Discord provocando stutter em jogos e reprodução de vídeos - Ubuntu 20.04.1 LTS

Bom dia, pessoal!

Meu sistema tem apresentado um comportamento estranho e gostaria de tentar entendê-lo melhor. Quando abro algum jogo ou assisto a algum vídeo no Youtube, em ambos os casos no modo janela, há stutter caso o Discord esteja aberto. E a parte mais estranha: não ocorre em tela cheia ou ao abrir o Discord pelo terminal, sem qualquer parâmetro adicional (inclusive encontrei essa dica ao pesquisar sobre, mas sem explicação ou solução definitiva).

Aqui está a configuração do meu sistema:

Jogo muito Elder Scrolls Online (ESO), e é o tipo de jogo que depende de consultas constantes a diversos sites. Além disso, as telas de loading desse jogo são tão extensas que fico navegando enquanto carrega também. Por isso dependo do modo janela. Fora os vídeos no Youtube… Consegui resolver a questão com o terminal, mas é chato ter que ficar lembrando disso o tempo inteiro.

Pensei que poderia ter relação com a versão fornecida pela Snap Store, mas troquei para a versão .deb disponibilizada no site oficial do Discord e o problema continuou exatamente da mesma forma.

Talvez essas informações sejam relevantes: estou utilizando o Freesync (que a Nvidia passou a chamar de G-Sync desde que liberou a atualização que permitiu usar o recurso nas placas GTX 10 e RTX) e precisei ativar o “Force Composition Pipeline” nas opções do driver (proprietário, versão 440.95.01) para evitar que a tela ficasse aleatoriamente preta ao jogar em tela cheia…

Alguém já passou por isso, sabe a explicação ou conhece uma solução definitiva?

Notebook híbrido?

@ewertonurias Não, desktop. Até tenho um notebook Intel + Nvidia (também com Ubuntu 20.04.1 LTS), mas só uso para trabalho.

Configurações:

Processador: Core i5 4670K @ 3.8GHz.
Placa-mãe: Gigabyte GA-Z87-D3HP-CF @ BIOS F6.
Memória: 16GB (4 x 4GB) Corsair Vengeance DDR3 @ 1600MHz.
Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 1070Ti 8GB SC Black Edition.
SSD: Sandisk Plus 240GB.
HD: 1TB Seagate Barracuda 7200rpm + 500GB HGST 5400rpm.
Fonte de alimentação: OCZ ModXStream Pro 600W.
Sistema operacional: Ubuntu 20.04.1 LTS Focal Fossa (x64).

Desabilitar a aceleração por hardware nas opções do Discord parece ter resolvido o problema.

1 curtida

Opa! Esses dias resolvi dar uma customizada diferente no meu sistema e troquei a extensão Dash to Dock pela Dash to Panel. Ativei a aceleração de hardware no Discord e o problema parece ter sumido! Acho que encontrei a causa… E é a extensão, por algum motivo.

1 curtida

Voltando novamente: o problema não era a extensão. Ocorreu outra vez logo que abri o Discord. O que fiz, então, foi simples: desinstalei essa versão tenebrosa do aplicativo que existe para GNU/Linux e estou usando pelo navegador.

Continuando a novela… FINALMENTE achei a causa do problema e é um bug estúpido e, ao mesmo tempo, sinistro. Dependendo do pacote de ícones que você instalar, o indicador do Discord fica tentando atualizar continuamente e, consequentemente, provoca esses stutters.

Alguém já fez um fork para contornar isso: Reddit - Dive into anything. Contudo, consegui resolver simplesmente desabilitando a extensão “Ubuntu AppIndicators” (que não era muito relevante para mim, de qualquer forma). Depois de fazer isso, consegui utilizar o aplicativo do Discord normalmente.

Vou tentar correr atrás e reportar o bug diretamente à Canonical e à equipe do GNOME para ver se conseguem resolver isso. Aparentemente depende do pacote de ícones de terceiros instalado, caso você esteja usando algum.

1 curtida

Quem bom que achou a solução, mesmo pra tu. No meu caso, eu posso usar o Adwaita default que dá na mesma. Discord aberto ou fechado, nada muda. Até desinstalado é igual. Boa sorte aí

Zero stutter por aqui. Estou usando no aplicativo há alguns dias e realmente resolveu.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.