mas muito obrigado pela dica, na verdade, à época, quando instalei o Kubuntu, fiquei entre ele e o Lubuntu.
Abç.
Olá,
Atualizando:
Verifiquei e me retornou o valor “60”, ou seja, pelo que entendi, quando atinge 40% da RAM.
O cmnd sysctl não funcionou comigo: “not found”… Mas está instalado, algo relacionado a permissão.
Quanto à outra dica, fiz algumas coisas. Mas não instalei apps, pois não faço uso.
Mais uma vez, obrigado.
Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Dificuldades com Archcraft e Intel: Instalador travando e drivers de vídeo