Teclado mecânico travando no Pop!_OS

Boa tarde pessoal. Sou novo no mundo Linux e tive alguns problema que não consegui encontrar solução, parece que aconteceu com poucas pessoas ou praticamente não aconteceu (algumas específicas).

Especificando meu computador:
Processador Intel Xeon x3470
Memória RAM: 14GB
Placa mãe: Asus P7H55-M/BR
Placa de vídeo: GeForce GTX 1050 Ti 4GB
SSD KingDian 248GB
+4 HD’s (500GB + 320GB + 2x 80GB (WD e Samsung))
Mouse HyperX Pulsefire Core
Teclado Mecânico Pichau P531

Meu problema é o seguinte: fiz questão de especificar o modelo do teclado pois estou com problema na utilização dele no Pop!_OS ou distro’s com o GNOME em geral.

A instalação da distro já foram feitas de várias formas, tanto 20.04 LTS como 20.10 (Nvidia e Intel) e ambas tiveram problemas de compatibilidade com o Teclado Mecânico da Pichau, pois eu consigo utilizar um genérico da Microsoft e não tem esse problema que vou relatar.

Durante a instação da distro Pop!_OS eu não tive problemas com o teclado, mas assim que o sistema iniciou e eu comecei a utilizar, inesperadamente meu teclado congela, nada funciona, o RGB roda normal, mas não liga e desliga Num, ScrLk, não digita, não funciona a tecla do “Windows”, ele simplesmente congela e fica inutilizável, a única forma dele voltar a funcionar é desconectando e conectando a USB ou reiniciando o PC. Outra opção também é usar o teclado genérico pra destravar ele, clicando no NumLock ele consegue destravar o mecânico.

Não entendo muito sobre, pois sou novo nesse mundo, mas minha insistência em descobrir como solucionar isso não me deixou desistir. Não sei se pode ser problema de compatibilidade de layout do teclado. Eu uso o padrão mesmo. Já atualizei o Firmware do teclado através de um Windows. Já reinstalei não sei quantas vezes o sistema e nada adianta. Ele chegou a funcionar sem problemas no Manjaro GNOME, mas tenho a intenção de usar o Pop!_OS porque me familiarizei muito mais com ele.

Resumindo, teclado genérico da Microsoft funciona normalmente sem congelamentos. Mouse HyperX também não teve problema algum. Teclado mecânico Pichau P531 congela inesperadamente, pode ser na área de trabalho, em algum programa, ou digitando a senha de autenticação, ele simplesmente para do nada e pra voltar a funcionar só tirando a USB e colocando novamente, já foi testado em outras USB’s e acontece a mesma coisa.

Além disso o Pop!_OS e Manjaro (GNOME) está tendo alguns problemas de lentidão, na hora de digitar a senha de autenticação, ou pra abrir um programa, ou pra reiniciar. Na área de trabalho clicando com o botão direito e indo em “Configuração” no Pop_OS também não abre, só carrega e fecha. Algumas aplicações não abrem, problema no Lutris e Wine Steam. Enfim kkkk não sei se pode ser problema de driver da placa de vídeo ou se isso tudo é um problema único, ou problema de processador, mas esse é assunto pra outro tópico.

Desde já agradeço, só reforçando que sou um pouco leigo pra esse assunto, mas pode ter certeza que vou correr atrás pra entender melhor. Já até me tornei membro do Diolinux pra ir atrás dessa solução e acompanhar todos os detalhes.

Agraços pessoal, aguardo as soluções!

Em primeiro plano seja bem vindo ao fórum!

Veish, véi, aparentemente a Pichau meteu o louco e estão usando umas peças que não tem driver funcional no Linux (bem estranho, mas em fim). Você não tem nenhum outro computador ai que possa instalar alguma distro de sua escolha e plugar o teclado em alguma das USB’s para testar?

Uma dica de ouro, tu tá com uma gráfica da Nvida, não seja doido de instalar a versão do Pop!_OS com os drivers da Intel/AMD, vulgo os open source… :sweat_smile:

Algumas dúvidas: você instalou a distro somente no SSD ou você fez algum tipo de particionamento um pouco mais avançado? (Ex: Boot no SSD e Home no HD)

Uma dica: instale a Steam pela Pop!_Shop, Wine pelo site oficial (https://www.winehq.org/) e o Lutris (pela Pop!_Shop) instale por último, só pra ter certeza que o Wine “Vanilla” suprirá as dependências…

2 curtidas

Muito obrigado pelas boas vindas!

