Por onde começar, distros amigáveis para iniciante

ola gente sou novo no linux ainda nao instalei queria algumas dicas

2 curtidas

Olá @Diones, welcome a comunidade Diolinux Plus :wave:t2:

Primeiro o Linux em si é um Kernel, ou seja vamos entender como um programa apenas. O Sistema Operacional Windows tem seu próprio Kernel. Um Sistema Operacional consiste de vários programas trabalhando juntos, o Kernel é um deles.

Então vamos conhecer a enorme variedade de Sistemas Operacionais baseados no Linux kernel, conhecidos como “Distros”, então indico você a navegar neste link:

Assim como o Sistema Operacional Windows ou o Mac da Apple, temos o Ubuntu da Canonical, Mint, Fedora, Manjaro, Opensuse, Arch, Gentoo, Debian, Pop!_OS da System76, Zorin, Elementary entre vários outros. Tem um Sistema Operacional mais bonito que o outro. Então oque você mais gostar deste link, comece a pesquisar sobre ele. Por exemplo você gostou do Ubuntu, então joga no Google vai em imagens, veja alguns vídeos sobre, vai no site deles.

A diferença dos Sistemas Operacionais baseados no Linux Kernel com o Sistema Operacional da Microsoft ou o da Apple o Mac, até mesmo o Android(ele é baseado em Linux kernel) da Google é a modularidade. O Windows você instala e pronto para funcionar. Hoje os Sistemas Operacionais baseados em Linux kernel estão no mesmo nível, instalou e é só usar mas você vai ver termos como Gnome, KDE, XFCE, LXqt, Cinnamon. Oque é isso? Eu disse que Sistemas Operacionais são um monte de programas trabalhando juntos, neste caso estes termos são programas que tomam conta do Ambiente do Desktop. O Windows tem o dele. Mac tem o dele. Isto tudo você vai aprendendo com o tempo.

Finalizando, dá uma olhada no link, veja qual você gostar mais vai no site baixa a ISO e tenta instalar no computador. Se não gostar você pode trocar, pois além da enorme variedade de Sistemas Operacionais baseados em Linux kernel existentes, eles são gratuitos! Então não tenha medo de testar! Só uma dica, sempre faça back ups dos seus dados, especialmente se você quer continuar usando o Windows e testar outros Sistemas Operacionais baseados no Linux Kernel.

:pray:t2:

3 curtidas

confudiu tudo mais tudo bem
vou conseguir aprender venho de um trama de linux todo preto ainda e assim ou mudou

3 curtidas

Bem vindo ao Linux e ao fórum!

Enquanto no mundo Windows você tem tipo, Windows XP, depois Windows 7, Windows 10, no mundo GNU/Linux você tem uma grande quantidade de sistemas baseados todos na mesma coisa: o núcleo de sistema Linux (Kernel Linux). Como cada um faz sua customização do seu jeito e distribui, chamamos esses sistemas de distribuições ou “distros” Linux. Para instalar uma, você precisa da imagem do sistema que é distribuida em formato ISO e de um pendrive de tamanho suficiente. No Windows você pode usar um programa como o Rufus para criar um pendrive de instalação, ou pendrive bootável. Após isso, basta reiniciar o computador e dar boot pelo pendrive. Depende muito de que placa mãe é a sua e qual a bios que vem nela, mas você tem que apertar uma tecla específica enquanto computador está ligando para você entrar em um Menu que deixa você selecionar como você quer iniciar o computador. É lá que você escolhe para iniciar pelo pendrive. Tente apertar várias vezes até aparecer, logo depois de apertar o botão de ligar, teclas como F7, F8, F11, F12 e DEL, uma por vez que iniciar o computador.

Como eu falei, existem várias distribuições, mas para facilitar sua vida, sugiro começar com as mais fáceis de instalar. O Ubuntu na sua versão 20.04 é um bom sistema para se começar. Aqui está o link para baixar o Rufus, e o link do site do Ubuntu:

Rufus → https://rufus.ie/
Ubuntu → Get Ubuntu | Download | Ubuntu

Existem vários tutoriais de como fazer esse pendrive bootável, até mesmo aqui no fórum. É só dar uma pesquisada básica. Qualquer dúvida, posta aqui novamente que conversamos. :slight_smile:

3 curtidas

vlw amigo e sera se pega na minha mobo z370m auros e vai funcinar todos os meus sofware do windows e jogos
tenho medo de perder desepenho e nao sabe instalar pois pesquisei e diz que tem um tal de terminal e achei dificil tudo em ingles eu nem o portugues

