Mudanças Importantes no fórum - E o futuro que queremos para esta comunidade

Fatos recentes dentro da nossa comunidade levaram a administração do fórum a se reunir e traçar um plano futuro. Eventualmente é necessário parar, respirar, dar um passo atrás, ponderar, para só depois seguir com assertividade.

A função e intenção do fórum

O fórum Diolinux Plus é uma iniciativa privada, da empresa privada conhecida por “Diolinux”. O site tem o propósito de juntar dúvidas da comunidade do projeto, provindas do YouTube, do blog e das demais redes sociais em um ambiente que seja propenso a solução de problemas, aprendizado e organização.

Depois de várias tentativas de unir a comunidade em grupos de chats tradicionais e equivalentes ao longo dos, como o Facebook, Google Plus, Discord, Whatsapp e Telegram, tenho certeza que alguns de vocês ainda se lembram, percebemos que esses formatos têm problemas para os nossos objetivos, não só por serem serviços de terceiros, mas por não reterem conteúdo, não permitir uma organização clara, desperdiçando o conhecimento. Basta observar quantas vezes uma mesma pergunta se repete em um serviço de chat (como o Telegram, por exemplo), quantas vezes essa pergunta é respondida, e quantas vezes ela se repete novamente, pois encontrar tais soluções em serviços assim é uma tarefa enfadonha. Chats tem outra finalidade, ainda que possam ser usados para aprender.

O Diolinux Plus quer ser esse reduto, onde as perguntas e dúvidas são armazenadas, categorizadas, as soluções são apontadas e sinalizadas. Tudo isso é pesquisável e indexável em mecanismos de busca, a ponto de ajudar até mesmo quem não faz parte do fórum ativamente, ou da comunidade Diolinux.

Somado a isso, temos em mente um lugar de seriedade (não sisudo) onde as pessoas possam realmente tirar dúvidas com usuários técnicos, experientes e confiáveis, em um ambiente que tenha um ótimo teor de conhecimento e, ao mesmo tempo, seja aconchegante para quem está aprendendo e dando seus primeiros passos no mundo da tecnologia.

O fórum almeja ser um local de união da comunidade de tecnologia brasileira, onde usuários de todos os sistemas operacionais, designers, programadores, administradores de sistemas, engenheiros, gamers, técnicos de hardware, e virtualmente qualquer tipo de interessado ou hobbysta em tecnologia, possam compartilhar informações e aprender uns com os outros.

O fórum também tem o objetivo de ser um local confiável para divulgação de currículos e vagas de emprego, um local onde as pessoas possam divulgar os seus trabalhos pessoais relacionados a tecnologia, um lugar onde as pessoas e as empresas possam compartilhar seus eventos.

O fórum almeja ser um local onde criadores de conteúdo de tecnologia possam se reunir para compartilhar suas criações e discutir com a comunidade, de forma saudável, tais assuntos.

O que estava dando errado e de quem é a culpa

Gerenciar grandes comunidades, conversando de forma tão espontânea é um trabalho difícil.

Nesta última semana em particular, a moderação deste fórum foi mais uma vez vítima de “trolls” da internet, que criaram dezenas de contas apenas para “bagunçar” a informação aqui disposta, quase sempre ofendendo com palavrões os mantenedores, incluindo todos os voluntários.

Existe uma preocupação legítima da nossa parte com a saúde mental das pessoas que trabalham junto conosco para fazer este projeto acontecer.

Percebemos que as atitudes que tomamos para com a administração do fórum nos levaram para longe do objetivo descrito na seção anterior.

Sem querer, acabamos incentivando a interação dos usuários através de assuntos que não são realmente produtivos ou eventualmente relacionados a tecnologia. O que no longo prazo, já que isso ocorre há vários meses, acabou gerando uma descaracterização do projeto, portanto, nos levando para longe do objetivo original.

A seriedade com que nós encarávamos os objetivos do fórum acabou dando margem para discussões sobre “cor favorita”, “o melhor episódio do anime X”, “o que você faria se fosse (blank)…”.

