Adoção do Linux no desktop e o futuro do mesmo

Bem. Meu último post não foi bem recebido, e não os culpo. Coloquei muita informação na mesa e esperei que alguém fosse conseguir se localizar e me responder de forma objetiva. Na verdade, eu estou apenas um pouco frustrado de como as coisas no universo Linux afetam o meu uso ou de outras pessoas, isso pode até ser um fator decisivo para não adoção dele por maior partes das pessoas

Eu espero que a equipe do DioLinux não veja isso como uma briga desnecessária ou algo do tipo. Eu apenas estou querendo ver opiniões opostas e ter um debate saudável.

Após este embaralhado de informações e avisos, vamos ao tópico

Não é novidade para ninguém que o Linux começou tardio no mundo do desktop, antes mesmo da população das distro Linux, o Windows já reinava e dominava nos computadores do mundo inteiro.

Pensando nas empresas, faz bastante sentido priorizar recursos e suor para esse sistema, pois a maior parte das pessoas estão por lá. Hoje o cenário está mudando um pouco, muitas pessoas estão aderindo ou testando o Linux para desktops, como Ubuntu, Mint, Fedora etc.

Qual é o ponto que eu quero chegar? É que simplesmente muitas das atividades feitas no Windows não há suporte nativo para Linux. O lado bom desta história é que surgiram anjos para desenvolver o Wine e reduzir a dependência do Windows. Mas nem tudo são flores, alguns programas funcionam até melhores do que no próprio sistema da Microsoft, outros são OK (funcionam com alguns bugs ou talvez problemas de performance), outros simplesmente não funcionam

E sendo específicos nas coisas que não funcionam, vamos falar sobre jogos.

Esse cenário é semelhante ao caso dos programas, há uma camada de tradução do Windows para Linux - Proton. Porém, o mundo não funcionam no 8/80 (preto no branco)

A categoria de jogos com este problema, são os online que possui Anticheat ao nível kernel como: Valorant, BattleField 6, LOL etc
(Citei os casos mais populares)
Como estes jogos foram desenvolvidos para o kernel do Windows, o sistema de verificação irá falhar sem sombras de dúvidas e resultará num falso positivo.

Tudo isso que eu falei são barreiras que dificultam a adoção do sistema. Eu não jogo nenhum desses jogos, mas reconheço que há muitas pessoas que jogam e amam estes jogos como suas vidas. Ou pense naquelas pessoas que precisam do pacote Office ou algum programa muito específico que só funcionam no Windows

Bem. Você pode dizer que é apenas questão de substituir estes programas por outros, mas não é tão simples assim. Estes programas podem apresentar mais recursos, serem mais fáceis de mexer e aprender, e serem muito populares no mercado. Isso pode até ser um ponto chave para o abandono do sistema para os novatos

Minhas perguntas pensando no futuro são: Com o fim do suporte do Windows 10 existe uma chance de adoção pela grande massa ao Linux? As empresas podem mudar suas estratégias para dar suporte ao Linux, assim como jogos e programas para o trabalho?

Meu intuito é demonstrar preocupação, pois eu escolhi mudar para o Linux quando eu recebi a primeira notícia reportando que o Windows 10 deixaria de ganhar novos updates e patch de segurança. A minha adaptação neste sistema foi fácil, mas eu preciso entender que nem todas as pessoas irão ter as mesmas capacidades que as minhas e possivelmente terão experiências ruins com ele

Eu fico triste ao ver pessoas serem obrigadas a fazer mil e 10 mil gambiarras para tentarem conseguir rodar o Windows 11, para não serem forçadas a inutilizar o PC pois o sistema não se adapta bem ao hardware e mesmo assim não usufruir 100% da sua máquina tem a oferecer. Quero apenas causar reflexão e ouvir opiniões sobre o futuro.

E boa noite

Salve @Mystical, tudo bem contigo?

Reduzir o escopo e tratar um tópico por vez se provou a abordagem mais produtividade ao longo da existência desse fórum.

Sugiro utilizar a ferramenta de pesquisa e se inteirar de discussões que já ocorreram aqui no fórum, muitos dos assuntos que você está levantando são recorrentes, uma vez que pessoas que estão tendo seus primeiros contatos com um novo sistema operacional no geral precisam preencher lacunas similares.