2 curtidas

Por nada. Acredito que vá funcionar sim na sua placa mãe, mas quanto a rodar todas suas aplicações e jogos, isso já não garanto. O Linux é um sistema diferente do Windows, e a maioria dos software são feitos exclusivamente para o Windows. Então, não é surpresa que algo do Windows não funcione no Linux. Mas claro, existem alguns programas que tem alternativas que funcionam perfeitamente no Linux. Uma boa alternativa ao Microsoft Office, por exemplo, é o LibreOffice. Mas, na maioria das vezes, são aplicações mais simples. Com os jogos é a mesma coisa. A maioria das empresas faz o jogo pensando no Windows, somente, e então eles acabam não rodando no Linux. Pode ser que te falem para usar uma ferramenta chamda Wine, que é um programa que possibilita que haja certa compatibilidade entre o Linux e as aplicações do Windows, mas ele não é assim tão poderoso quanto fazem parecer ser.

Recomendo que você investigue o que é dual boot, e faça isso na sua máquina, para poder testar com tranquilidade uma distro Linux, sem perder nada do Windows, e podendo voltar a usar Windows quando quiser caso não goste ou não seja sua praia.

Aconselho, porém, que não tenha medo do terminal. Você não é obrigado a usá-lo, mas muitas vezes ele pode facilitar sua vida grandemente. O terminal é uma parte do Linux, no final das contas será melhor para você saber alguma coisa dele aqui e ali.

3 curtidas

poxa muito obrigado ai pelas dicas e tem como fazer isso usar o linux junto com windows nunca vi fala dessas
acho que nao vou conseguir e por o meu windows diz que pirata e fui comprar e o olho da cara ai um rapaz disse o linux e de graca ai queria tirar o windows pra nao usar nada pirata mais nem sei nada de informativa tem algum curso pra aprender de graca mexer no linux e como faz pra colocar o linux vem todas juntas essas distro ai elas ficam tudo no meu computador

2 curtidas

De fato, a licença do Windows é bem carinha. Eu nunca pensei nisso por que sempre veio Windows com o computador, ainda que eu já tenha usado pirata uma vez na vida.

Você conhece o canal do Diolinux? Ele é o dono desse fórum, e ensina sobre Linux. Aqui estão alguns vídeos que podem te ajudar.

Uma distribuição Linux é diferente da outra. Se você instalar uma, é só aquela que vem mesmo. Por exemplo, se instalar o Ubuntu, não irá vir junto Fedora. São coisas diferentes.

2 curtidas

gratidao amigo

3 curtidas

Que isso, disponha.

Por sinal, essa distro chamada Zorin OS está muito boa. Acho uma boa ideia testar. Boa sorte!

2 curtidas

Mano, se tu quiser um curso básico pra aprender a usar Linux esse aqui é ótimo, foi por ele que eu comecei:

E a distribuição que ele usa no curso, o Linux Mint, também é muito fácil de instalar e usar.

3 curtidas

Se quiser dar uma olhada nesse tópico.

2 curtidas

Olá @Diones tudo beleza contigo?

Migrar de sistema operacional é sempre um processo que gera um pouco de insegurança, mas na medida do possível, fique tranquilo. :slight_smile: Além de tudo o que o pessoal já respondeu, é importante você entender que está migrando de uma realidade para outra completamente diferente, então, você precisará reaprender a fazer coisas com as quais já estava habituado.

No nosso canal do Youtube tem reviews de diversas distros e dificilmente o resultado que você conseguiria em uma será “impossível” de fazer na outra, mas com certeza você encontrará muitas formas de fazer a mesma coisa.

O terminal é seu amigo, mas geralmente você não precisará ter muito contato com ele, distros como o Pop!_OS, Zorin OS e Elementary conseguem resolver 99% das coisas na interface gráfica.

O mais bacana é que você pode testar todos estes sistemas operacionais sem ter que ficar formatando seu PC, é só você gerar um “live pendrive” e testar numa boa.

Boa sorte com seus testes e sugiro usar a ferramenta de busca aqui do fórum quando aparecer alguma dúvida, com certeza encontrará várias respostas.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Antes de tudo. Seja bem vindo @Diones! Aqui, ninguem sabe de tudo, e todos se sentem que estão aprendendo. Até os usuários mais Jurássicos kkkkkkk.
Então “Um animal anima o outro, e um ajuda o outro!”.


Como o @RuKsu falou, O Linux é só um Kernel (Núcleo base que conversa e comanda diretamente a placa mãe) dos vários que existem. E os demais sistemas derivados são construido encima dessa base chamada Linux.