A criação da categoria “Café do Diolinux Plus” foi um tiro no pé. Ela foi literalmente criada para bate-papo não relacionado a nada sério entre os usuários, e ainda que conversas interessantes possam surgir dali, de forma geral, ela não realmente nos coloca no caminho que queremos seguir em sua maior parte.

O que é pior, por serem assuntos aleatórios, ela acaba sendo uma das categorias mais populares do site, dando “a cara” do conteúdo.

Para piorar ainda mais a situação, há algum tempo criamos uma categoria com “mensagens que se auto-apagam em um dia” na categoria “Café do Diolinux Plus”, fazendo com que as pessoas comentassem todo tipo de coisa, por consequência, gastando o tempo da moderação com mensagens inúteis, do ponto de vista de aprendizado, que nem sequer iriam permanecer por muito tempo.

Esse tópico em particular acabava funcionando como “um chat” na comunidade, semelhante ao que acontece num grupo de Telegram, desvirtuando completamente a nossa intenção de organizar o conhecimento.

Nenhuma das pessoas que participou de tais discussões ou criou tópicos nessas categorias errou de alguma forma. Elas apenas seguiram as regras e se utilizaram das concessões que nós mesmos criamos. Nós erramos, não vocês.

Como se sabe, todo erro tem consequências, e logo percebemos que pessoas extremamente importantes, inteligentes, profissionais qualificados e com tempo limitado, que antes tiravam tempo dos seus dias para interagir com os novos usuários do fórum e tirar dúvidas, foram saindo da plataforma com o tempo.

Cada vez menos vemos empresas divulgando vagas de emprego, cada vez menos vemos agências e pessoas divulgando eventos, ou projetos interessantes. E o nível técnico das conversas dos usuários do fórum inevitavelmente foi baixando, é uma simples consequência.

Uma pessoa em particular, que eu admiro muito e sei do potencial técnico, deixou de frequentar o fórum e ajudar, porque, em suas palavras “era muita palhaçada”. Se referindo aos comentários, muitas vezes não educados que as pessoas davam as suas mensagens de ajuda técnica, além de entrar no fórum e ver conversas “sem sentido”, que é basicamente o que nós todos da administração vemos.

O que irá mudar

Felizmente, em sua grande maioria, o fórum é composto por pessoas que agem corretamente e com disposição de ajudar, mas considerando que nós mesmos estávamos dando um incentivo errado, algumas normas do fórum irão mudar, para que possamos mirar nos objetivos da plataforma.

O que não queremos

Antes de falarmos sobre as mudanças, eu gostaria de deixar claro algumas coisas, visto que o próprio conceito de fórum, para pessoas nascidas dos anos 2000 em diante especialmente, pode parecer esquisito.

Tudo isso pode ser feito por você, mas não vamos nos esforçar para este local seja:

  • O melhor local para você desejar feliz aniversário para os seus amigos;
  • O local onde você compartilha memes que geram comentários “profundos” como “kkkkkkkkkk”;
  • O local com um algoritmo que prende você para que você “nunca mais” saia do site, queremos conteúdo de qualidade, não quantidade;
  • O local que você frequenta na internet para discutir sobre assuntos que não relacionados a tecnologia;
  • O local onde você acessa para “bater-papo” com as pessoas sobre o que quer que seja;
  • O local que você acessa para dizer como está se sentindo;
  • O local onde se discute viés político ou assuntos sensíveis, não relacionados à tecnologia;
  • O local que você acessa para perguntar “o que tem de bom pra hoje”, etc.

Que fique claro, bom humor e relacionamentos amistosos são super bacanas e importantes para uma comunidade saudável, mas todas essas atividades são melhores colocadas em redes sociais específicas, que tem essas finalidades, como o Facebook, o Twitter, Telegram, e por aí vai.

O fórum deverá ser usado como um fórum. Estamos mais alinhados ao LinkedIn, do que ao Facebook, caso queira uma comparação com outras plataformas para facilitar o entendimento, com a diferença que não somos uma rede social no sentido clássico, ainda que um fórum, tecnicamente, seja uma rede social também.

