Teclado mecânico travando no Pop!_OS

Boa tarde pessoal. Sou novo no mundo Linux e tive alguns problema que não consegui encontrar solução, parece que aconteceu com poucas pessoas ou praticamente não aconteceu (algumas específicas).

Especificando meu computador:
Processador Intel Xeon x3470
Memória RAM: 14GB
Placa mãe: Asus P7H55-M/BR
Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti 4GB
SSD KingDian 248GB
+4 HD’s (500GB + 320GB + 2x 80GB (WD e Samsung))
Mouse HyperX Pulsefire Core
Teclado Mecânico Pichau P531

Meu problema é o seguinte: fiz questão de especificar o modelo do teclado pois estou com problema na utilização dele no Pop!_OS ou distro’s com o GNOME em geral.

A instalação da distro já foram feitas de várias formas, tanto 20.04 LTS como 20.10 (Nvidia e Intel) e ambas tiveram problemas de compatibilidade com o Teclado Mecânico da Pichau, pois eu consigo utilizar um genérico da Microsoft e não tem esse problema que vou relatar.

Durante a instação da distro Pop!_OS eu não tive problemas com o teclado, mas assim que o sistema iniciou e eu comecei a utilizar, inesperadamente meu teclado congela, nada funciona, o RGB roda normal, mas não liga e desliga Num, ScrLk, não digita, não funciona a tecla do “Windows”, ele simplesmente congela e fica inutilizável, a única forma dele voltar a funcionar é desconectando e conectando a USB ou reiniciando o PC. Outra opção também é usar o teclado genérico pra destravar ele, clicando no NumLock ele consegue destravar o mecânico.

Não entendo muito sobre, pois sou novo nesse mundo, mas minha insistência em descobrir como solucionar isso não me deixou desistir. Não sei se pode ser problema de compatibilidade de layout do teclado. Eu uso o padrão mesmo. Já atualizei o Firmware do teclado através de um Windows. Já reinstalei não sei quantas vezes o sistema e nada adianta. Ele chegou a funcionar sem problemas no Manjaro GNOME, mas tenho a intenção de usar o Pop!_OS porque me familiarizei muito mais com ele.