Adoção do Linux no desktop e o futuro do mesmo

Salve @Mystical, tudo bem contigo?

Reduzir o escopo e tratar um tópico por vez se provou a abordagem mais produtividade ao longo da existência desse fórum.


Sugiro utilizar a ferramenta de pesquisa e se inteirar de discussões que já ocorreram aqui no fórum, muitos dos assuntos que você está levantando são recorrentes, uma vez que pessoas que estão tendo seus primeiros contatos com um novo sistema operacional no geral precisam preencher lacunas similares.

Sobre a análise da equipe especificamente e postura esperada na comunidade, sugiro que leia nosso FAQ e também, este post abaixo - ele ilustra de forma bem clara o posicionamento do fórum e a conduta esperada.


Na verdade, se uma pessoa depende de funções especificas que só existem em uma ferramenta, trocar para outra que não oferece os mesmos recursos, não tem sentido prático. Fique com a ferramenta que te atende até ser possível trocar.

Agora, se você está ciente das limitações e decide trocar mesmo assim, isso implica em um esforço consciente de adaptação.


Este assunto é complexo, como você mesmo citou, existe uma carência de recursos específicos em diversas áreas. Então, por mais que os sistemas operacionais baseados em Linux possam servir para muita gente, definitivamente ele ainda não serve a todos.

O movimento natural dos usuários de Windows 10 é atualizar para o Windows 11. Mas, uma parcela significativa deve simplesmente ignorar o fato e seguir usando o W10 normalmente.

Poucas distribuições estão se posicionando como uma alternativa viável
, seja nas redes sociais ou em comunidades online. Existe o movimento “End of Ten” mas ele não parece ter tido alcance forte na comunidade brasileira.


:vulcan_salute:

2 curtidas