Distribuições Linux para usuários iniciantes, intermediários e avançados

Decidi criar este tópico devido aos vários tópicos criados anteriormente com a mesma pergunta: “Qual a melhor distribuição Linux para iniciantes”. Geralmente, esses “iniciantes” vêm do Windows, que é o S.O. mais popular do mundo.

Essa lista é baseada na minha experiencia com o Linux, que eu uso desde de 2006, do tempo de participação neste fórum e pela familiaridade na interface gráfica com o Windows. Caso alguém queira discordar ou sugerir nomes, fique a vontade, fórum é pra isso mesmo.

Distribuições Linux para iniciantes:

• Linux Mint (com Cinnamon);
• Zorin;
• Deepin;
• Endless OS;
• Regata OS;
• Ubuntu Mate;
• Mint Mate;
• Ubuntu Budgie;
• Elementary OS;
• LinuxFX. 

Distribuições Linux para usuários intermediários:

• Ubuntu;
• Kubuntu;
• BigLinux;
• Xubuntu;
• Lubuntu;
• Mint (XFCE);
• Pop!_OS;
• KDE Neon;
• OpenSUSE;
• Manjaro;
• Mageia.

Distribuições Linux para usuários avançados:

• Arch Linux;
• Gentoo;
• CentOS;
• Fedora;
• Debian;
• Slackware;

É impossível listar todas as distribuições, mas tentei reunir, aqui, as mais utilizadas.

Espero ter ajudado.

22 curtidas

Com exceções ali como Arch, Gentoo… achei estranha a lista.

Mais prático pra iniciantes o que vem pronto. Ubuntu vem pronto, iniciante já começando a brincar com interface? Sei lá. Fedora vem pronto… Pop!_OS… Mint.

8 curtidas

Acho que o Fedora é uma distribuição pra usuários intermediários, foi uma das primeiras distros que eu usei e nunca tive muita dificuldade. A única coisa que eu acho complicada é a instalação avançada, levei um tempo até entender aquela bagunça.

2 curtidas

Ué, uso Mint XFCE e comecei a usar o Debian, não me considero médio/avançado kkk sou um iniciante estudioso/curioso.
Curva de aprendizado é algo extremamente relativo.

4 curtidas

A lista não faz muito sentido ao meu ver também. Por exemplo: por que Fedora seria para usuários avançados? E Ubuntu, Kubuntu e Mint Xfce para usuários intermediários?

5 curtidas

Acho que o ponto da classificação feita para iniciante foi a similaridade com o Windows, facilitando a transição.
Como o @Danilo falou lá em cima.

Essa lista é baseada na minha experiencia com o Linux, que eu uso desde de 2006, do tempo de participação neste fórum e pela familiaridade na interface gráfica com o Windows. Caso alguém queira discordar ou sugerir nomes, fique a vontade, fórum é pra isso mesmo.

Nessa caso concordo, faço ressalva apenas para o Fedora que acho que poderia estar na parte intermediária.

Mas isso é subjetivo mesmo cada um vai ter as suas impressões e sua classificação.

4 curtidas

Eu colocaria o Ubuntu, Kubuntu e Lubuntu pra iniciantes, colocaria Elementary OS, Endless OS e Deepin pra intermediário, colocaria Debian em intermediários e tiraria o Linuxfx porque na minha opinião não é o público alvo intencional que a distribuição que deve ser levado em conta, mas o público que ela atinge e o Linuxfx não tenho nada contra, mas não está pronta ainda

Concordo parcialmente com a classificação - com a excessão do Fedora (que deveria estar na lista dos Intermediários por ter um instalador confuso - e não difícil) e Kubuntu (que deveria estar na lista dos Iniciantes). Vejo que ela é voltada para pessoas que não tiveram contato com Linux, acho bastante válida.
Acho que a classificação que Danilo fez funciona assim:

  • Iniciantes - Instalou, usou. São distros práticas, exigem pouco conhecimento de informática para instalar e configurar.