O que queremos

Queremos que o fórum seja:

  • O local que você acessa para aprender;
  • O local que você acessa para ensinar;
  • O local onde você encontra um novo emprego;
  • Um local onde você anuncia vagas de emprego e cria parcerias;
  • Um local onde você possa criar documentações técnicas para soluções de problemas;
  • Um local onde você possa divulgar eventos e conteúdos de qualidade;
  • Um local onde novas empresas e startups sejam criadas;
  • Um local de união de comunidades que em outros fóruns e grupos não se comunicam (Windows, Linux, Hardware, Smartphones), quebrando essa bolha social que acontece naturalmente nas redes sociais tradicionais.

Mudanças

Para que o fórum seja o que desejamos que ele seja, precisamos mudar algumas características do site, e fizemos leves alterações nas regras para permitir que os moderadores ajudem a manter “o nosso barco velejando” para o local correto.

Vamos finalmente às mudanças:

  • Exclusão/Ocultação da categoria “Site Feedback”.

Esta categoria existe desde o nascimento do fórum, quando ele ainda estava em beta e acessível somente para os apoiadores do projeto Diolinux através do antigo apoia.se. Ela serve para que os usuários deem feedbacks técnicos sobre o funcionamento do fórum, apontando bugs, sugerindo melhorias e coisas assim.

Com o tempo, ela deixou de ser usada dessa forma e podemos perceber que no último ano ela nunca foi usada dessa maneira. Dito isso, ela não faz nenhuma falta e será removida.

O contato, para aqueles que desejarem, poderá ser feito pela aba de contato por e-mail como sempre esteve disponível. Continuamos acessíveis da mesma forma, porém, não vamos mais usar o fórum para falar sobre a própria plataforma, focando assim no conteúdo. Caso você note bugs ou tenha sugestões, use essa via de contato profissional.

  • Fim do tópico de bate-papo livre com mensagens que se auto-apagam

Estamos revertendo um dos nossos maiores erros e causador dos maiores problemas, direcionando a energia dos usuários e da moderação para fins mais nobres, que irão levar o conteúdo do fórum, no longo prazo, mais próximo do objetivo que temos.

O Café do Diolinux Plus será modificado

Essa categoria é a nossa atual categoria OFF-Topic, porém, ela é capaz de suportar assuntos “extremamente OFF”, muito em parte por conta do nosso posicionamento de permitir um bate-papo aleatório dentro dela.

Para nicharmos mais o conteúdo criado aqui e transformar essa sessão em uma categoria OFF realmente útil, ela será encarada de outra forma.

Será nomeada novamente como OFF-Topic e não aceitará mais conversas aleatórias que não tenham a ver com tecnologia. Ao invés disso, ela será destino de todos os tópicos que não se encaixam em nenhum dos outros tópicos existentes no fórum, sendo ipsis litteris, um local de OFF-Topics.

Algumas outras mudanças previstas

A mudança do fórum para ser um serviço de utilidade pública, no sentido de ser acessível ao público, passa por essas mudanças descritas e possivelmente algumas outras alterações.

Monitoraremos os principais assuntos que se encaixarem na categoria (OFF-Topic) para criar novas categorias no fórum que atendam essa eventual necessidade.

Apesar de não agradar a todos, como é de se esperar, especialmente “a galera da zoeira”, essa mudança serve para “alinharmos o nosso barco para o objetivo correto, ainda que alguns marujos se percam no caminho”.

Ao final da reunião da equipe nos perguntamos se queríamos que o site fosse lembrado como um local onde as pessoas “morreram de rir” ou o local onde elas “aprenderam uma nova profissão”, e a resposta foi clara.

Dito isso, mudanças já estão sendo implementadas. Vale a pena dar mais uma lida nas regras do fórum (pois apesar das poucas mudanças, elas existem), e os moderadores podem acabar tendo que ser mais atuantes nos primeiros momentos para corrigir o comportamento que infelizmente nós incentivamos sem perceber.

Contamos com a colaboração de todos os membros do fórum para torná-lo ainda mais especial e amistoso, com um toque de seriedade a mais, pois será a única forma de atingirmos o nosso objetivo, de tornar a plataforma um vetor de mudança na comunidade tecnológica brasileira.

Att.

Equipe Diolinux.

67 Curtidas