Videos do Youtube travam até no 720

E aí diz que eles nem tem previsão pra implementar essa função…

Assim espero, porque simplesmente não faz sentido os devs não implementarem uma função tão necessária como essa.

Uso o Discord com a aceleração de hardware habilitada. Fora dele não noto nenhuma diferença, apenas quando entro em algum canal de voz, o Note fica travando bastante, porém acontecia a mesma coisa no Windows. Esse problema que você tá tendo é bem estranho…

Ok @YugiMoto, valeu pela dica.

No Linux, não tem aceleração de hardware para decode de video. Por isso vai travar com qualquer qualidade de video, processador dual core não aguenta decode de 60fps.

A título de informação, a ativação do VAAPI no Chromium por padrão já está sendo trabalhada.

1 curtida

foi o que eu disse , concordo com voçê.

Verdade, a aceleração de hardware apresentada na verdade é para renderizar a página. Decodificar o vídeo é outra história.

Por parte da Google você pode esquecer mesmo. Eles só mexem um dedo se houver possibilidade sólida de retorno financeiro. Estou me referindo às alternativas open source.

No GNU/Linux existem algumas complicações para implementar isso (conforme descrito no artigo). De qualquer forma, é uma limitação grave e que já existe há algum tempo. Isso vai ser resolvido cedo ou tarde, principalmente ao considerar a melhoria absurda dos drivers que ocorreu nos últimos anos.

Até abri um tópico aqui sobre isso: Discord provocando stutter em jogos e reprodução de vídeos - Ubuntu 20.04.1 LTS. Esse problema ocorria direto e definitivamente não é culpa do meu hardware.

Contudo, conversando com alguns colegas hoje no Discord, aparentemente alguns deles já tiveram esse problema no Windows… Então a causa parece ser o próprio Discord, e não o GNU/Linux.

Apenas uma correção! Atualmente nos navegadores base chromium não existem flags “vazias”. Td o q vc forçar e verificar em (navegador) ://gpu estará mostrado claramente se foi ativado ou não. Exemplo: ativar gpu rasterization e verifique em seu navegador:gpu q estará ativo. Obs: os navegadores base chromium atualmente já tem várias coisas aceleradas via gpu como o compositor por exemplo.

1 curtida

“Por isso vai travar com qualquer qualidade de video” Não! A maioria dos hardwares hj no Linux vão reproduzir até 720p (HD) 30fps estáveis no Linux. E alguns processadores mais potentes vão reproduzir 1080p (FullHD) 30fps e em alguns casos até 60fps. A decodificação de vídeo via gpu nos navegadores ausente no Linux é a referente ao arquivo de vídeo. Já a composição de tela é acelerada via gpu tanto no Chrome quanto no Firefox após ativar layers.acceleration.force-enable.

1 curtida

Com relação à rasterização funciona mesmo. Mas existe uma flag de “video decode” que está lá e podemos ativar. Segundo o artigo que mencionei ali (e os demais colegas que comentaram que não há decodificação de vídeo por hardware ainda), por mais que o ://gpu mostre que isso está ativado, não funciona.

image

Bloco de Citação
Accordingly, if you visit chrome://gpu with the flag enabled you’ll see some text which reads: “ Video Decode: Hardware accelerated “. Done? Not quite. It turns out that, in spite of what the browser says, the flag does not enable hardware accelerated video decoding. Don’t believe me? Stream some HD video from YouTube or Vimeo in Chrome on Linux while you keep an eye on your system’s CPU usage via top or the System Monitor app and you’ll notice that it’s fairly busy…

Por isso q eu falei q “atualmente”. Seu navegador deve estar desatualizado, pois no meu Chrome, Opera, Vivaldi, Brave todos na última versão vc pode ativar qualquer flags de gpu q não mostrará Vídeo Decode: hardware acceleration ativo em navegador:gpu

Meu Opera está na versão 72.0.3815.186 e meu Chromium está na versão 86.0.4240.111. Ambos, atualizados, possuem a flag falsa:

image

image

image

Printa as flags q vc ativou em chromium:flags

Ativei apenas estas duas:

Peguei um vídeo 4K (2160p) a 60 FPS no Youtube aqui para testar. Com o i5 4670K, consegui assistir sem problemas, mas o uso do processador ficou bem alto, chegando a bater 80%. Meu sistema é o Ubuntu 20.10.

Nossa q interessante o q acabei de descobrir. Bora lá. Essa flag aí de Hardware-acceleration vídeo decode não existia em alguns versões anteriores do Chrome (exemplo). Quando eu ativava as flags substituir lista ds renderização por software e gpu rasterization eles mostrava vídeo decode: Hardware accelerate. Agr q existe essa flag aí acho q é um sinal q em breve o Chrome pode estar recebendo decodificação de vídeo via gpu de forma nativa no Linux.

Tomara! Acredito que também deve chegar. Meu notebook com bateria viciada agradeceria bastante. Por enquanto, contudo, essa flag parece não ter aplicação (ao menos não parece alterar nada).

Pelo que andei pesquisa. Está em trabalho já um patch para implementação de vídeo decode via gpu baseado em vaapi nos navegadores base chromium. Acredito que não irá demorar a chegar.

Exatamente em nossos processadores eles quase que chora pra roda imagina nas configurações dele, por isso eu disse que duvido muito que ele tenha rodado de boa como ele mesmo disse com aquele processador.

no win10 eu assisto no meu note enquanto minha mãe assiste na tv pelo hdmi ambos em 1080p mas em qualquer distro linux não consigo fazer isto um unico video em 1080p ja fica perto do 100 de todas as treads

minhas configs i3 6006u e hd grafics 520 8 gb ram ssd de 240 gb quem tiver duvidando que no windows roda melhor eu preovo