Pense num sistema operacional como blocos e camadas (podemos até pensar como num prédio).
A base, é o Kernel. Os andares acima, os blocos acima é aonde estão os programas essenciais que vão facilitar a você a manipular o sistema. E no ultimo andar estão a Interface gráfica mostrando pra você na tela do seu PC ou dispositivo.

Todos Sistemas Operacionais são montados assim.
Mas na Familia Linux, como os sistemas são modulares, existem diversos sistemas diferentes, que tem a mesma base, que é o kernel linux, mas com programas de acordo com a escolha de quem criou.
Cada uma delas é chamada de Distribuição Linux - Porquê os termos do linux dizem que Qualquer um, pode alterar e criar a sua versão do sistema e distribuir essa versão do jeito que quiser (seja gratuito ou pago). Por isso são chamadas de Distribuição, ou Distro (pra encurtar).

As mais conhecidas são Ubuntu (e sua familia), Manjaro (e a familia do Arch Linux), Fedora (e sua família), Suse (e sua família). Lembrando que cada membro de cada familia vai trazer um recurso, e até uma séries de programas diferentes, mas que fazem os mesmos serviços.
Cada programa de um sistema de uma família, é possível instalar em um outro sistema de uma outra família (as distros linux por terem a mesma base, são compatíveis entre sí).

Montar como?
Uma coisa que o Linux é, e aproveita muito bem é do Open Source: São programas que são desenvolvidos e os criadores (desenvolvedores) deixam o código aberto, e quem quiser pode alterar e criar a sua versão de programa e colocar na Sua distro.
Quase todos, como raras excessões, são gratuitos (assim como o kernel linux), e por isso você vai ver nas distros, vários programas OpenSource disponíveis. Uns já vem pré-instalados, outros ficam no Repositório.

Repositório, é aonde ficam os programas selecionados pelos criadores ou comunidade da distro que não estão pré-instalados, mas estão disponíveis para instalação (geralmente o catálogo é enorme, e a grande maioria são de programas grátis e OpenSource). Ele pode ser: O CD/DVD de instalação ou um servidor na internet.

Terminal é o programinha que você vai comandar a máquina por comandos de texto. Ele é bom porquê Vocẽ pode comandar o sistema com as respostas mais básicas a partir dalí.

Mas como já disse, a maioria das Distros mais citadas e conhecidas, já iniciam com uma Interface Gráfica e, assim como no Windows você pode fazer tido a partir dela: acessar a internet, ver e usar a s suas pastas, instalar programas, e etc.
O terminal, vai ser mais usado pra você consultar expecífico que não aparece na tela. Então, normalmente é pouco usado por um usuário comum.

Existem vários Gestores de interface gráfica, e de Famílias de Ambientes (conjuntos de programas), as mais conhecidas, como já foi citado são: Gnome (melhor para produtividade), XFCE e Mate (minimalistas, ótimos para computadores com poucos recursos), Cinnamon, KDE Plasma (Lembra muito o Windows [inclusive a Microsoft copia muito as idéias dele], repleto de programas e de opções em cada um), Deepin e LXDE (Um KDE Plasma com menos opções).

E os programas do Windows?
Existe para Linux, um interpretador (você pode pensar como um Emulador, mas ele só interpreta os comando do Windows para que seja usado no Linux) chamado WINE.
Por meio do WINE e suas ferramentas é que os programas e Jogos para Windows são instalados e ficam disponíveis para serem usados nas Distros Linux.

Distros Leves e Distros Pesadas
São as que são construidas com programas escolhidos que usam mais do seu Processador e espaço em Memória. A maioria possuem Gestores de Ambientes que você consegue configurar Quais são os programas que vão se Auto-Inicializar, e você consegue deixar um sistema ainda mais leve.

Mas todas as distros, serão mais leves se tiverem menos programas rodando no plano de fundo.

As mais pesadas são as que usam GNOME (como Ubuntu e Fedora) e o Deepin, porque eles usa um melhor aproveitamento dos recursos da sua máquina (processador e memória) para te entregar um ambiente mais produtivo.
KDE vai depender muito das escolhas dos criadores da distro - pode ser leve, pode ser pesado. Para testar, é bom baixar a Distro Oficial do KDE Plasma, o KDE NEON.
As mais leves são as que usam XFCE, Mate, LXDE. Elas lembram muito, tanto em aparência quanto em desempenho o XP ou o Windows 7. O tema padrão pode até ser meio feio, mas você mudando pode ficar mais bonito que o do Windows (Tema é questão de gosto).
As distros mais conhecidas com XFCE, LXDE são Xubuntu (Ubuntu com XFCE), Lubuntu (Ubuntu com LXDE) e Ubuntu Mate (Ubuntu Mate).

