Iniciantes - Como instalar: Fontes do Windows

Essa dica vale para Debian, Ubuntu e derivados.

Abra o terminal (atalho: ALT + CONTROL + T):

digite ou cole o seguinte comando:

sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer

Confirme digitando a letra “S” (de sim) e apertando enter, como mostra a imagem abaixo.

Aperte a tecla TAB para confirmar a opção “OK”.

Aperte a tecla TAB para confirmar a opção “SIM”.

Pronto.

Veja também o tópico: Distribuições Linux para usuários iniciantes, intermediários e avançados

4 curtidas

Esse pacote instala as fontes básicas do Windows na época do Windows 95-XP (Arial, Times New Roman, Courier New, Impact, Comic Sans, etc.).

Se você precisar de fontes mais novas, como Calibri, Consolas, etc., visite w7df.com, baixe qualquer um dos pacotes (7, 8 ou 10) e extraia em /home/seuusuario/.local/share/fonts (para seu usuário apenas) ou (como administrador) /usr/share/fonts (para todos os usuários).

7 curtidas

Acho mais simples colocar as fontes na pasta ~/.fonts como expliquei no meu tópico:

https://plus.diolinux.com.br/t/instalacao-de-fontes-do-windows-no-linux-e-de-outras-fontes-tambem/

3 curtidas

Parando pra pensar, realmente deveria ter citado assim. Apesar de .fonts estar “obsoleta”/depreciada (por isso não recomendei), eles não vão remover o suporte a essa pasta tão cedo.

1 curtida

Não sabia disso. Valeu pela informação!

Pra quem usa alguma Arch-based e so procurar pelos pacote ttf-ms-fonts(tem derivações no AUR e podem estar em falta na momento) no AUR

1 curtida

Tem a win10 e a win10-other


(a win10 tá quebrada, a other tá ok - mas como eu uso windows tbm, já tenho todas aqui)

1 curtida

Esse pacote não é muita vantagem em comparação com a dica do @Danilo e de mim/@rasolar já que tem que baixar a ISO do Windows 10 todinha. 4 GB só pras fontes, é tenso.

Edit: o pacote ttf-ms-fonts (o equivalente Arch do pacote do post original) não tem essa desvantagem, ele baixa só as fontes mesmo.

2 curtidas

Com apenas 6,1 MB!

1 curtida

Esse e o mesmo pacote do ubuntu que so vai ter as fontes do XP/95 pra baixo?
Na parte do Win ate que não se baixa toda a ISO mas o arquivo .win do enterprise eval de 90 dias… Pode estar por volta dos 3.2GB nesse arquivo comprimido, mas não da pra saber pois o pacote do AUR ta com uns problemas nos checksum

Isso.

Ainda assim, é um download de um SO quase inteiro só pras fontes. O download do site que eu citei lá é só 185 MB.

1 curtida

Ah bom, ja que o ttf-ms-fonts so vem com as fontes legadas acaba não tendo muita vantagem usar, eu preferi baixar so o arquivo compactado do win10 de 185mb mas e igual aos outros do site ou tem diferenças?

São diferenças de design bem sutis entre uma versão e outra do Windows, tipo a Segoe UI do Windows 7 ter tracinhos I, desenhar a base do 1, etc.

1 curtida

Isso é problema só pra quem usa exclusivamente Linux em casa e realmente não teve acesso, nos últimos tempos, a uma máquina com Windows.

Embora eu tenha um notebook em dualboot, já passei um tempo só com o Linux. De qualquer forma, assim que instalei o Windows 10 na minha máquina pela primeira vez, instalei logo o Micrososft Office e passei todas as fontes (que tinha a combinação Windows+Office) para o meu HD externo.

Mesmo assim, baixar uma ISO é investimento que vale a pena se você não tem acesso a uma máquina Windows. A pessoa baixa uma ISO (recomendo uma normal, não sei se uma versão Lite viria com menos fontes), baixa a versão mais recente do Microsoft Office que for possível, instala os dois numa máquina virtual, e então extrai as fontes da pasta C:\WINDOWS\Fonts para um pendrive/HD_Virtual. Isso lhe servirá por pelo menos uma década, ainda que tenha uma nova versão do Windows, especialmente porque você realisticamente não precisará das mais novas fontes do Windows e Microsoft Office.


É mais interessante que você já deixe tudo salvo num pendrive (tenha certeza de que suia instalação Windows tinha o Microsoft Office instalado, pois ele traz mais fontes) e instale-os manualmente na pasta ~/.fonts ou ~/.local/share/fonts e rode o comando fc-cache -f -v.

Pacotes de repositórios PPA/AUR podem te trazer dor de cabeça depois.

Sei que esse é o arquivo ISO compactado, mas mesmo assim, tô achando que virá com menos fontes. Minha pasta de fontes do Windows (Windows10+Office2013) tem 379MB, ainda que consideremos que só 1/3 disso (126MB) é do Windows, não caberia nessa ISO, mesmo compactado. Mas pesquise direito isso daí.

1 curtida