Então eu tenho sim, tanto notebook, como pc, bem observado, pois não pensei em fazer esse teste em outro PC.

Quanto a versão do Pop!_OS Intel/AMD já nem encosto mais :joy: vou deixar da Nvidia mesmo.

A instalação foi feita somento no SSD mesmo. Instalação e particionamento padrão, escolhi a opção Clean All.

Quanto a dica, vou testar então pra ver se roda tudo certinho.

E por último, quase certeza que seja isso que você falou sobre as peças usadas não terem suporte no Linux. O estranho é que no Manjaro GNOME o teclado funcionou relativamente bem. No Pop!_OS já não deu certo.

Estou ficando maluco de não poder usar essa teclado. Será que terei que migrar novamente para o Manjaro?

Cara, essa questão de no Manajro estar funcionando, 99% de certeza, de ser por que ele é uma distro rolling release e bleeding edge, vulgo tem o kernel e pacotes mais recentes. O que você pode testar é instalar um kernel mais recente no Pop!_OS e vê se funciona (recomendo olhar o Kernel 5.10.x pois é LTS). Dá uma olhada neste vídeo do Dio ensinando a instalar kernel manualmente (disclaimer. Não é nada robocop da vida. É interface gráfica :grin:

:lizard:

1 curtida

Só um detalhe: Manjaro não é bleeding edge, como o Arch. Ele segura os pacotes, passa por dois repositórios (unstable e testing) antes de colocar no repo estável. Por isso que uma ou duas vezes por mês aparece uma pancada de atualizações… é o mesmo que acontece com o OpenSUSE Tumbleweed e o diferencia do Krypton

2 curtidas

Vish, obrigado pela correção, Rodrigo! Eu pensava que somente o openSUSE Tumbleweed fazia esse esquema de dar uma segurada e o Manjaro não

2 curtidas

Fiz o teste utilizando as Kernel’s 5.10.x e 5.11, mas nada resolvido. Algum outro teste, ou algum atualizador de drivers pro Pop!_OS?

Veish, véi… Pop não gostou deste teclado mesmo. Eu só conheço este método mesmo :confused: se você não quiser usar o Manjaro, tenta dar uma chance ao openSUSE Tumbleweed ou ao Gecko Linux Rolling para ver se um kernel mais fresh ainda ajuda. Só deu esse BO no POP ou em mais alguma distro Ubuntu based tbm?

1 curtida

Já passei por isso. Vê se esse tópico ajuda.

Mas no meu caso, tive mais problemas com o Pop depois. Acabei preferindo baixar a .iso de novo e instalar do zero.

1 curtida

Pessoal, acredito que consegui resolver. Não sei ao certo o que pode ter sido o motivo, mas de qualquer forma vocês me ajudaram muito.

Fazendo alguns testes e buscando algumas informações, eu cheguei até o @Dio que me ajudou bastante analisando alguns erros no meu sistema.

Baixamos e instalamos o GNOME Logs para analisarmos o que pode ter acontecido no momento aonde o teclado congela (descobrimos que o sistema desconecta o teclado ou deixa ele em modo de repouso).

Algumas mudanças foram feitas em sistema, como por exemplo: instalação de uma nova kernel (atualmente uso a 5.10.x); mudanças na BIOS colocando EHCI para AHCI; nas configurações de energia, no painel de controle, colocar o PC para nunca hibernar ou entrar em modo de espera; mudar USB que está sendo utilizada.

Quero agradecer pelas dicas da alteração do Kernel. Acredito que possa ter resolvido quando mudei o sistema pra AHCI pela BIOS e instalando uma nova Kernel pelo Ubuntu Mainline Kernel Installer e dando purge em todas as outras baixadas e instaladas.

Vou acompanhando se acontece do teclado parar de funcionar em algum programa ou aplicação. Qualquer coisa retorno pra esse tópico, mas até o momento está resolvido!

4 curtidas

Baixei ISO do Pop!_OS novamente, criei novamente o USB com o sistema e instalei tudo novamente. Até o momento meu teclado está funcionando normalmente sem qualquer acusação de congelamento.

1 curtida

Que loucura que o Pop!_OS tá fazendo com você, bro hehe
Bom ouvir que agora tá normal :smiley:

2 curtidas

Pior que foi mesmo kkkkk mas tudo certo agora :pray:t2:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.