Eu passei um ano inteirinho usando o Ubuntu e apenas recentemente resolvi trocar para o Pop!_OS. Adoro os dois sistemas. Apontaria como vantagens do Pop:
- GNOME mais limpo (embora eu instale extensões);
- systemd-boot ao invés de GRUB (pode ser desvantagem para quem vai usar dual boot, por exemplo, já que é mais chatinho de configurar);
- Loja de aplicativos que funciona de verdade e com sistema funcional e centralizado de atualizações, enquanto a do Ubuntu parece um beta sem fim;
- Suporte a window tiling por padrão;
- Separação de imagens .iso conforme a necessidade de drivers proprietários da nossa “amiga” Nvidia;
- Flatpaks ativados por padrão, sem forçar a utilização de Snaps;
- Um pacote MARAVILHOSO de gerenciamento de energia pré-instalado, que fez meu notebook esquentar menos e ficar mais tempo fora da tomada;
- Troca fácil entre GPU integrada, dedicada ou modo híbrido no menu superior direito, assim como acesso direto aos estados de gerenciamento de energia (que funcionam muito bem!);
- Ausência de bugs desagradáveis como este: Discord provocando stutter em jogos e reprodução de vídeos - Ubuntu 20.04.1 LTS;
- Não instalou o driver da Nvidia de forma bugada e faltando pacotes no meu notebook, coisa que no Ubuntu me dava dores de cabeça após a formatação.
O Ubuntu não apenas instala os drivers da Nvidia por padrão, caso você selecione essa opção durante a instalação, como também tem um menu para troca simples e rápida entre diferentes versões e o driver open source. Ele detecta a sua GPU e determina o driver mais adequado. O Pop_OS!, por outro lado, força o uso do driver mais atualizado, o que pode gerar problemas ou situações beneficamente esquisitas, como esta: Drivers da Nvidia no Pop!_OS: placa não suportada (GT 740M) funcionando com o driver mais atual. Hein!? - #4 by KairanD
Nesse ponto acho o Ubuntu melhor… Apesar dele falhar em instalar o driver completamente no caso do meu notebook (coisa que resolvo com alguns comandos, mas que faria um usuário comum passar aperto).