Por onde começar, distros amigáveis para iniciante

ola gente sou novo no linux ainda nao instalei queria algumas dicas

2 curtidas

Olá @Diones, welcome a comunidade Diolinux Plus :wave:t2:

Primeiro o Linux em si é um Kernel, ou seja vamos entender como um programa apenas. O Sistema Operacional Windows tem seu próprio Kernel. Um Sistema Operacional consiste de vários programas trabalhando juntos, o Kernel é um deles.

Então vamos conhecer a enorme variedade de Sistemas Operacionais baseados no Linux kernel, conhecidos como “Distros”, então indico você a navegar neste link:

Assim como o Sistema Operacional Windows ou o Mac da Apple, temos o Ubuntu da Canonical, Mint, Fedora, Manjaro, Opensuse, Arch, Gentoo, Debian, Pop!_OS da System76, Zorin, Elementary entre vários outros. Tem um Sistema Operacional mais bonito que o outro. Então oque você mais gostar deste link, comece a pesquisar sobre ele. Por exemplo você gostou do Ubuntu, então joga no Google vai em imagens, veja alguns vídeos sobre, vai no site deles.

A diferença dos Sistemas Operacionais baseados no Linux Kernel com o Sistema Operacional da Microsoft ou o da Apple o Mac, até mesmo o Android(ele é baseado em Linux kernel) da Google é a modularidade. O Windows você instala e pronto para funcionar. Hoje os Sistemas Operacionais baseados em Linux kernel estão no mesmo nível, instalou e é só usar mas você vai ver termos como Gnome, KDE, XFCE, LXqt, Cinnamon. Oque é isso? Eu disse que Sistemas Operacionais são um monte de programas trabalhando juntos, neste caso estes termos são programas que tomam conta do Ambiente do Desktop. O Windows tem o dele. Mac tem o dele. Isto tudo você vai aprendendo com o tempo.