Porque desencavar posts não é uma boa prática

Todo mundo tem aquele amigo ou conhecido que gosta de desenterrar coisas, sejam situações ou discussões - esse hábito que em nosso cotidiano passa muitas vezes despercebido, quando levado para outros cenários pode ser um tanto problemático.

Um repositório de soluções livre e aberto

Dada a própria natureza da tecnologia, sua adoção não é homogênea fazendo com que lançamentos ultra-tecnológicos convivam com equipamentos legados no mesmo espaço de tempo, cada um sendo útil a sua maneira.

Da mesma forma, sempre haverão pessoas “entrando” em contato com a tecnologia e experimentando pela primeira vez situações que podem ou não, já terem sido amplamente discutidas.

Como um fórum para discussão de tecnologia é esperado que as pessoas compartilhem dificuldades técnicas, problemas e dúvidas na esperança de encontrar uma solução que ajude a melhorar sua experiência. O que com o tempo, gera um repositório rico em soluções totalmente pesquisável e de livre acesso.

O problema é o contexto

O que nos leva ao objetivo deste post, como um repositório de soluções e conhecimento é natural que algumas perguntas sejam recorrentes. Mas, entendendo que cada caso por mais similar que possa parecer possui suas próprias variáveis, como, tipo de hardware, versão dos programas envolvidos, conhecimento prévio do usuário, entre outras tantas que é quase impossível listar todas.

Reaproveitar discussões de meses ou anos atrás raramente é uma prática recomendável, porque como nosso moderador @thespation muito bem observou fornecer boas informações é o primeiro passo para conseguir ajuda.

A constante reabertura de tópicos antigos inevitavelmente leva a repetição de perguntas básicas, mas necessárias para dar contexto e isso acaba por diminuir a qualidade do post em si, tornando muito mais difícil encontrar as informações úteis.

Aumente a biblioteca de conhecimento

Antes de abrir um novo tópico, utilize nossa ferramenta de pesquisa para confirmar se sua dúvida já foi respondida anteriormente e caso as soluções propostas não resolvam seu problema a melhor opção é criar um novo tópico sendo tão claro quanto possível sobre:

  • qual é a dúvida/dificuldade;
  • quais soluções que você já tentou;
  • cite os posts anteriores do fórum que você consultou.

Mas se eu abrir um tópico sobre um problema “repetido” vocês não vão ficar bravos comigo?

Sad Adult Swim GIF by Augenblick Studios

A equipe de moderação é bastante ativa e procura prestar o melhor suporte possível, mesclando ou dividindo tópicos para que cada membro da comunidade consiga ter seu espaço no escopo que este fórum se propõe. Então, novos tópicos sempre são bem-vindos e em caso de dúvidas consulte nosso FAQ.

:vulcan_salute:

16 curtidas