Pop!_OS 21.04 congela quando aperto várias teclas ao mesmo tempo

Ok. Boa sorte novamente!

1 curtida

Atualização

Testei várias distribuições com GNOME aqui. O Pop!_OS 20.04 LTS também apresenta o problema. Dei boot em modo Live no Ubuntu 20.04 LTS e o problema também ocorreu.

Pensei ser um bug no GNOME 36 e 38, visto que o Fedora 34 (GNOME 40) não teve o problema. Dei boot no Pop!_OS 21.10 Beta e… também ocorreu. Aparentemente não é o GNOME, visto que o Pop!_OS usa GNOME 40 e até o Kernel 5.13, mais recente que o do Fedora 34.

Tô sem ideia do que pode ser. Se alguém tiver alguma sugestão, gostaria de ouvir.

deve ser algo especifico da familia ubuntu.

1 curtida

Entendo. Eu tô pra testar o Manjaro GNOME amanhã.

Inclusive, @Vnp também, eu estive testando aqui e descobri que consigo apertar até seis teclas ao mesmo tempo sem problemas. A partir de sete o sistema começa a congelar. Há algum jeito de “limitar” o número de teclas que podem ser pressionadas ao mesmo tempo em seis ou menos? Isso acabaria com meu problema.

Dei umas mexidas nas configurações de acessibilidade do GNOME, alterando tempos de delay e repetição de teclas, mas não resolveu.

1 curtida

Atualização

Acho que descobri o problema e achei uma solução que, não é a ideal, mas funcionou no modo Live aqui.

Basicamente, o problema está no libmutter. Aparentemente a linha case XkbNewKeyboardNotify é o que causa esse problema. A solução é compilar manualmente uma versão com essa linha removida (ou comentada), instalar e usar o apt-mark hold para que ela não seja atualizada. Daí, quando houver atualizações do GNOME ou algo que precise atualizar esse pacote, é necessário tirar do hold, atualizar e depois repetir o processo. O tutorial exato está explicado aqui.

Inclusive, esse problema parece existir faz alguns anos no GitLab do GNOME Shell. Tentaram resolver uma vez, mas desfizeram a correção por ela dar problemas em teclados que não usam o leiaute QWERTY. O jeito é ficar de olho nessa issue e esperar eles corrigirem de vez…

1 curtida

Perdão a demora, não vi que você tinha respondido.

Que bom que foi “solucionado” pelo menos por enquanto, é uma pena que uma coisa que seria “simples” teve tantas voltas, mas boa sorte para que esse problema não aconteça de novo, e fica a dica para caso alguém veja no futuro.

Acho que o manjaro gnome é o melhor gnome, pode até ser melhor que o popOS, claro depende de você e do que você gosta tambem, mas vale testar. Até eu que não gosto muito de gnome gostei desse sistema com a DE.

Mas… @Rodrigo_Chile , o que você acha? :joy:

2 curtidas

Tranquilo. ^^

Realmente, mas meu medo é em alguma atualização isso não funcionar mais. Eu queria entender exatamente porque o Fedora não sofre desse problema. No modo Live ele usa Wayland, certo? Se sim, não era pra ocorrer esse problema quando eu testei o Pop!_OS com o Wayland.

Eu tenho que terminar umas coisas e testar ele aqui. Eu uso Manjaro KDE no meu notebook, funciona bem mas eu realmente queria usar algo Debian-based no PC mesmo, hasuasbh. Quem sabe eu não me “apaixono” pelo Manjaro GNOME.

1 curtida

Eu não sei muito bem como funciona, fedora é um sistema que eu queria muito usar, mais de algum jeito eu me distancio dele. Agora na f.v.35 vou tentar usar ele como dual boot com o nixOS. Mas acho que ele faz uma “troca” quando detecta placa nvidia.

Se você quiser, da para usar o debian em si. Se você achar complicado, um usuario ja fez um tópico para ajudar: Debian descomplicado: da formatação à produtividade!

Eu gosto bastante do Debian, mas no meu PC de uso diário não dá pra eu usar. Tentei uma vez, mas enfrentei problemas de áudio, artefatos em alguns jogos e outros pequenos problemas que eu não tive ideia de onde começar pra resolver. Por isso tô atrás de algo mais “fácil” como Pop, Manjaro, Mint…

1 curtida

Entendi…
Sem querer sair do foco do tópico do pop, mas saindo , você testou ja a versão testing non-free?

Sim, sim. Inclusive segui esse artigo do Kairan mesmo.

1 curtida

tu entra no fedora e digita no teriminal:
echo $XDG_SESSION_TYPE

ai ele diz qual ele tá usando

2 curtidas

É a versão que uso, acho ela ajeitadíssima. Mas como uso laptop, nem ideia de como resolver, eu faço esse treco de teclar um monte de coisas ao mesmo tempo e nunca enfrentei congelamentos…

Hauhauheuhudhwuhauawhusdhudfhreuhau

1 curtida