  • Intermediários - Precisam de alguma intervenção manual para deixá-las prontas para uso, como ativar repositórios, instalar ferramentas para mudar o tema ou que precisam de atenção na hora de formatar e de ser instalada no computador, coisas que uma pessoa com conhecimentos básicos de informática vai derrapar de alguma maneira.

  • Avançados - É necessário todo tipo de intervenção manual, em que um usuário com conhecimentos básicos de informática não vai conseguir avançar no instalador.

4 curtidas

Acho que em vez de uma lista sequinha assim, poderíamos traduzir/recriar o distrochooser.de (faz uma série de perguntas pra você de sugere um “ranking” de distros).

Já deram vários exemplos aqui de como a expectativa do usuário pode dar “dificuldades” diferentes para cada distro.

3 curtidas

Pessoal, eu fiz este tópico com o intuito de centralizar o debate, quando um usuário novo chegar com essa dúvida, o discussão estará em um só lugar. Como @jridel escreveu, isso é meio subjetivo mesmo, tem pessoas que demoram pra se acostumar com as distribuições e outras não. Isso varia de pessoa pra pessoa.

Quem quiser fazer sua própria lista, fique a vontade.

3 curtidas

É que centralizar o debate com mais uma ponta solta… acaba que fica assim. Ainda mais que cada um tem uma experiencia e os critérios são subjetivos. Listas são sempre complicadas, dificilmente alguém realmente testou e de fato criou um “parâmetro de avaliação” pra classificar.

Exemplifico:
Facilidade de instalação (8).
Loja pronta (10).
Precisou habilitar repositório? (5).
Configurações visuais (8).

Notas foram exemplos, seriam baseadas nas 3 distros que testei - algo assim.

Mais um exemplo. Chrome tá na loja? Tem que habilitar? Tem que baixar do site? Usuário iniciante quer só usar. Chrome tá na loja do Fedora. Tem distribuição que não vem - pra mim isso é ponto pra iniciante. Spotify, tá pronto pra baixar ou usuário tem que pesquisar mandinga? Steam tá pronta? Tem que adicionar pacotes? Tem que habilitar. Instalou e funcionou?
Fedora por exemplo (repetitivo mas é a que uso). Você precisa instalar o fmpegg pra alguns conteúdos web. É fácil. Mas pra iniciante é ruim. Tem distro que já vem no esquema.

Debian foi minha primeiro distribuição quando voltei a usar Linux ano passado. Achei MUITO fácil. Gnome. Uso sem terminal. O que tem de avançado ali? Loja pronta também. Foi só instalar e sair usando, no Fedora tem o Chrome mas acaba precisando mais cedo habilitar os repositórios RPM. Complicado, subjetivo.

1 curtida

centralizar o debate para que não sejam abertos outros tópicos com o mesmo tema, @Windows_User

1 – Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

Tem até essa previsão nas regras do forum.

1 curtida

Pois é, já tem vários.

Resolvi fazer a minha lista.

Nível Iniciante

  • Linux Mint
  • Ubuntu (e todas as flavours)
  • Zorin
  • Fedora (e todas as spins)
  • Manjaro
  • Solus
  • Pop!_OS
  • KDE neon
  • Deepin
  • Endless OS

Nível Intermediário

  • Arch Linux (com o script Zen Installer)
  • Debian
  • elementaryOS (por ser muito “cru” e precisar de alguns tweaks)
  • Família Puppy Linux
  • SliTaz

Nível Avançado

  • Arch Linux (intalacão hardcore, na unha mesmo)
  • Gentoo (se não tiver conhecimentos sobre contrução manual de programas, passa longe)
  • Slackware (não preciso falar mais nada)
  • Distros destinadas ao server
10 curtidas

Explicação técnica e detalhada.

Esses vídeos são pra programadores, um programador pode ser um user iniciante ou avançado

1 curtida

OpenSUSE não se encaixaria na categoria “Iniciantes”?

@ewertonurias se quiser fazer a tua lista, fique a vontade para fazê-la também.

Mano, eu sou intermediário e nem sabia. Comecei com o Kubuntu e hoje uso o Manjaro.

2 curtidas

A terceira distribuição que eu usei foi o Fedora

image

3 curtidas