Sobre a análise da equipe especificamente e postura esperada na comunidade, sugiro que leia nosso FAQ e também, este post abaixo - ele ilustra de forma bem clara o posicionamento do fórum e a conduta esperada.

Na verdade, se uma pessoa depende de funções especificas que só existem em uma ferramenta, trocar para outra que não oferece os mesmos recursos, não tem sentido prático. Fique com a ferramenta que te atende até ser possível trocar.

Agora, se você está ciente das limitações e decide trocar mesmo assim, isso implica em um esforço consciente de adaptação.

Este assunto é complexo, como você mesmo citou, existe uma carência de recursos específicos em diversas áreas. Então, por mais que os sistemas operacionais baseados em Linux possam servir para muita gente, definitivamente ele ainda não serve a todos.

O movimento natural dos usuários de Windows 10 é atualizar para o Windows 11. Mas, uma parcela significativa deve simplesmente ignorar o fato e seguir usando o W10 normalmente.

Poucas distribuições estão se posicionando como uma alternativa viável
, seja nas redes sociais ou em comunidades online. Existe o movimento “End of Ten” mas ele não parece ter tido alcance forte na comunidade brasileira.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Na verdade, é assim tão simples quanto parece. Veja, o sistema operacional é uma mera ferramenta. Ativismo open-source/free software à parte, qual deles você está usando não importa realmente. O que importa é se o que você quer fazer no computador pode ser feito. O que importa é se o computador lhe entrega aquilo que você espera dele, por intermédio do sistema operacional. Se você quer trocar a ferramenta, também tem que mudar seu jeito de fazer as coisas. Fazer marcenaria apenas com um serrote e com uma serra elétrica são coisas completamente diferentes.

O mesmo serve para o uso do seu computador com Windows e com Linux. Se você quer trocar um pelo outro, você tem que se adaptar. Embora as pessoas costumem procurar um SO que se adapta a elas, a verdade é que, sem nenhum esforço por parte do usuário, ele nunca vai superar essas diferenças. Existem programas que rodam no Windows e não rodam no Linux, isso é um fato, e ficar pontuando isso todo dia não vai mudar esse fato. Se a pessoa é tão apegada assim a esses recursos extras, facilidade de mexer e aprender (critério completamente subjetivo, por sinal) e popularidade dos softwares que ela tem à disposição para usar, pode parecer passivo-agressivo dizer isso, mas o melhor é que essa pessoa fique no Windows mesmo.

Se libertar das garras da Microsoft é um movimento que requer sim um esforço por parte do usuário para além de buscar uma distro Linux perfeita que substitui o Windows em 100% dos casos. Porque isso não existe.

3 curtidas

A maioria das ferramentas que empresas usam são online, tirando AutoCad, Photoshop e mais um ou outro. Detalhe: já existe uma versão online do Photoshop.
Não é tão completa? Ainda! Muitas tarefas do Photoshop podem ser feitas no Canva, consumindo menos recursos de hardware e por um valor muito menor.

A realidade é que muitas empresas que “dependem” do MS Office, principalmente do Excel, não consomem nem 20% do potencial da ferramenta, podendo muito bem trocar a versão instalada pela online, talvez pelo OnlyOffice.
Se for o caso de um programa que realmente não tem versão online, tem 2 opções:
1 - mudar para outro que seja online
2 - tornar online o que já usa
Existem empresas nacionais, como a Optidata, que fazem esse trabalho

A minha está

O que eu gostaria mesmo é que as pessoas parassem de usar os formatos de arquivo proprietários da Microsoft (docx, xlsx etc.), porque nem mesmo o Microsoft Office online tem uma compatibilidade bacana com eles.

