Cadê a galera das TWM?

Sim, é o KDE Plasma!

Uso 4 áreas de trabalho: Geral, Música, Terminal, Games.

1

Configurei o script GitHub - kwin-scripts/kwin-tiling: Tiling script for kwin com gaps. A decoração de janela eu peguei algo parecido com o que eu queria (tipo só as bordas) e alterei no arquivo para a cor que eu queria. Assim a janela ativa fica em destaque.

O painel superior conta com, da esquerda para a direita: Menu do plasma | Areas de trabalho | Janelas minimizadas | Título da janela atual (com ícone) | Espaçador | Kargos com monitoramento do CPU e GPU 1 | Monitor do sistema (CPU, RAM, Writeback) | Área de notificação (todos os ícones) | Atalho para suspender o computador | Relógio

2

Quando há apenas uma janela em exibição (nesta captura a outra janela é o konsole, minimizada e o dolphin foi fechado), configurei para maximizar a janela Option to maximize when there is only one window · Issue #235 · kwin-scripts/kwin-tiling · GitHub . Uso também o script GitHub - bahamondev/hide-titles: A Kwin script which hides window title when is maximized que esconde a decoração da janela maximizada, ganhando mais um espaço (além não ter gap quando há apenas uma janela).

3

O papel de parede é dinâmico GitHub - zzag/plasma5-wallpapers-dynamic: Dynamic wallpaper plugin for KDE Plasma baseado nesse vídeo do youtube https://www.youtube.com/watch?v=AncjE1D1aWM Tenho também alguns widgets de monitoramento que vale a pena conferir de vez em quando.

Considerações

Gostei bastante de mudar o fluxo de trabalho, passei a usar bem mais o teclado com a mão esquerda e parei de ficar perdido no meio de tantas janelas. Tentei usar o menu global no painel mas o widget ainda está meio bugado e também só ficava com quando a janela estava maximizada. O ideal é que houvesse opção de menu global apenas em janelas maximizadas. Também estou dando uma mexida no código pra minimizar outras janelas quando eu maximizar uma em específico. Consegui mas daí precisava de algum atalho de teclado para restaurar todas as janelas minimizadas de volta ao arranjo (meio complicado e não tem nada parecido). Enfim, estou pirando na maionese com a liberdade que o Plasma oferece!

2 curtidas

Pode ser uma pergunta besta, mas como eu to aprendendo sobre i3wm atualmente e não achei resposta na internet, como vcs que usam o i3blocks, deixam a barra transparente?

tem que mexer no arquivo de configuração do i3wm pra mudar a cor da barra pra transparente

1 curtida

recomendo usar o awesome, é muito mais fácil de customizar

1 curtida

Consegui mudar a cor até, mas não deixar transparente kkkk vou fuçar mais pra ver se consigo.

Ultimamente to gostando bastante do Awesome

2 curtidas

Ficou excelente, vou testar em WM pra ver enquanto me adapto ao i3. Não faço muitas personalizações, mas gosto de ficar vendo a de vocês pra ter ideias e reparei que a tua mostra o clima ali, vou ver se coloco aqui, tinha esquecido.

Questão de documentação é bem tranquilo no i3, mas dizem que é o mais fácil também.

eu achei o Awesome bem mas fácil por incrível que pareça kkk, o clima no awesome é fácil de colocar, não sei no i3, usei pouco :confused:

To vendo sobre o Awesome aqui e realmente parece mais personalizável, testei algo pra colocar o clima e não apareceu, então to vendo o que faço.

Vou te falar que a simplicidade de uma wm (no meu caso, só testei uma) é a melhor coisa que tem. Anos atrás eu personalizava todo o sistema, aí cansei e fui pro Fedora pra ter um gnome mais puro e não personalizar muito e agora parei aqui. Acho que deve ser o caminho natural de qualquer um kkk

pior que é o caminho natural kk, depois que tu se acostuma não consegue ficar sem.
Passei por tudo quanto é interface, hoje não consigo mais usar nenhuma além de twm

vi esses dias que o pop os tem um sistema de tile, mas é muito ruim, com vários bugs

1 curtida

https://regolith-linux.org/ se liga, achei por aqui essa distro, acho que tu vai curtir

1 curtida

Fiquei com pé atrás no baseado no Ubuntu kkkkkkk Mas vou testar em uma vm pra ver.

Mesma coisa aqui kkkkkkk até tentei usar o do POP Os no próprio Fedora (que é uma distro que eu não consigo sair) e não é a mesma coisa, dá só o gostinho mesmo.

Fedora + i3-gaps.

7 curtidas

tem que manjar um pouco de lua, o i3 é escrito em C, mas não precisa saber nada de C, e tem uma wiki muito boa por sinal, mas awesome é uma boa WM, conheço uma galera q usa, rs.

atualmente meu i3 ta assim:

5 curtidas

to usando o i3 também, gosto bastante, depois que tu se acostuma, a customização é fácil

1 curtida

concordo!

tem bastante gente usando bspwm tbm, usei bsp e sway e recomendo os dois.

Lxqt entra na lista?
Usa o Openbox por baixo do capô

Não. O Lxqt é um ambiente gráfico, segundo os próprios desenvolvedores. Se pegar o xfce como exemplo, nele também é possível trocar o gerenciador de janelas (xfwm) para outro qualquer. Assim como outros ambientes gráficos isso também é possível. Poder trocar o gerenciador de janelas não o caracteriza como um TWM.

1 curtida

Este tópico está sendo desativado com base no disposto no comunicado de realinhamento do fórum.

Tópico não aceitará mais respostas.

Agradecemos à colaboração de todos.

Equipe Diolinux