Bem. Meu último post não foi bem recebido, e não os culpo. Coloquei muita informação na mesa e esperei que alguém fosse conseguir se localizar e me responder de forma objetiva. Na verdade, eu estou apenas um pouco frustrado de como as coisas no universo Linux afetam o meu uso ou de outras pessoas, isso pode até ser um fator decisivo para não adoção dele por maior partes das pessoas
Eu espero que a equipe do DioLinux não veja isso como uma briga desnecessária ou algo do tipo. Eu apenas estou querendo ver opiniões opostas e ter um debate saudável.
Após este embaralhado de informações e avisos, vamos ao tópico
Não é novidade para ninguém que o Linux começou tardio no mundo do desktop, antes mesmo da população das distro Linux, o Windows já reinava e dominava nos computadores do mundo inteiro.
Pensando nas empresas, faz bastante sentido priorizar recursos e suor para esse sistema, pois a maior parte das pessoas estão por lá. Hoje o cenário está mudando um pouco, muitas pessoas estão aderindo ou testando o Linux para desktops, como Ubuntu, Mint, Fedora etc.
Qual é o ponto que eu quero chegar? É que simplesmente muitas das atividades feitas no Windows não há suporte nativo para Linux. O lado bom desta história é que surgiram anjos para desenvolver o Wine e reduzir a dependência do Windows. Mas nem tudo são flores, alguns programas funcionam até melhores do que no próprio sistema da Microsoft, outros são OK (funcionam com alguns bugs ou talvez problemas de performance), outros simplesmente não funcionam
E sendo específicos nas coisas que não funcionam, vamos falar sobre jogos.
Esse cenário é semelhante ao caso dos programas, há uma camada de tradução do Windows para Linux - Proton. Porém, o mundo não funcionam no 8/80 (preto no branco)
A categoria de jogos com este problema, são os online que possui Anticheat ao nível kernel como: Valorant, BattleField 6, LOL etc
(Citei os casos mais populares)
Como estes jogos foram desenvolvidos para o kernel do Windows, o sistema de verificação irá falhar sem sombras de dúvidas e resultará num falso positivo.
Tudo isso que eu falei são barreiras que dificultam a adoção do sistema. Eu não jogo nenhum desses jogos, mas reconheço que há muitas pessoas que jogam e amam estes jogos como suas vidas. Ou pense naquelas pessoas que precisam do pacote Office ou algum programa muito específico que só funcionam no Windows
Bem. Você pode dizer que é apenas questão de substituir estes programas por outros, mas não é tão simples assim. Estes programas podem apresentar mais recursos, serem mais fáceis de mexer e aprender, e serem muito populares no mercado. Isso pode até ser um ponto chave para o abandono do sistema para os novatos
Minhas perguntas pensando no futuro são: Com o fim do suporte do Windows 10 existe uma chance de adoção pela grande massa ao Linux? As empresas podem mudar suas estratégias para dar suporte ao Linux, assim como jogos e programas para o trabalho?
Meu intuito é demonstrar preocupação, pois eu escolhi mudar para o Linux quando eu recebi a primeira notícia reportando que o Windows 10 deixaria de ganhar novos updates e patch de segurança. A minha adaptação neste sistema foi fácil, mas eu preciso entender que nem todas as pessoas irão ter as mesmas capacidades que as minhas e possivelmente terão experiências ruins com ele
Eu fico triste ao ver pessoas serem obrigadas a fazer mil e 10 mil gambiarras para tentarem conseguir rodar o Windows 11, para não serem forçadas a inutilizar o PC pois o sistema não se adapta bem ao hardware e mesmo assim não usufruir 100% da sua máquina tem a oferecer. Quero apenas causar reflexão e ouvir opiniões sobre o futuro.
E boa noite