A minha preferida é a Xubuntu Core (que é desenvolvida pela comunidade do Xubuntu e vem só com os programas mais essenciais e a gente vai adicionando o que a gente quer).


O Linux e suas distros + Um universo de programas OpenSource, são um multiverso de possibilidades. E por isso nenhuma Distro é igual a outra.

E apesar do Pinguim (o mascote se chama TUX), como o Linux é chamado parecer pequeno e sem muita coisa, na verdade é o maior universo que existe no ramo de Software, e está em praticamente tudo que é computacional hoje. Desde SmartBands, até Satélites, nos hovers em Marte, até no seu roteador WiFi, no seu computador, no seu celular.
Bom é assim: Pequeno e inofensivo na aparencia, mas um Titã Galáctico em poder!

1 curtida

Oi, @Diones. Eu comecei a usar uma distribuição Linux faz pouco mais de um ano e só tive um problema que vem me incomodando agora. Uso o Ubuntu e como a comunidade é grande, você não vai ter dificuldades para se habituar e aprender enquanto está começando a utilizar.
Isso aconteceu comigo e com outras pessoas que conheço.
Acredito que as coisas mais importantes para um iniciante em uma distro Linux é o hardware da máquina dele e a comunidade da distribuição que ele vier a escolher. O último fator facilita e muito o nosso aprendizado e nos traz uma estabilidade enquanto usuário.
Tenho aprendido bastante coisa e pude continuar com o meu computador funcionando bem, mesmo com o hardware antigo que já não ia tão bem assim com o Windows 8 e depois o 10.

2 curtidas

Como você está vindo do Windows, eu recomendo que vc utilize o Linux Mint.

Jogos e Programas: Não garanto que irá rodar todos, mas tente pesquisar mais sobre o Lutris, Wine ou PlayonLinux e se o teu jogo/software possuí uma versão para Linux.

Terminal: Pra sua sorte há muita coisa de fazer sem a necessidade de terminal, e quando precisa você precisa simplesmente copiar e colar o que tá escrito.

Geralmente o autor da postagem destaca colocando um fundo preto ou alterando a fonte, agora se ele for preguiçoso fica bem mais complicado.

O Linux mudou, para os usuários normais não precisa utilizar o terminal pra nada, e reforço a recomendação para o Linux Mint pra evitar dores de cabeça.

Dual Boot: Não é porquê estou em um fórum focado em Linux que irei rasgar elogios, você pode não gostar e é bem mais fácil deletar uma partição (pedaço do HD reservado para o Linux) e manter os arquivos do Windows, do que formatar a máquina duas vezes.

Caso você tenha alguma dúvida com o termo Dual Boot, é uma forma de falar que uma máquina tem dois sistemas operacionais numa única máquina (Windows & Linux por exemplo)

1 curtida

A distro Mint do Linux, O Linux Mint, pode ser uma boa para você @Diones, o propósito dela é justamente pegar os usuários do Windows e apresenta - lós ao mundo Linux, tendo uma aparência e interface bem parecida ao Windows, além de ser simples, mas é só uma sugestão minha, pode usar a distro que você quiser.

2 curtidas

Simples, não perca tempo escolhendo entre 3 bilhões de distros, todas são essencialmente iguais ao Windows, já que a metáfora de utilização é a mesma

Passo 1 - Escolha uma distro fácil de instalar os drivers (geralmente as baseadas no Ubuntu) ou que já venham instalados

Passo 2 - Aprenda a usar atalhos do teclado

Dica:
Ao invés de sair procurando o Menu de apps, precione super e vá digitando

Vc migra pra qualquer SO de forma simples se fizer isso e não estiver preso a uma aplicação

1 curtida

gente muito obrigado pela acolhida

3 curtidas

Tem várias que são amigáveis, depende muito do uso anterior, de seu perfil como usuário e de sua disponibilidade em se readaptar à um novo cenário, mas, sendo objetivo, que creio que é o que você almeja com esse tópico, de modo genérico e geral se você veio do Windows recomendaria o Mint ou uma distro com KDE Plasma (muito provavelmente as melhores opções nesse perfil seriam KDE Neon ou Kubuntu) ou se você era do Mac, recomendaria o Elementary ou o Deepin. E se você é usuário assíduo de Android a recomendação seria o Phoenix ou Prime:

http://www.phoenixos.com/