Pop!_OS 21.04 congela quando aperto várias teclas ao mesmo tempo

Sim. Posso confirmar que estava no Wayland pois na tela de login a resolução ficou zoada (eu configurei o Xorg manualmente para ficar na resolução correta do monitor na tela de login).

1 curtida

Ok…

teria como mostrar a saida de :

lsusb

?

1 curtida

Vai parecer besteira mas to ficando sem ideia, pois ainda estou pesquisando aqui…
mas ja tentou trocar o usb? provavelmente você ja deve ter tentado, mais é so para eu saber.

Sim. Quando fiz os testes com o outro teclado, testei o meu atual nas portas USB frontais.

1 curtida

Ele é usb3 ou 2?

Acredito que são USB 2.0. Não conectei nas azuis, e sim nas pretas.

1 curtida

Procurando mais um pouco achei esse tópico: Teclado mecânico travando no Pop!_OS
Você pode dar uma olhada nisso e pode ter alguma ideia . Vou olhar agora seu teclado para ver se ja foi relatado algo no popOS. Edit: É sua primeira instalação do popOS ?

Edit2: Acabei de ler a conclusão do tópico que eu marquei aqui, parece que a solução foi formatar…

Baixei ISO do Pop!_OS novamente, criei novamente o USB com o sistema e instalei tudo novamente. Até o momento meu teclado está funcionando normalmente sem qualquer acusação de congelamento.

Mas não posso te recomendar isso, se não adiantar você vai ter perdido as suas coisas atoa… se você quiser correr o risco, ta ai , mais vou continuar pesquisando.

1 curtida

Neste computador sim.

1 curtida

@Vnp Pelo que li, o OP no tópico mencionado resolveu o problema primeiro alterando a versão do kernel e depois reinstalando o sistema, correto? Estou montando um pendrive bootável com o Pop!_OS para ver se no modo Live o problema acontece.

Eu uso o AutoKey e suspeitei dele ser o causador. Desinstalei, reiniciei a máquina e… persistiu.

1 curtida

@Vnp Testei aqui. As travadas são bem mais rápidas (demoram menos que um segundo), mas ainda acontecem em modo Live.

1 curtida

Que estranho…
Tente dar uma olhada no fedora, vê se la continua esses travamentos…

Posso tentar, mas não tenho muita vontade de usá-lo. Gostaria de permanecer numa distro mais “mastigada” e com base no Debian. Volto em alguns instantes.

1 curtida

@Vnp Desculpe a demora! O Fedora demorou bem mais pra baixar. Dei boot em modo live e… o problema não rolou! Com o Fedora o problema com as teclas sumiu, igual no Mint. Será que é algum programa do Pop!_OS?

1 curtida

Provavelmente é culpa de alguma configuração…
Que bom que o fedora não deu problema, mas ai fica a você de migrar ou não.
Sei que não é algo facil trocar de base. Dei uma lida em alguns tópicos do popOS, seu erro não é comum. Eu dei uma procurada no seu teclado, mas mesmo assim, não tem nada falando sobre esse erro… Parece que você foi o unico a ter esse erro e criar tópico falando, ou pelo menos na lingua portuguesa ou inglesa (falando só do popOS em especifico).
Pelo jeito não é servidor grafico, agora o que pode fazer e fuçar no codigo do pop ou ficar caminhando pelos diretorios, coisa nada pratica. Ja olhei até a questão de drivers, mas não é nada do tipo. Desculpe ficar te arrastando pelas distros, mas você ja testou o ubuntu? não é uma distro que eu recomendaria e nem de longe, mas se lá não tiver esse erro, pode ser mais confortavel por ser base debian. Ainda não parei de pesquisar sobre seu erro, assim que eu descobrir algo eu volto aqui. Ou tambem se por ultimo caso você quiser trocar o kernel para testar ai você pode seguir esses tópicos:

Como trocar de kernel Linux via GUI? [Ubuntu] .
Como trocar kernel do PopOS .

Ou claro, caso você tenha duvida com mudança de kernel e esses tópicos não te ajudarem pode me chamar támbem @Vnp.

1 curtida

Se eu tiver que migrar, tô pensando no Linux Mint mesmo ou ir de Ubuntu MATE (pois curto a interface e dá pra deixar igualzinho ao GNOME).

Já, e nem quero voltar, rs.

Acho que nem vou arriscar.

Sem problema, agradeço você e o @Tails por terem ajudado! Vou fazer uns testes e talvez migrar para outra distro.

1 curtida

Mate é tudo de bom!

Infelizmente seu problema não foi resolvido mesmo com os 36 comentarios, mas vou continuar pesquisando para caso um dia esse problema volte , mesmo que para outra pessoa.

Bom, Boa Sorte a paritr de agora! Não consegui te ajudar com isso, mas caso você tenha outro problema, pode me chamar @Vnp que talvez eu consiga te ajudar!

1 curtida

Meu único receio é o Snap. Odeio Snap. Não gosto da lerdeza e consumo de memória que ele traz. Pelo que vi no fórum deles, dá pra desativar, remover todos os pacotes e bloquear duma vez. Será que vale a pena?

1 curtida

Com certeza haha
Mas você pode remover o snap e instalar o flatpak sem problemas.

1 curtida

Certo, obrigado mais uma vez!
Vou arrumar os pauzinhos e me organizar pra migração. Qualquer coisa eu apareço aqui num tópico novo. ^^

1 curtida