Confira o post completo no blog: Por que o Pop!_OS é tão popular? - Diolinux
O Pop!_OS é um sistema operacional desenvolvido pela System76 que nos últimos tempos vem se tornando bastante popular, vamos falar um pouco sobre isso.
É sempre uma pergunta dificil de responder. No momento eu tenho usado ele no notebook da minha esposa e em um dos computadores do trabalho pela simplicidade. Usava mint antes e tinha alguns travamentos esquisitos no note que sumiram com o Pop! Eu pessoalmente não sou fão de GNOME (uso meu pop! com cinnamon, suprema ironia). Mas de resto o sistema funciona muito bem sem dar dores de cabeça e sem fugir muito do meu “Debian world” nativo. Na minha estação de trabalho principal do trabalho continuo usando Debian, mas realmente recomendo o Pop!. É uma distro tranquila e que não dá muito trabalho, se a máquina não for muito velha e você não tiver problema pra fazer o dualboot manualmente.
o nome do sistema operacional já diz…
Concordo com o @COERSA e digo mais, assim como o GNOME em si, o Pop!_OS tá sofrendo o “efeito influencer”, que é quando uma empresa ou pessoa de influencia resolve adotar como padrão, o sistema pode ter uma UX horrível (não é bem o caso) que as pessoas vão usar, no caso do Pop!_OS pelo menos no Brasil boa parte dos users vieram por causa do @Dio, o principal diferencial do sistema (Pop Shell) só se tornou realmente conhecido depois do vídeo do Dionatan… infelizmente usuários não escolhem por UX ou features, mas sim porque viu alguém que ela julga importante usando… por isso que m criticava o iPad por não suportar mouse e pendrive geralmente era users Android e não os do iPad
No meu ponto de vista o POP!_OS é tão popular, primeiramente por ser tão completo, muito fácil de usar e tem um Workflow muito bonito.
Antes eu usava o Ubuntu e no fim eu já estava enjoado do layout dele, o POP!_OS pra mim foi uma renovação de amor ao Linux e um incentivo para poder ligar o Notebook todo dia, uso ele para edição de vídeo, Gimp, enfim, uso ele pra tudo.
Só sinto falta do pacote Adobe para Linux, mais nada é perfeito do jeito que queremos né??
Eu ja testei POP_OS em VM as duas ultimas versões inclusive e sei lá ele não entra na minha lista de Distos que eu utilizaria ou recomendaria para alguém.
É fase. “Novidade”. Gnome melhorando muito. Sistema bem trabalhado. Normal chamar atenção. Sempre tem uma “distro” da vez.
Ser popular nem sempre é sinônimo de qualidade ou que é bom para todos (Ex. Big Brother Brasil era muito popular porém era um Lixo de programa sem nenhum conteúdo… contudo sempre tinha uns lunáticos que idolatravam rs)
O fato é que o povo brasileiro é muito influenciável… já vi post em que perguntam até que distro o Dio está usando (como se a mesma fosse o melhor p/ todos independente do hardware) e de antemão já digo que não é… cada usuário e hardware é um mundo em particular
Sei que vão dizer que também teve destaque lá fora, mas o que vejo é que em canais gringos, mesmo eles testando várias distros, não se deixam levar pela “distro do momento” e se mantém fiéis às que realmente gostam e não vão na onda… Um exemplo é a Karla’s Project que independente de testar várias distros, se mantém fiel ao seu KDE Neon
Podem ter certeza de uma coisa… se o Dio voltasse pro Mint… pode ter certeza que haveria uma debandagem em massa do Pop
Me parece que ele é a alternativa ao Mint, sendo que o Mint vai atender quem gostar mais do Cinnamon e o Pop já entra com o Gnome. Me parece que ele está pegando um pouco do público do Ubuntu. Mas devemos fazer justiça e lembrar que quem usa o Pop também está usando Ubuntu.
Claro que o fato de ter uma hype em torno dele conta bastante, assim como tinha uma hype em torno do Mint alguns anos atrás. Enquanto tiver alternativas realmente livres para usar linux, eu vejo vantagens em ter distribuições da moda que atraiam novos usuários, mesmo que recheadas de binários proprietários, pois esse novo usuário (ainda) não se importa com esse assunto.
Dois comentários que resumem o que eu penso sobre o assunto:
e isso puxa uma outra discussão que é a questão de saltar de distros por influência x produtividade real.
Acho que a atenção atenção para gamers e nvidia users é um diferencial inicial para muitas pessoas.
é normal, antes tinhamos influenciadores, hoje temos influencias nas nossas dores
Dio se tornou o “embaixador” do Linux no Brasil, então é normal as pessoas tomarem decisões com base nas atitudes dele
Concordo com os pontos acima, a mim particularmente não me atrai, mas, se agrada muita gente então está bem, o que importa no final das contas é isso.
Eu baixei a ISO, olhei na VM e não me pescou… mas é tbm pq eu quero fugir da base Ubuntu, e o POP é um Ubuntu bonito e melhorado. Cansei de apanhar do apt get e dos PPAs
Ah, os PPAs quebradores de sistema…já disse isso aqui uma vez, quase deixei de usar Linux definitivamente por causa disso.
Alguém falou que KDE é vida… eu digo que PAMAC é muito amor! <3
Huheuheuahudhue
Como eu disse… “O Povo brasileiro é muito influenciável”
Eu uso o que me atende e o que serve pra mim… tipo, tenho máquinas Intel i5 e i7 rodando XFCE, e de contra ponto modestos Intel 775 rodando Cinnamon e KDE… pra muita gente pode até não ter lógica ou fazer sentido, mas esse é o “meu universo” e o que funciona pra mim baseado na minha opinião e de mais ninguém
Gosto de assistir reviews, fazer testes de distros, mas a opinião final é minha… pra mim o Pop não serviu e mesmo que alguém diga que é a “oitava maravilha do mundo” e que “Snaps são o futuro”… são apenas palavras que entram em um dos meus ouvidos e saem pelo outro rs
Pop, Zorin e Elementary guardada as devidas proporções, para mim estão na mesma categoria.
Sabe, eu ouço falar muito em “produtividade” e pouco em “praticidade” … que distro X é mais produtiva que distro Y… que a busca é tantos milisegundos mais rápida que a outra (como se a maioria das distros de hoje não fosse possível configurar o search na tecla super)
Mas a primeira coisa que vem em mente na produtividade é “rapidez” … e aí me pergunto… “Esses milisegundos a menos vão realmente fazer a diferença no meu dia??” Porque no meu caso eu não estou na fábrica da Foxconn na china, em uma linha de montagem de iPhones com guardas armados passando à minha volta… aqui eu tenho a liberdade pra uma pausa pro café ou ir ao banheiro
Me baseando em tudo isso eu resolvi à tempo focar na “praticidade”… quanto mais fácil e prático, pra mim é melhor… Se o resultado final será o mesmo pra que dificultar ?? E assim eu uso as distros que uso pela praticidade entre outros fatores