3 curtidas

É importante ressaltar o quão tardio foi isso, a primeira vez que um vislumbre do que seria um sistema Linux para desktop com o objetivo de concorrer diretamente com o Windows em todos os níveis, começou em 2014 mas só foi conseguir abraçar minimamente bem todas as pontas em 2016, demoraria mais 4 anos para as coisas estabilizarem, então o Linux concorrente do Windows é de 2020! Em apenas 4 anos conseguiu 6% do desktop, é é surpreendente se for parar pra pensar

Sobre essa questão é um pouco mais complexa, primeiro que não influencia tanto assim, anticheats nível kernel além de serem na prática rootkits não são tão usados assim, LoL, Valorant e companhia em termos absolutos parecem grandes mas a fatia de mercado deles é mínima, eles praticamente não tem influência real em impacto de migração, de forma similar tem a suíte Adobe, todo mundo conhece alguém que usa Photoshop e depende de Photoshop (ou qualquer app da Adobe), mas (sempre tem um mas), curiosamente o número é muito baixo segundo o report semestral tem apenas (no mundo inteiro) 33 milhões de usuários é uma mistura de ilusão da prevalência e heurística de disponibilidade

Só um pequeno informativo:

Ilusão de prevalência é quando algo parece muito comum mas é raro, um exemplo disso é, para um designer gráfico com dependência do Photoshop é ele ter 150 clientes próximos por exemplo, 150 pessoas se essas pessoas forem questionadas sobre Photoshop ser um requisito para migrar pra Linux, elas vão falar que sim e todas elas vão citar que conhecem alguém que depende de Photoshop o que causaria a impressão de quem olhar por cima que chutando baixo talvez seja umas 100 pessoas dependendo de Photoshop, quando na verdade era apenas uma

Heurística de disponibilidade é quanto você precisa citar um exemplo e acaba não tendo exemplos suficiente e por isso cita o mais conhecido

Uma coisa que eu aprendi trabalhando com suporte e supervisão é que não são mais fáceis de mexer, pessoas com anos de Word e Excel tem as mesmas dificuldades que um iniciante no Libre Office tem (estou tirando aqui problemas de compatibilidade de formato de arquivo), aqui entra duas coisas uma que eu aprendi em campo que é o gatilho da Heurística de Popularidade, é o famoso “Se é mais usado, logo é melhor”, e o outro que descobri que acontece muito é simplesmente FOMO (sigla para medo de perder algo), eu conheci umas pessoas que paga caro por assinaturas de software mesmo não usando praticamente nenhum recurso avançado apenas para ter a possibilidade ter a versão mais recente ou seja, poderiam resolver a vida com a versão free, mas tem medo de perder o recurso do momento mesmo sem ter hardware para usar

Claro, sempre vai ter aquele usuário que realmente depende de recursos exclusivos dos softwares, mas são raros, muito raros

Na minha opinião, o que o Linux precisa é dar uma de Apple basicamente:

• No início da computação pessoal, Mac OS era o que tinha, isso significou que a Adobe tinha que dar assistência pro Mac Operating System, porém o Windows explodiu
  • Com o fim do System 9 e o início do OS X a Adobe passou a ignorar a Apple, a reação da Apple foi a mais infantil, impulsiva e genial possível: Começou a atacar ativamente a Adobe e a lançar sua própria suite de produção de mídia, na primeira release da suíte da Apple a Adobe teve que correr atrás

Na minha concepção o Linux deveria fazer a mesma coisa, já temos softwares poderosos como GIMP, Kdenlive, Krita, Blender, Inkscape… Mas como notado pelo Psygreg eles são mal apresentados, as configurações padrão não são produtivas, se apenas melhorasse a apresentação deles já colocaria pressão

1 curtida

isso não procede. é tão antigo quanto o windows, embora tenha surgido um “pouco mais tarde”.

não creio que seja essa belezura toda. eu tenho sérios questionamentos sobre o wine e “se” realmente facilitou a nossa vida. mas não criemos outra polêmica.

se tem anticheat o problema não é do wine nem do pinguim. é dificuldade colocada de propósito. aí não conta.

é muito simples: não usa ou migra pro windows. não tem meia solução e o libreoffice não é essa maravilha toda.

como saber? qualquer resposta será um exercício fútil de futurologia. a verdade é que ninguém sabe.

isso acontece em qualquer sistema operacional. e não depende deste mas das habilidades e capacidades de cada um. o mesmo acontece com carros, motos e bicicletas…

esse é o modus operandi da MS: forçar a migração da base instalada para compuytadores/servidores mais potentes para alavancar a indústria. é uma parceria desde o primeiro windows.

não tem como fugir se você estiver no mundo windows ou qualquer outro SO fechado.

2 curtidas